Trump diz que acordo com Irã será assinado domingo e promete abertura do Estreito de Ormuz
O presidente americano Donald Trump afirmou que o acordo de paz entre EUA e Irã está marcado para ser assinado neste domingo (14). O anúncio foi feito em uma postagem na rede social Truth Social neste sábado (13).
De acordo com o americano, o Estreito de Ormuz será aberto imediatamente após a assinatura.
Confira outros pontos do acordo que, segundo Trump, estabelece o fim do conflito no Oriente Médio e coloca uma barreira definitiva para que o Irã tenha uma arma nuclear.
Pontos do acordo
Nenhuma das duas partes divulgou, oficialmente, o conteúdo do novo acordo. No entanto, a imprensa norte-americana e a iraniana publicaram alguns pontos com base em fontes dos dois governos.
A rede de TV CNN Internacional afirmou, com base em fontes do regime iraniano, que o memorando prevê que:
Haja um novo cessar-fogo de 60 dias em 'todas as frentes', incluindo o Líbano;
O Estreito do Ormuz seja reaberto imediatamente. O Irã não cobre taxas das embarcações, e o tráfico local volte aos níveis pré-guerra em 30 dias;
Os EUA também levantem o bloqueio naval que fazem na entrada de Ormuz;
Sanções ao Irã sejam flexibilizadas progressivamente;
O Irã se comprometa a não obter uma arma nuclear.
A agência de notícias Reuters ouviu de uma fonte do governo norte-americano que o acordo prevê que:
O Estreito de Ormuz será reaberto;
O programa nuclear iraniano será desmantelado;
O Irã não receba dinheiro de seus ativos congelados pelas sanções até que cumpra sua parte do acordo.
Já a imprensa estatal iraniana divulgou nesta sexta-feira (12) que Teerã não abrirá mão do controle do Estreito de Ormuz e do direito de enriquecer urânio. A agência de notícias iraniana Mehr diz o memorando de entendimento deve:
Suspender as sanções dos EUA contra o Irã;
Retirar as forças militares norte-americanas das proximidades do país;
Levantar o bloqueio naval a portos iranianos, com reabertura do Estreito de Ormuz;
Interromper as hostilidades em todas as frentes da guerra, incluindo o Líbano.
Ilustração mostra bandeira dos EUA e do Irã
REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
Trump disse esperar que o processo seja conduzido de forma rápida, fácil e tranquila: "Esperamos trabalhar em conjunto com Irã e todo o Oriente Médio no futuro", afirmou. O presidente americano também afirma que, "no momento apropriado e quando tudo estiver calmo", os EUA irão recolher o resíduo nuclear enterrado sob montanhas de granito e destruí-lo.
Na manhã deste sábado (13), o primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, disse que os Estados Unidos e o Irã concordaram com os termos para um acordo de paz que encerraria o conflito de meses no Oriente Médio: "Estamos mais perto de um acordo de paz do que nunca", publicou Sharif na rede social X, postagem que foi compartilhada por Donald Trump, presidente americano.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmail Baghaei, afirmou que a assinatura de um memorando de paz não será realizada neste domingo: "Teremos que esperar para ver a data exata da assinatura do memorando de entendimento, embora não deva ser amanhã".
Donald Trump diz que acordo com Irã será assinado domingo (14)
Reprodução/Redes sociais
Baghaei diz que a possibilidade da assinatura do memorando de Islamabad, capital do Paquistão, nos próximos dias não pode ser descartada, mas que "deve ser cauteloso" ao fazer qualquer comentário sobre a data da assinatura.
Sharif acrescentou que o Paquistão está agora se preparando para uma assinatura eletrônica esperada dentro das próximas 24 horas, seguida por negociações de nível técnico nas próxima semana.
"Gostaríamos de agradecer aos Estados Unidos da América e à República Islâmica do Irã por seu compromisso contínuo durante as negociações e estendemos nosso sincero agradecimento aos nossos irmãos na região por seu apoio. Estamos confiantes de que este acordo de paz histórico formará uma base sólida para uma paz duradoura", publicou Sharif.
Um alto funcionário do governo americano disse à Agência Reuters acreditar que há um "acordo sólido com o Irã".
A perspectiva para o fim da guerra ganhou força após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar na quinta (11) que os negociadores chegaram a um consenso. O Irã primeiro afirmou que nada estava fechado ainda, mas mudou de tom horas depois: o chanceler iraniano disse que um acordo de paz "nunca esteve tão próximo".
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Trump critica Irã
Na manhã desta sexta, o presidente norte-americano chegou a dizer que os detalhes do acordo divulgados pela imprensa norte-americana são falsos e criticou o Irã por passar informações a veículos de comunicação. Trump também chamou os dirigentes iranianos de "pessoas muito desonrosas para se negociar".
"Com eles, não existe negociação de boa fé. INCRÍVEL! É melhor eles se organizarem, e RÁPIDO!", escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
Horas depois, no entanto, Trump repostou uma mensagem do ministro das Relações Exteriores do Irã, Abás Araqchi. No texto, Araqchi afirma que um acordo entre seu país e os Estados Unidos "nunca esteve tão perto".
"Um homem caminha ao lado de uma maquete simbólica de um míssil iraniano, em uma rua em Teerã.
Majid Asgaripour/WANA via Reuters
Acordo após bombas
A proximidade de um acordo entre os dois países foi anunciada pelo próprio Trump na quinta-feira (11).
Após anunciar uma terceira noite de ataques e dizer que pretendia controlar o petróleo e o gás do Irã, Trump cancelou a ofensiva e afirmou que os negociadores chegaram a um consenso sobre "pontos finais" da proposta de paz.
O presidente norte-americano disse ainda que um acordo definitivo com Teerã "talvez seja assinado no fim de semana". A assinatura ocorreria na Europa e contaria com a presença de seu vice, JD Vance, segundo Trump.
Trump disse que o "memorando de entendimento" já foi aprovado "por todo mundo no Irã", inclusive o líder supremo do país, e que é um ótimo acordo, "pois o Irã jamais terá uma arma nuclear".
Minutos após a fala de Trump, no entanto, o Irã afirmou que o país ainda não aprovou nenhum acordo. "Nenhum texto para o memorando de entendimento inicial com os Estados Unidos foi aprovado", afirmou a agência estatal Fars.
Novos ataques
EUA e Irã retomam ataques no Golfo Pérsico
As indicações de um acordo ocorrem após Estados Unidos e Irã voltaram a trocar ataques, mesmo sob cessar-fogo.
A nova escalada começou após a queda de um helicóptero militar das forças dos EUA durante um sobrevoo na região do Estreito de Ormuz. Após o episódio, Trump acusou o Irã de ter atacado a aeronave e disse que teria de revidar.
Na mesma noite, os EUA bombardearam sistemas de defesa no território iraniano e radares em Ormuz. O Irã revidou com ataques a uma base norte-americana no Bahrein. Na quarta-feira (10), os EUA fizeram um novo ataque, respondido por Teerã com mísseis lançados novamente a países do Golfo Pérsico.
O Irã anunciou o fechamento do Estreito de Ormuz e disse que a escalada complicou ainda mais as conversas por um acordo de paz, além de tornar o cessar-fogo atualmente em vigor "sem sentido".
Presidente Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca em 10 de junho de 2026.
Reuters/Evan Vucci
A semana de esforço concentrado no Senado não trouxe novidades para pautas prioritárias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Esse é o caso das propostas de emenda à Constituição (PECs) do fim da escala 6x1 e da segurança pública.
O cenário reforçou o distanciamento de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da Casa, com o Executivo diante do avanço de projetos com impacto estimado em mais de R$ 150 bilhões.
A expectativa do governo era que o Senado tivesse algum avanço na tramitação da PEC que reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas por semana em até 14 meses e permite o fim da escala 6x1, aprovada há mais de duas semanas na Câmara dos Deputados.
Entenda o que são 'pautas-bomba', que pressionam orçamento do governo em ano eleitoral
Uma reunião entre Alcolumbre e o senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a PEC deve tramitar, estava agendada para a última terça-feira (9), mas foi desmarcada pelo presidente do Senado em cima da hora, quando Alencar estava a caminho da residência oficial.
“Eu cheguei cedo da Bahia para tratar desse assunto [PEC da 6x1], mas em cima da hora ele desmarcou comigo. Não tem nenhuma novidade [sobre 6x1]”, afirmou o senador.
Além da PEC que acaba com a escala 6x1, Otto Alencar, aliado de primeira hora do governo, aguarda o despacho de Alcolumbre para outras duas propostas de interesse do Executivo:
a PEC da Segurança Pública; e
o projeto que cria a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE).
Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP).
Carlos Moura/Agência Senado
Novo encontro
Na próxima semana, o Senado funciona em sessões semipresenciais, mas Otto Alencar afirmou que virá a Brasília se Alcolumbre marcar uma reunião para discutir a tramitação das pautas. O senador, no entanto, disse que o presidente do Senado “não deu nenhum sinal” para o encontro.
“Talvez eu vá com o [Jaques] Wagner para ver se a gente conversa, mas depende do Davi. Se por acaso ele me chamar, como já me chamou e marcou. Ele desmarcou e eu também, por ter uma ótima relação com ele, eu não vou para esse confronto porque não vai resolver nada”, pontuou Otto Alencar.
Alcolumbre já fez chegar a Lula que as pautas prioritárias do governo só vão andar após um encontro entre os dois para encaminhar as matérias.
Interlocutores dos dois lados tentam viabilizar a agenda, mas, no momento, ela é considerada improvável.
A relação entre Lula e Alcolumbre, que já vinha desgastada, tensionou de vez com a rejeição da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF), articulada pelo presidente do Senado.
Se de um lado as pautas prioritárias do governo seguem na gaveta de Alcolumbre, do outro o presidente do Senado acelerou a tramitação das chamadas "pautas-bomba" — projetos com potencial de elevar gastos públicos ou reduzir arrecadação (veja vídeo acima).
Na mesma terça em que desmarcou a reunião com Otto Alencar, Alcolumbre recebeu na residência oficial do Senado os ministros José Guimarães (Secretaria de Relações Institucionais) e Dario Durigan (Fazenda), que pediram justamente para o presidente do Senado segurar as pautas-bomba.
Entre eles, estava a proposta que cria uma linha especial de crédito rural para a renegociação de dívidas de produtores.
Os ministros pediram que o texto fosse retirado da pauta e saíram confiantes de que isso ocorreria — o que não se concretizou.
O projeto, nas contas da Fazenda, pode gerar custo de R$ 140 bilhões para o Tesouro Nacional nos próximos anos. Essa despesa financeira acaba elevando ainda mais a dívida pública do país.
No mesmo dia, interlocutores de Alcolumbre passaram o dia reforçando a visão dos ministros, afirmando que o projeto seria retirado da pauta.
Após pressão da bancada do agronegócio e do relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), Alcolumbre anunciou no plenário do Senado que colocaria o projeto na pauta e aguardaria uma reunião dos parlamentares com Durigan antes da votação.
Mesmo relutantes em ir à Fazenda, pois não queriam negociar mais nenhum ponto da proposta, alguns senadores estiveram no ministério como gesto da boa relação de Durigan e Alcolumbre.
Antes mesmo da reunião terminar, Alcolumbre anunciou no plenário que havia falado com Durigan e que o ministro comunicou que não havia acordo. Mesmo assim, reforçou que a matéria seria votada.
Apesar da posição contrária pública, os parlamentares da base governista não atuaram de forma incisiva para barrar o projeto, que foi aprovado em votação simbólica, sem registro individual dos votos de cada parlamentar.
Além do projeto de renegociação das dívidas rurais, a CCJ do Senado aprovou, também em votação simbólica, uma PEC que prevê aposentadoria integral e com paridade a agentes de saúde e de combate a endemias.
A equipe econômica estima que o projeto amplie a insuficiência financeira dos regimes de previdência em R$ 3 bilhões por ano. Já nos cálculos do Ministério da Previdência Social, o impacto é de R$ 99 bilhões, considerando União, estados, Distrito Federal e Municípios.
No fim do mês passado, também foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o projeto de lei que aumenta o piso salarial de médicos e cirurgiões-dentistas para R$ 13,6 mil para jornada de 20 horas semanais.
A estimativa é de um aumento na despesa da União em R$ 8,4 bilhões por ano, sem contar estados, municípios e a rede Ebserh.
O texto foi aprovado em caráter terminativo e segue direto para a Câmara dos Deputados, caso não haja um requerimento assinado por no mínimo nove senadores para levar a matéria ao plenário.
Impacto na Câmara
A pressão imposta pelo Senado ao governo já gera reflexos na Câmara.
A aprovação das "pautas-bomba" e a indefinição sobre o andamento da PEC 6x1, já aprovada pelos deputados, levou o governo a manter a pressão sobre o Congresso para marcar posição.
O caminho encontrado foi o de manter a urgência constitucional do projeto enviado pelo Executivo que trata da redução da jornada de trabalho e que está trancando a pauta da Câmara.
A medida desagradou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), com quem o presidente Lula havia estreitado relação nas últimas semanas.
Em acordo fechado em maio, a ideia era que o projeto do governo tratasse da redução de jornada de carreiras específicas, como profissionais de segurança, da área da saúde, entre outros.
Mas com o avanço da pauta bomba da renegociação das dívidas rurais, a avaliação do governo foi a de que a força da bancada ruralista também pressionaria Motta a aprovar a medida na Casa. Com isso, a avaliação foi a de que é melhor manter a pauta trancada.
No entanto, diante da negativa do governo em retirar a urgência, Motta decidiu adotar sua própria manobra para sair das cordas:
A estratégia é votar o projeto que hoje trava a pauta, mas adaptando o texto ao conteúdo da PEC já aprovada pelos deputados.
O objetivo é destravar as votações e tentar viabilizar análises de textos como o Marco Legal da Inteligência Artificial e o aumento do limite de Faturamento do Microempreendedor Individual
Por isso, Motta colocou o projeto enviado pelo governo e que está trancando votações na Câmara como único item da pauta da Casa para a próxima semana.
A votação será em sessões híbridas, uma vez que os deputados já estão mobilizados em suas bases para as eleições e para as festas juninas, muito fortes no Nordeste.
Aliados avaliam que Motta tenta manter visibilidade antes do recesso. A expectativa é de um segundo semestre esvaziado, o que seria inviabilizado por um plenário com a pauta trancada e sem votações.
Seleção da Alemanha estreia hoje na Copa do Mundo.
ODD ANDERSEN/AFP
A Copa do Mundo de 2026 caminha para seu quarto dia neste domingo (14). Com a estreia de equipes como Alemanha e Holanda, o dia terá jogos de madrugada, na parte da tarde e à noite. (Veja mais abaixo)
Acompanhe a Copa do Mundo 2026 no ge:
Simulador da Copa do Mundo 2026
Calendário da Copa do Mundo 2026: veja datas e horários de todos os jogos
RESULTADOS: confira a tabela da Copa do Mundo
Power Ranking: qual seleção chega mais forte para a Copa do Mundo?
Quem joga neste domingo (14), que horas e onde assistir?
Austrália x Turquia
Horário: 01h (de Brasília)
Local: BC Place, Vancouver, Canadá
Transmissão: Globo, Sportv e Cazé TV
Alemanha x Curaçao
Horário: 14h (de Brasília)
Local: NRG Stadium, Houston, Estados Unidos
Transmissão: Cazé TV
Holanda x Japão
Horário: 17h (de Brasília)
Local: AT&T Stadium, Arlington, Estados Unidos
Transmissão: Globo, Sportv, GETV, SBT, Nsports e Cazé TV
Costa do Marfim x Equador
Horário: 20h (de Brasília)
Local: Lincoln Financial Field, Filadélfia, Estados Unidos
Transmissão: Globo, Sportv e Cazé TV
Suécia x Tunísia
Horário: 23h (de Brasília)
Local: Estadio BBVA, Guadalupe, México
Transmissão: Globo, Sportv e Cazé TV
O que brasileiros precisam saber antes de ir à Copa
Sobre a Copa de 2026
A Copa do Mundo de 2026 será a primeira da história disputada em três países — Estados Unidos, México e Canadá. Ao todo, 16 cidades receberão partidas do torneio, a grande maioria nos EUA.
Confira a seguir quantos jogos cada país vai sediar:
Estados Unidos: 78 jogos (incluindo todas as fases eliminatórias a partir das quartas de final e a grande final).
México: 13 jogos (incluindo o jogo de abertura no Estádio Azteca).
Canadá: 13 jogos.
Curacao e o Papiamento
Em meio a tantos cantos e músicas que ecoam nos estádios nesta Copa do Mundo, um grito inédito pode parecer incompreensível para muitos: ola blou! E se engana quem pensa que é um aviso de que a tradicional ola feita durante os jogos está chegando.
Na realidade, a expressão representa o apoio a uma das estreantes na competição – a seleção de Curaçao – e em uma língua tão rara quanto a participação do país na Copa, o papiamento. (conheça mais sobre o idioma abaixo)
Apesar de, no campo, o futebol ser quase que uma língua universal, em Curaçao a realidade é muito diferente. O país tem um verdadeiro mosaico de línguas quando o assunto é idioma.
➡️Em resumo, a população convive com quatro diferentes línguas no dia a dia:
Papiamento - considerada uma das línguas oficiais, é o idioma predominante na mídia (TV, rádio e jornais), na vida familiar e, de forma crescente, na produção literária e na instrução escolar.
Holandês - segunda língua oficial. Prevalece em ambientes formais, técnicos e administrativos.
Espanhol e inglês - presentes em relações de serviços, turismo e comércio.
Curaçao
Bh Airport / Divulgação
Manuele Bandeira, doutora em Letras pela USP e especialista em fonologia de línguas crioulas de base portuguesa do Golfo da Guiné e na morfologia do papiamento, explica que a população de Curaçao é verdadeiramente poliglota, com boa parte da comunidade nativa transitando com fluidez entre os quatro idiomas.
"É extremamente comum que, no cotidiano, os falantes mudem de idioma no meio de uma mesma conversa para dar ênfase a termos específicos ou simplesmente por saberem que o interlocutor compreende os diferentes repertórios", comenta Bandeira, que é professora na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab-BA).
E, entre todas as línguas faladas nessa pequena ilha no Caribe, uma chama atenção por ser, em si mesma, uma mistura de idiomas: o papiamento.
👉Nesta reportagem você entende um pouco mais sobre a origem dessa língua, sua semelhança com o português e aprende algumas expressões.
Língua crioula
O papiamento – ou papiamentu, na ortografia oficial – é uma língua crioula, composta prioritariamente pelo português e pelo espanhol. Ela está presente principalmente nas ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao e conta com cerca de 350 mil falantes em todo o mundo.
📝O termo crioulo designa línguas naturais, com gramática e identidade próprias, nascidas de um processo histórico de contato extremo entre diferentes línguas.
"Uma língua crioula surge quando populações que falam idiomas diferentes são reunidas em um ambiente de confinamento (como ilhas, barracões ou plantações coloniais) e precisam criar um meio de comunicação comum", explica Manuele.
Ela ainda detalha que, quando essa língua passa a ser adotada por uma comunidade e é transmitida para as novas gerações como língua materna, acontece a nativização.
No caso do papiamento, seu surgimento tem relação direta com a formação da sociedade colonial de Curaçao.
Somos uma pessoa diferente quando falamos outra língua?
👉Nesse contexto, dois marcos têm papel fundamental:
1634 - Companhia das Índias Ocidentais Holandesas toma a ilha do domínio espanhol. Por conta da localização estratégica, o local rapidamente se transforma em um entreposto comercial e um dos maiores depósitos de escravizados africanos para o Caribe e para as Américas.
a partir de 1651 - chegada de judeus sefarditas, muitos vindos de Recife após a retomada portuguesa. Inicialmente esse grupo falava português, mas começou a adotar o papiamento no cotidiano.
Nesse cenário, Manuele explica que o papiamento criou uma identidade linguística única porque se desenvolveu em um contato contínuo e intenso com:
o holandês (língua da administração)
o espanhol (devido à proximidade comercial com o continente)
o português (com a presença de judeus sefarditas)
variedades afro-portuguesas provenientes da África Ocidental (faladas pelos escravizados)
e, mais tarde, o inglês (em razão do comércio e do turismo)
Papiamento e o português
Por ser uma língua que tem como uma de suas raízes o português, há uma proximidade, até hoje, entre os dois idiomas.
Um dos exemplos mais claros está nos chamados vocábulos funcionais, como preposições e pronomes, estruturas em geral mais resistentes à mudança linguística:
Preposições - di (de), ku (com) e pa (para)
Pronomes - ken (quem) e unda (onde)
"Embora o idioma tenha passado por um forte processo de hispanicização ao longo dos séculos, o seu 'coração' gramatical permanece ligado à língua portuguesa", analisa Bandeira.
A semelhança também pode ser vista no sistema verbal, especialmente nos verbos auxiliares, e em algumas palavras do cotidiano, no vocabulário mais básico:
Verbos - bai (ir/vai), por (pode) e tin (tem)
Vocabulário - ainda (ainda), semper (sempre), kachó (cachorro) e nobo (novo)
As expressões sem tradução
Apesar do papiamento ter como línguas lexificadoras idiomas falados em diversos outros países, a língua tem suas peculiaridades, com expressões que dificilmente têm tradução.
"Muitas expressões utilizam metáforas que, se traduzidas literalmente, perdem o sentido pretendido. São expressões idiomáticas, enraizadas na cultura local", afirma Manuele.
📚Entre as expressões, a professora destaca alguns dos provérbios mais populares:
Ora bichi bini ariba bisa ku e bou ta hole stinki kere
🗣️Significado literal: "Quando um bicho vier de cima e disser que o de baixo cheira mal, acredite nele"
✅Significado simbólico: Quando alguém em uma posição de conhecimento ou autoridade diz que algo está errado, você deve acreditar.
Jambo biew a bolbe na wea
🗣️Significado literal: "O quiabo velho voltou para a panela"
✅Significado simbólico: É usado geralmente quando alguém que terminou um relacionamento anteriormente se arrepende e reata com o/a parceiro/a.
Ora tamarijn ta pidi suku bo mester duna
🗣️Significado literal: "Quando o tamarindo pedir açúcar, você deve dar"
✅Significado simbólico: Alerta que, em um relacionamento, se o/a parceiro/a lhe solicita algo ou demonstra uma necessidade, você deve atender ou conceder.
Mira ku wowo laga para
🗣️Significado literal: "Observe com os olhos e deixe parado"
✅Significado simbólico: Sugere observar uma situação, mas deixar as coisas como estão, sem interferir ou causar problemas.
Djente blanku no ta kurason
🗣️Significado literal: "Dente branco não é coração"
✅Significado simbólico: Reforça que um sorriso aberto ou uma aparência amigável não garantem bons sentimentos ou sinceridade.
'Ola blou' na Copa
Seleção de Curaçao
Reprodução
É também em papiamento que a torcida embalou a seleção de Curaçao na inédita conquista de uma vaga para participar da Copa do Mundo.
🌊A ola blou, ou onda azul, representa o movimento de apoio à equipe e também dá nome à principal música cantada pelos torcedores durante as eliminatórias.
"A onda azul faz referência naturalmente ao icônico azul de Curaçao, uma cor que remete ao seu cenário paradisíaco e à bandeira nacional, predominantemente azul", explica Bandeira.
A especialista ainda afirma que o país aprecia muito o futebol, mesmo sem nunca ter tido o time nacional entre o seleto grupo que disputa o mundial.
"Assim como o futebol permite que Curaçao, a menor nação em números populacionais a se classificar para um torneio mundial, seja vista e ouvida no mundo todo, o papiamento é o veículo que simboliza e reúne tantas culturas, histórias e etnias internamente", afirma.
Arena provisória erguida nos jardins da Casa Branca para evento do UFC que coincide com aniversário de Trump
Alex Brandon/AP Photo
Uma arena enorme, combates violentos e milhões de dólares: o presidente dos EUA, Donald Trump, organiza neste domingo (14) uma série de lutas do Ultimate Fighting Championship (UFC) nos jardins da Casa Branca no dia de seu 80º aniversário.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Um octógono (ringue típico da modalidade) provisório apelidado de "The Claw" foi construído nos jardins da sede do Executivo especialmente para o evento, da qual participarão 14 competidores do UFC, entre eles um brasileiro (leia mais abaixo).
Oficialmente, o governo Trump trata o evento como parte das celebrações do 250º aniversário da independência dos EUA, comemorado no próximo dia 4 de julho.
Críticos, no entanto, têm questionado o inédito evento de 60 milhões de dólares (US$ 308 milhões), chamado "UFC Freedom 250", por considerá-lo insensível em um momento em que a guerra do presidente no Irã fez o custo de vida disparar para o americano médio.
Agora no g1
Trump afirma que é uma ótima maneira de celebrar os 250 anos da Independência dos Estados Unidos — sem mencionar seu próprio aniversário — e garante que o UFC está assumindo todos os custos.
Mas o presidente não esconde sua fascinação pelo combate no octógono: "São as pessoas mais casca-grossa que vocês jamais vão conhecer", disse Trump ao New York Post na quinta-feira (11).
O anúncio oficial do evento foi feito por Trump no dia 6 de maio, no Salão Oval. Um dos presentes era o lutador brasileiro Alex Pereira, conhecido como Poatan, que estava junto com outros atletas.
O republicano aproveitou a ocasião para elogiar Poatan: "Eu o vi nocautear muita gente. É isso que ele faz, ele nocauteia pessoasEle tem uma mão grande e poderosa."
Trump aperta a mão de Alex Pereira durante encontro no Salão Oval
Reuters
Laços com o esporte
O magnata tem laços estreitos com os líderes do UFC. Ele já assistiu a várias lutas, cativando sua base de fãs, homens jovens que também foram cruciais para sua ascensão política.
Além disso, Trump é amigo pessoal do presidente do UFC, Dana White. A ligação entre os dois começou nos anos 2000, quando o Trump Taj Mahal, um cassino em Atlantic City, foi um dos primeiros locais nos Estados Unidos a sediar eventos do UFC.
Desde que voltou à presidência, Trump tem comparecido com frequência a lutas do UFC.
O secretário de Estado, Marco Rubio, elogiou o evento ao assinar na quinta-feira um acordo de cooperação White para promover as artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês) mundialmente.
"É disso que se trata o domingo, é um presente para o povo americano", disse Rubio, acrescentando que o evento seria assistido por "provavelmente um bilhão de pessoas em todo o mundo".
Dana White, presidente do UFC, em evento de campanha de Donald Trump, em novembro de 2024
AP Photo/Alex Brandon
Sem dúvida será diferente de qualquer outro evento nos 200 anos de história da Casa Branca. Cerca de 4.000 pessoas assistirão à luta na arena.
Dana White afirmou que mais da metade desses ingressos será destinada a membros das Forças Armadas dos Estados Unidos. Espera-se que outras 125.000 pessoas assistam à luta em um telão do lado de fora da Casa Branca.
Trump elogia lutador de UFC brasileiro na Casa Branca: ‘Mão grande’
Uso indevido de espaço público
Durante uma prévia na quinta-feira, jornalistas puderam visitar a arena, que pesa 600 toneladas, tem 47 metros de largura e 28 de altura. É mais alta que a própria Casa Branca.
O octógono foi montado no mesmo gramado histórico onde o presidente Bill Clinton sediou a assinatura dos Acordos de Paz de Oslo em 1993 e onde Richard Nixon fez seu discurso de despedida ao renunciar.
Nem todo mundo está tão entusiasmado. Antes do evento, o governo Trump enfrentou uma ação judicial para impedir que fosse realizado, alegando que constituiria uso indevido de espaços públicos para enriquecer aliados do presidente.
A Casa Branca rejeitou as acusações em um documento apresentado à Justiça. Também descartou uma sugestão - feita pelo próprio presidente - de que a arena poderia ser mantida após o evento, da mesma forma que a Torre Eiffel em Paris após a Exposição Universal de 1889.
"'The Claw' será desmontada imediatamente após a conclusão do evento", disse Joshua Fisher, diretor de Gestão e Administração da Casa Branca, nos documentos apresentados.
Muitos fãs também criticaram o evento por ser considerado decepcionante, com apenas duas disputas de cinturão.
Poatan enfrentará o francês Ciryl Gane pelo título interino dos pesos-pesados do UFC. Em seguida, o campeão peso-leve espanhol-georgiano Ilia Topuria enfrenta o campeão interino Justin Gaethje, um dos dois únicos americanos que atualmente detêm pelo menos uma parte dos cinturões do UFC 11.
Reformulações da Casa Branca
Outros esforços do presidente para deixar sua marca na Casa Branca incluem a demolição de parte do Jardim das Rosas para dar lugar a um salão de festas que lembra sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida; a fixação de placas partidárias na parede da colonata para uma Calçada da Fama Presidencial; a reforma do banheiro anexo ao Quarto Lincoln e a renovação do Salão das Palmeiras; a instalação de novos mastros de bandeira nos gramados norte e sul; e a demolição de toda a Ala Leste para a construção de um amplo salão de baile.
O presidente também quer repintar o Edifício Executivo Eisenhower, ao lado da Casa Branca, e construir um arco de 76 metros no Lincoln Memorial.
Arbitragem goiana marca presença na abertura da Copa do Mundo
Em meio às emoções da Copa do Mundo, a mãe do árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio contou ao g1 que foi à missa para agradecer após a estreia do filho no torneio. Embora esta seja a terceira participação de Wilton em Copas do Mundo, Maria Rita Pereira Bruno, de 60 anos, moradora de Teresina de Goiás, ainda se emociona ao vê-lo em campo.
“Fui agradecer pelo lindo trabalho de Wilton no jogo da Copa do Mundo. Desde que fiquei sabendo que ele ia apitar o primeiro jogo, eu pedia muito a Deus sabedoria para que ele fizesse um bom trabalho”, relatou à repórter Letícia Fiuza.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Maria contou que a família se reuniu para acompanhar a partida. Nas redes sociais, o nome de Wilton chegou ao primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do Brasil no X durante e após o jogo entre México e África do Sul.
“Fiquei muito emocionada. A família toda ficou muito emocionada quando viu ele entrando no estádio para apitar um jogo tão esperado e sonhado. Ele fez um lindo trabalho, com muita sabedoria e responsabilidade. Lutou muito para chegar onde está hoje”, afirmou.
A partida de abertura da competição foi realizada na tarde de quinta-feira (11), na Cidade do México. O confronto terminou com vitória da equipe da casa e foi marcado por momentos de tensão antes do apito final. Wilton aplicou três cartões vermelhos e expulsou jogadores das duas equipes.
Professora, Maria contou que assistiu ao primeiro tempo ao lado dos alunos e conseguiu acompanhar o segundo tempo em casa. “Quero parabenizar o Wilton pelo esforço dele no futebol. Ele fez um trabalho brilhante”, destacou.
Wilton Pereira Sampaio no primeiro jogo da Copa do Mundo 2026
Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM:
Mãe de Wilton Pereira Sampaio ficou emocionada quando o viu entrando na abertura da Copa do Mundo: ‘Lutou muito para chegar onde está’
Árbitro goiano que vai apitar a partida de abertura da Copa do Mundo faz sucesso nas redes sociais: ‘A lenda’
Quem é o árbitro brasileiro que irá apitar o jogo de abertura da Copa do Mundo 2026 e faz sucesso nas redes
Conheça a história do árbitro
Wilton Pereira está indo para terceira Copa do Mundo
Reprodução/ TV Anhanguera
Natural de Teresina de Goiás, no norte do estado, Wilton chegou à Federação Goiana de Futebol (FGF) entre 2010 e 2011. Segundo o presidente da entidade, Ronei Ferreira de Freitas, ele já demonstrava, nos primeiros anos da carreira, características que chamavam a atenção de quem acompanhava seu trabalho.
“Wilton é um profissional que dispensa comentários. Muito dedicado, muito educado, uma pessoa com formação. Desde quando chegou para a gente, começamos a entender que ele tinha um futuro muito grande na arbitragem”, afirmou.
Hoje, aos 44 anos, Wilton chega à terceira participação em Copas do Mundo como um dos principais nomes da arbitragem brasileira. Para a FGF, a presença do árbitro na abertura do torneio representa o reconhecimento de um trabalho desenvolvido ao longo de mais de uma década.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
A Suíça é o país com maior IDH do mundo (0,967), segundo ranking divulgado pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), da ONU.
Denis Balibouse/Reuters
Os eleitores suíços vão às urnas neste domingo (14) para decidir se o país será o primeiro do mundo a colocar na Constituição um limite para o tamanho de sua população.
O referendo proposto pelo partido de direita Partido Popular Suíço propõe limitar a população suíça a 10 milhões de habitantes. Atualmente, moram no país 9,1 milhões de pessoas, dos quais cerca de 30% são residentes suíços nascidos no exterior.
Caso seja aprovada, a proposta obriga o governo a tomar medidas assim que a população chegar a 9,5 milhões -- por exemplo, endurecer regras para asilo de estrangeiros. Se o país passar dos 10 milhões de habitantes, terá que ser ainda mais rigoroso e pode até cancelar o acordo de livre circulação de pessoas firmado com a União Europeia.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Assim como muitos países europeus, a Suíça vive uma situação de envelhecimento populacional e baixa taxa de natalidade. Analistas avaliam que a imigração é uma fonte importante para o crescimento da força de trabalho e de arrecadação de impostos.
As pesquisas de opinião mostram que o resultado deve ser apertado. A mais recente delas, publicada pela SRG, apontou que o "não" tem 52% das preferências; os favoráveis à proposta somam 45%.
A votação faz parte do sistema de democracia direta na Suíça, que permite mudar a Constituição com referendos.
Agora no g1
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República
Carlos Moura/Agência Senado
O pré-candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, perdeu apoio entre evangélicos, mulheres, jovens e na região Sudeste, mostram dados da pesquisa Quaest obtidos pelo g1. O detalhamento por região, sexo, idade, renda, escolaridade e religião ajuda a explicar a mudança de cenário captada nessa semana, quando o presidente Lula abriu 6 pontos de vantagem sobre Lula no 2º turno.
Desde março, Lula e Flávio apareciam em empate técnico na simulação de 2º turno da Quaest. Agora em junho, o petista passou a liderar, com 44% das intenções de voto contra 38% de Flávio.
Entre uma pesquisa e outra, veio à tona a relação de Flávio com o banqueiro preso Daniel Vorcaro. O senador recebeu R$ 61 milhões do dono do banco Master a pretexto de financiar a cinebiografia de Jair Bolsonaro, "Dark Horse".
De maio a junho também, os Estados Unidos, de Donald Trump, anunciaram duas medidas que impactam o Brasil: a classificação das facções criminosas CV e PCC como organizações terroristas e o aumento de tarifas sobre produtos brasileiros. As duas decisões saíram depois de uma visita de Flávio Bolsonaro a Trump e a integrantes do alto escalão do governo americano.
Onde Flávio Bolsonaro perdeu apoio
Dados da Quaest mostram perda de apoio a Flávio Bolsonaro nas regiões Sudeste e no agregado Centro-Oeste/Norte. O Sudeste concentra dois dos maiores colégios eleitorais do Brasil: São Paulo e Minas Gerais.
"Regionalmente, a abertura de vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro no cenário de segundo turno aparece com clareza no Sudeste e no agregado Centro-Oeste/Norte. Nos dois casos, a queda de Flávio é maior do que o avanço de Lula, o que sugere perda líquida de apoio do senador nesses recortes", afirma o diretor da Quaest, Felipe Nunes.
No Sudeste, Flávio Bolsonaro vem em queda desde abril. O senador, que já esteve na dianteira com 12 pontos de vantagem, deixou a liderança na região e agora está em empate técnico com Lula. O presidente mostra tendência de alta desde abril.
Intenção de voto para presidente no 2º turno - Lula x Flávio Bolsonaro no Sudeste
Arte/g1
No agregado Centro-Oeste/Norte, Flávio Bolsonaro oscilou 8 pontos para baixo. Com Lula em tendência de alta desde abril, o cenário também mudou para um empate técnico. No mês passado, o presidenciável do PL estava 14 pontos à frente. Hoje, está a apenas 2.
Intenção de voto para presidente no 2º turno - Lula x Flávio Bolsonaro no Centro-Oeste/Norte
Arte/g1
Mudança entre jovens, mulheres e evangélicos
Dados da Quaest mostram o presidente Lula com vantagem numérica sobre Flávio Bolsonaro entre todas as faixas etárias medidas. O senador perdeu a vantagem no único estrato em que liderava: as pessoas com idade entre 16 e 34 anos. Veja os números:
Intenção de voto para presidente no 2º turno - Lula x Flávio Bolsonaro entre pessoas com 16 a 34 anos
Arte/g1
Na faixa etária entre 35 e 59 anos, Lula manteve os 44% de intenção de voto, e Flávio oscilou de 40% para 38%. Entre pessoas com mais de 60 anos, o presidente passou de 46% para 44% e Flávio, de 38% para 37%.
"Entre as faixas etárias, o grupo de 16 a 34 anos é o exemplo mais forte da virada. Depois de três rodadas consecutivas com vantagem numérica de Flávio, Lula passa à frente nesse segmento", diz Felipe Nunes.
O eleitorado feminino aparece como um desafio histórico para a família Bolsonaro, e os acontecimentos de maio refletiram em números menos favoráveis para Flávio, com a ampliação da vantagem de Lula nesse grupo. Confira os números:
Intenção de voto para presidente no 2º turno - Lula x Flávio Bolsonaro entre mulheres
Arte/g1
Entre os homens, Flávio registra vantagem numérica sobre Lula, com 44% contra 41% do petista. Como a margem de erro nesse estrato é de 3 pontos para mais ou para menos, a situação é de empate técnico - em maio, o senador liderava entre os homens com 8 pontos de vantagem.
Outro estrato em que o pré-candidato do PL perdeu força foi entre evangélicos, com uma queda de 9 pontos. Flávio ainda lidera nesse grupo, mas a vantagem em relação a Lula diminuiu de 37 para 21 pontos de maio a junho. Veja os números:
Intenção de voto para presidente no 2º turno - Lula x Flávio Bolsonaro entre evangélicos
Arte/g1
Movimentação de acordo com renda e escolaridade
Flávio Bolsonaro oscilou para baixo entre eleitores com renda de mais de 2 salários mínimos e aqueles que cursaram ao menos o Ensino Médio.
Entre as pessoas que ganham entre 2 e 5 salários mínimos, a vantagem numérica se inverteu de Flávio para Lula. Confira os números:
Intenção de voto para presidente no 2º turno - Lula x Flávio Bolsonaro entre 2 e 5 salários mínimos
Arte/g1
Flávio passou de 51% para 46% entre eleitores que ganham mais de 5 salários mínimos. Ainda assim, o senador está 12 pontos à frente de Lula, que manteve os 34% nesse grupo.
Em relação à escolaridade, Lula lidera com 7 pontos entre as pessoas com Ensino Fundamental e passou ao empate técnico nas outras subdivisões, que eram lideradas por Flávio até abril.
Entre os eleitores com Ensino Médio, há dois meses, o petista vem em tendência de alta e o pré-candidato do PL, em tendência de queda. Agora, Flávio tem 41% e Lula, 40%.
A maior movimentação se deu entre quem cursou o Ensino Superior. Flávio Bolsonaro liderava com 15 pontos em maio. Agora, está apenas 3 pontos à frente de Lula, em situação de empate técnico. Confira os números:
Intenção de voto para presidente no 2º turno - Lula x Flávio Bolsonaro entre pessoas com Ensino Superior
Arte/g1
O diretor da Quaest, Felipe Nunes, aponta que a perda de apoio de Flávio se dá em segmentos que não se identificam necessariamento com Lula.
"A pesquisa indica que a abertura de vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro no cenário de segundo turno está associada a uma perda de tração de Flávio em segmentos fora do núcleo lulista, especialmente entre eleitores independentes. Esse é um dado relevante para acompanhar nas próximas rodadas, porque pode indicar uma mudança no comportamento de grupos menos alinhados ideologicamente", diz Nunes.
LEIA TAMBÉM:
10 pontos da Quaest, que mostra Lula ampliar vantagem sobre Flávio Bolsonaro após caso Master
'Paradoxo da direita': Flávio Bolsonaro perde força, mas rivais não conseguem herdar votos anti-Lula, diz diretor da Quaest
Quaest: Entre eleitores independentes, Lula passa Flávio Bolsonaro e abre 13 pontos de vantagem no 2º turno
Planalto aposta em encontro entre Lula e Trump no G7
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (14) para a França. Lula participará da reunião de líderes dos países do G7, marcada para terça-feira (16), na cidade de Évian-les-Bains.
O governo trabalha com a possibilidade de um encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos Donald Trump durante a reunião da cúpula. Mas não há reunião previamente marcada entre os presidentes.
A estratégia do Palácio do Planalto é garantir que o presidente brasileiro esteja presente na segunda-feira (15), primeiro dia do evento, diante da possibilidade de Trump participar apenas da abertura da reunião, repetindo o que ocorreu no encontro do G7 realizado no Canadá no ano passado.
Não houve uma orientação de Lula para que seus auxiliares pedissem uma reunião bilateral com Trump. Também não houve nenhuma solicitação de encontro por parte da Casa Branca. A falta de pedidos formais dos dois lados, no entanto, não é vista como um impeditivo para uma reunião.
O possível encontro ocorreria após uma nova ofensiva dos EUA contra produtos brasileiros que pode elevar a carga total a 37,5%, caso as medidas sejam implementadas.
No governo, a avaliação é de que:
a proposta de uma tarifa adicional de 25%, justificada por Washington com base em supostas práticas comerciais desleais, ainda pode ser revertida por meio de negociação.
já a sobretaxa de 12,5%, vinculada à alegação de falta de ações suficientes contra o trabalho forçado, é vista por integrantes da equipe brasileira como uma decisão praticamente consolidada.
🌎O Brasil não integra o G7, porém, Lula tem sido convidado para encontros do grupo desde que retornou ao Palácio do Planalto, em 2023. O G7 reúne algumas das maiores economias do mundo: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão.
Na Casa Branca, Lula e Donald Trump discutem terras raras, crime organizado e comércio
Jornal Nacional/ Reprodução
Outras bilaterais
Lula irá se reunir com o anfitrião do encontro — o presidente da França, Emmanuel Macron. O encontro está previsto para segunda-feira (15).
O presidente também deve ter uma reunião bilateral com a primeira ministra do Japão, Sanae Takaichi. Lula também quer conversar com os líderes dos outros países que compõem o grupo — Alemanha, Canadá, Itália e Reino Unido.
Participação no G7
Lula deve adotar um tom crítico ao chamado protecionismo – por meio do qual um país ou um bloco adota medidas consideradas excessivas para proteger produtores locais em detrimento de estrangeiros – e o unilateralismo – termo usado na diplomacia para caracterizar medidas de um país contra outro sem que haja comunicações prévias ou negociações.
Segundo diplomatas, Lula passará o “recado” para os líderes do G7 de que é contra o tarifaço do governo americano sem apontar “o dedo na cara” do presidente dos Estados Unidos.
Na semana passada, o presidente da França, Emmanuel Macron, comandou uma reunião preparatória para o G7, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representou o Brasil no encontro.
De acordo com fontes diplomáticas, Mauro Vieira fez justamente essa defesa, de que organismos com a OMC precisam ter mais força para atuar, considerando o cenário econômico global com medidas sendo adotadas de forma unilateral, a exemplo do tarifaço de Trump.
Almoço sobre inteligência artificial
Uma das agendas previstas no G7 é um almoço para debater o tema da inteligência artificial. Lula deve argumentar que o Brasil não persegue as plataformas digitais nem tem discriminação por uma outra outra plataforma.
O presidente deve dizer que o Brasil está aberto para receber as operações de empresas de tecnologia, desde que atuem conforme as leis brasileiras.
Em uma das recomendações sobre o tarifaço contra o Brasil, o Escritório do Representante Comercial americano (USTR, na sigla em inglês) justifica a medida alegando que, entre outros pontos, o Poder Judiciário brasileiro toma medidas contra empresas americanas de tecnologia
Como funciona a Mega-Sena?
O sorteio do concurso 3018 da Mega-Sena teve mudanças no cronograma neste fim de semana por conta da estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026. De acordo com o sistema de apostas da Caixa, o sorteio ocorrerá apenas às 11h deste domingo (14).
Clique aqui para seguir o canal de Loterias do g1 no WhatsApp
No concurso da última quinta-feira (11), ninguém acertou as seis dezenas e prêmio acumulou para R$ 12 milhões.
Tradicionalmente, os sorteios da Mega-Sena realizados aos sábados acontecem à noite, no mesmo dia do encerramento das apostas. A alteração ocorre no dia da estreia do Brasil no Mundial.
A Mega-Sena deste sábado não é o único sorteio adiado. Também foram remarcadas as modalidades Loteria Federal, Mega-Sena, Super Sete, Dia de Sorte, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania e +Milionária previstas para os dias de jogos do Brasil — 13, 19 e 24 de junho.
Os sorteios que deveriam acontecer no dia 19 foram remarcados para o dia 20, às 8h30, e o do dia 24 acontece no dia 25, também às 8h30.
Sorteio da Loteria Federal desta quarta (29)
Reprodução / Caixa
g1 transmite ao vivo
O g1 transmite todos os sorteios das Loterias Caixa, ao vivo. A transmissão começa momentos antes de cada dia de concursos, no site e no canal do g1 no YouTube.
Acompanhe os sorteios no site do g1
Acompanhe os sorteios no canal do g1 no YouTube
A aposta mínima para a Mega-Sena custa R$ 6 e pode ser realizada também pela internet, até as 20h – saiba como fazer a sua aposta online.
A Mega tem três sorteios semanais: às terças, quintas e sábados.
Volante da Mega-Sena
Ana Marin/g1
Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser realizadas até as 20h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país ou por meio do site e aplicativo Loterias Caixa, disponíveis em smartphones, computadores e outros dispositivos.
Já os bolões digitais poderão ser comprados até as 20h30, exclusivamente pelo portal Loterias Online e pelo aplicativo.
O pagamento da aposta online pode ser realizado via PIX, cartão de crédito ou pelo internet banking, para correntistas da Caixa. É preciso ter 18 anos ou mais para participar.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para um jogo simples, com apenas seis dezenas, que custa R$ 6, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 20 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 232.560,00, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 1.292, ainda de acordo com a instituição.
Torcedores unem paixão por sertanejo e futebol em transmissão do Brasil no rodeio
A partida entre Brasil e Marrocos na Copa do Mundo foi transmitida em um telão na Festa do Peão de Americana neste sábado (13), e fãs do futebol e do sertanejo puderam combinar as paixões na arena.
⚽ A disputa terminou em empate por 1 a 1 no Estádio de Nova Jersey. Essa é a quarta vez em 23 oportunidades que o Brasil saiu de um primeiro jogo do Mundial com apenas um ponto.
Siga o g1 Campinas no Instagram 📱
FOTOS: 6ª noite da Festa do Peão de Americana 2026
Thomaz Marostegan
Para o torcedor Tiago Matheus, assistir ao jogo na arena foi como estar em um estádio acompanhado da torcida.
"Eu ainda não tinha assistido nenhum jogo de Copa do Mundo num espaço tão grande, com tanta gente. E é uma oportunidade que acho que traz um pouco de assistir o jogo em galera, igual estádio", disse.
Tiago já esteve no show de Chitãozinho e Xororó no rodeio no dia 3 de junho, e retornou para o show de Luan Santana com a namorada neste sábado. "Minha namorada é muito fã [de Luan Santana], deu pra unir a paixão pelo futebol e a paixão pelo sertanejo", comentou.
"Fiquei preocupado que a gente tinha o rodeio no dia do jogo, aí colocaram a transmissão. Eu falei, vamos assistir a transmissão lá e aproveitar o show também", comemorou Matheus.
FOTOS: 6ª noite da Festa do Peão de Americana 2026
Thomaz Marostegan
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
FOTOS: 6ª noite da Festa do Peão de Americana 2026
Thomaz Marostegan
A 6ª noite da Festa do Peão de Americana 2026, neste sábado (13), teve transmissão do jogo do Brasil na Copa e contará com show de Bruno e Marrone, Luan Santana e Natanzinho Lima.
Siga o g1 Campinas no Instagram 📱
Shows, montaria e novo palco: tudo o que você precisa saber sobre a Festa do Peão de Americana 2026
Fã de Gustavo Mioto, noiva faz despedida de solteira antecipada em show e convida cantor para cerimônia
Veja abaixo imagens da 6ª noite
FOTOS: 6ª noite da Festa do Peão de Americana 2026
Atrações musicais
A edição de 2026 conta com 16 apresentações musicais distribuídas em sete dias.
Confira os shows:
3 de junho (quarta-feira): Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo (Rústico) e Panda
5 de junho (sexta): Simone Mendes e Zé Neto & Cristiano
6 de junho (sábado): Sami Rico, Gusttavo Lima e João Bosco & Vinícius
7 de junho (domingo): Matogrosso & Mathias e Grupo Menos é Mais
12 de junho (sexta): Henrique & Juliano e Gustavo Mioto
13 de junho (sábado): Luan Santana, Bruno & Marrone e Natanzinho Lima
14 de junho (domingo): Ana Castela
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Justiça suspende cobrança de taxa de pedágio para carros e motos
A Justiça Federal suspendeu a cobrança de pedágios na BR-153 para veículos registrados em São Francisco de Goiás que vão para Jaraguá, na região central do estado. De acordo com o documento da decisão, a Justiça entendeu que a cobrança impede que os moradores de São Francisco de Goiás, que têm pouco mais de 6 mil habitantes, tenham acesso a serviços básicos na cidade vizinha.
Em nota, a Ecovias Araguaia informou que ainda não foi formalmente notificada e que, por isso, continuava realizando as cobranças normalmente até a última atualização desta reportagem (leia a nota completa ao final da reportagem).
O documento foi assinado pelo juiz federal Marcelo Meireles Lobão no domingo (7). O processo foi iniciado pela própria gestão do pequeno município, que afirmou que a colaboração entre a cidade e Jaraguá ajuda no funcionamento de serviços públicos e privados como saúde, educação, comércio e serviços bancários.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O procurador de São Francisco de Goiás, Ricardo Franco, afirmou que a sentença não questiona o pagamento do pedágio, somente como o pagamento afeta o caso específico. Ele também comemorou a decisão e afirmou que ela é "promissora".
"É uma vitória importante para o Município e para os moradores, embora sigamos com cautela, pois ainda podem existir recursos. É uma ação de 2023, mas com certeza essa Sentença já é uma grande vitória", destacou.
A Justiça também pontuou na decisão que é necessária uma análise sobre a circulação dos veículos para encontrar uma solução e também descartou um argumento apresentado pela concessionária da rodovia, de que havia rotas alternativas entre os municípios.
LEIA TAMBÉM:
Preço do pedágio dobra na BR-153 e revolta motoristas; veja valores
Primeiro pedágio eletrônico de Goiás começa a cobrar no fim de maio; saiba como funciona e valores
Pedágios na BR-153 começam cobrança, em Piracanjuba e Itumbiara
De acordo com a decisão, as vias mencionadas como possíveis alternativas são trechos com problemas estruturais e de difícil circulação.
"As rotas não pavimentadas apresentam condições estruturais deficientes, com trechos de difícil trafegabilidade, presença de irregularidades no solo, estreitamento da via em razão de vegetação densa e travessias por pontes desprovidas de proteção", descreve o documento.
O juiz define, ao final da decisão, que as cobranças sejam suspensas até que seja implementada uma forma de reduzir os impactos da cobrança sobre a circulação da população local. A Ecovias Araguaia pontuou que aguardava uma intimação formal para analisar quais medidas serão tomadas.
Nota da Ecovias Araguaia
"A Ecovias Araguaia esclarece que, até o presente momento, não foi formalmente notificada da decisão judicial mencionada.
Dessa forma, a concessionária segue realizando a cobrança das tarifas de pedágio normalmente, seguindo o Contrato de Concessão e às normas regulatórias vigentes.
Reforça ainda que cumpre integralmente todas as determinações legais e judiciais aplicáveis e que, tão logo seja oficialmente intimada de eventual decisão, analisará seu teor e adotará as providências cabíveis nos termos da legislação e das orientações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A concessionária permanece à disposição para esclarecimentos necessários."
Justiça Federal suspendeu a cobrança de pedágios na BR-153 para veículos registrados em São Francisco de Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias sobre trânsito em Goiás
Menino viraliza cantando forró nas redes sociais
Um controle remoto transformado em microfone, a mesa de centro da sala como palco e uma paixão pela música que surgiu ainda nos primeiros meses de vida. Foi assim que Miguel da Silva Medeiros, conhecido nas redes sociais como Miguelzinho, conquistou a internet e se tornou um dos rostos infantis mais populares das plataformas digitais no Brasil.
Natural de Patos, no Sertão da Paraíba, Miguel viralizou aos 2 anos de idade ao aparecer cantando músicas completas de artistas do forró e do piseiro. O vídeo que mudou a rotina da família foi gravado de forma espontânea pela mãe, Michelly Medeiros, durante um encontro com amigos em um sítio.
Segundo ela, o garoto começou a cantar a música “Meu Mel”, sucesso de Zé Vaqueiro, e chamou atenção pela facilidade em memorizar a letra mesmo ainda sendo muito pequeno.
“Eu simplesmente gravei e postei. No outro dia, quando acordei, o Instagram estava uma loucura. O número de seguidores tinha saído de cerca de 500 para quase 50 mil de uma noite para outra”, relembra a mãe.
A repercussão chamou atenção porque Miguel conseguia interpretar a canção completa em uma fase da infância em que muitas crianças ainda estão desenvolvendo a fala. De acordo com a família, o interesse pela música surgiu ainda mais cedo.
Michelly conta que, aos seis meses de idade, o filho já demonstrava fascínio por instrumentos musicais, especialmente pelo pandeiro, que foi seu primeiro instrumento.
“Ele sempre mostrou muito interesse pela música. Bastava ouvir uma ou duas vezes que já decorava as canções. Desde bebê, a gente percebia que ele tinha uma ligação muito forte com isso”, afirma.
Miguelzinho com sanfona
Arquivo Pessoal/Michelly Medeiros
Vídeo sobre cuscuz ampliou popularidade
Com o crescimento dos seguidores, os vídeos passaram a ser publicados com frequência. Um dos momentos mais marcantes da trajetória digital de Miguel aconteceu com um vídeo gravado na cozinha da casa da família, com o menino perguntando quanto tempo faltava para o cuscuz ficar pronto.
A publicação viralizou e alcançou milhões de visualizações, fazendo com que muitas pessoas passassem a chamar o garoto de “menino do cuscuz”.
“Eu postei sem imaginar que teria aquela repercussão. Até hoje as pessoas lembram desse vídeo”, conta Michelly.
O sucesso nas redes levou Miguel para programas de televisão e ampliou sua visibilidade em diferentes regiões do país. A rápida exposição, no entanto, exigiu adaptação da família.
“Foi tudo muito rápido. No começo foi difícil porque ele era muito pequeno. As pessoas reconheciam Miguel em qualquer lugar e queriam tirar fotos. Hoje ele já lida melhor com isso”, relata a mãe.
Reconhecimento de artistas
Zé Vaqueiro recebeu Miguel e seus pais durante São João de Patos
Reprodução/Instagram
Ao longo dos últimos anos, os vídeos do menino paraibano passaram a chamar a atenção de diversos artistas brasileiros.
Entre os nomes que já interagiram com as publicações de Miguel estão Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Léo Santana, Zé Vaqueiro, João Gomes, Fafá de Belém e a cantora paraibana Agnes Nunes.
A família afirma que ficou surpresa com o reconhecimento dos artistas, embora Miguel ainda não compreenda completamente a dimensão da fama conquistada.
“Ele não entende muito o tamanho de tudo isso ainda, mas nós ficamos muito surpresos quando artistas como Wesley Safadão, Gusttavo Lima e Léo Santana notaram os vídeos dele”, diz Michelly.
Em 2024, o garoto também teve a oportunidade de subir ao palco durante um show de Zé Vaqueiro realizado no São João de Patos.
Talento despertou interesse por instrumentos
Miguel brincando de tocar violão
Reprodução/Instagram
Além do canto, Miguel também demonstrou interesse em aprender instrumentos musicais. Segundo a mãe, ele chegou a ter aulas de teclado, violão e sanfona, mas atualmente não está frequentando cursos.
Mesmo sem aulas regulares, a família afirma que o menino continua demonstrando entusiasmo pela música e pelos instrumentos.
“É o que ele gosta de verdade. Já tentamos apresentar outros esportes e atividades, mas a música é o que realmente chama a atenção dele”, afirma Michelly.
Hoje, aos 5 anos de idade, Miguel acumula cerca de 1 milhão de seguidores no Instagram. Um dos vídeos mais populares do perfil ultrapassa 10,5 milhões de visualizações, mostrando o garoto interpretando a canção “Boate Azul”.
Apesar da fama nas redes sociais, a rotina continua sendo marcada pelas brincadeiras típicas da infância. Quando questionado sobre sua brincadeira favorita, ele responde sem hesitar: “pega-pega”.
Já a música preferida permanece a mesma que ajudou a torná-lo conhecido nacionalmente: “Meu Mel”, de Zé Vaqueiro.
E quando fala sobre o que sente ao gravar os vídeos que conquistaram milhões de pessoas, Miguel resume em poucas palavras a razão de tanto sucesso:
“Quando eu estou gravando meus vídeos eu me sinto muito feliz, porque eu amo a música.”
Para a família, é justamente esse entusiasmo espontâneo que explica o carinho do público. Mais do que números, seguidores e visualizações, Miguel segue fazendo o que mais gosta: cantar.
Miguel cantando com controle
Reprodução/Instagram
*Sob supervisão de Dani Fechine
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Parque do Povo reúne torcedores para estreia do Brasil na Copa do Mundo durante São João de Campina Grande
Maria Eduarda Batista/g1
A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 transformou o Parque do Povo, em Campina Grande, em uma grande arquibancada verde e amarela neste sábado (13). Em meio à programação do Maior São João do Mundo, torcedores trocaram o conforto de casa pela experiência de acompanhar a partida contra o Marrocos em nove telões espalhados pelo espaço, em um clima que misturou futebol, festa junina e muita animação.
O jogo, que terminou em empate por 1 a 1 em Nova York/Nova Jersey, reuniu públicos de diferentes lugares do país. Entre os torcedores que escolheram o São João de Campina Grande para viver a estreia do Brasil no Mundial, um trio chamou atenção pela caracterização e pela história por trás das roupas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
Torcedores vestidos de sheik acompanham a estreia do Brasil na Copa do Mundo no Parque do Povo em Campina Grande
Maria Eduarda Batista/g1
Vindos do Espírito Santo, Jhordan Ortolani, Jean Pandolfe e Henrique Caetano estão na cidade desde o dia 3 de junho, quando começou o São João 2026. Eles decidiram cumprir uma promessa feita ainda na Copa do Mundo de 2022, no Catar: assistir ao próximo jogo do Brasil em um Mundial vestidos de xeique.
A ideia surgiu antes da eliminação da seleção brasileira naquele torneio. Segundo Jean, a promessa acabou unindo duas paixões do grupo: o futebol e o São João.
“No último jogo do Brasil na Copa [em 2022], a gente prometeu que, se o Brasil fizesse um gol, viria vestido de xeique, porque era no Catar. O Brasil perdeu, infelizmente. O próximo jogo do Brasil em uma Copa foi justamente hoje. Quatro anos depois, estamos cumprindo. E, coincidência ou não, juntou duas paixões nossas: o São João e a Copa do Mundo”, contou Jean.
A escolha por Campina Grande para acompanhar o Mundial veio junto com o desejo de conhecer a festa junina. Para Jhordan, que visitou a cidade pela primeira vez, a experiência superou as expectativas.
“Eles me arrastaram pra cá, porque sabiam que eu ia gostar. Não tem outro, o maior é aqui. Campina Grande é outra história, patamar”, afirmou Jhordan.
LEIA TAMBÉM:
Fãs encaram quilômetros de estrada e mais de 6 horas de espera para acompanhar estreia de Marisa Monte no São João de Campina Grande
Menina chora ao realizar sonho de ver Marisa Monte em show no São João de Campina Grande: ‘Fiquei muito emocionada’; VÍDEO
Turista do Amazonas acompanha estreia do Brasil na Copa do Mundo no Parque do Povo em Campina Grande
Maria Eduarda Batista/g1
A mistura entre Copa e São João também atraiu visitantes de outros estados. De Manaus, no Amazonas, Andressa Mino escolheu o Parque do Povo para acompanhar a estreia da seleção brasileira e destacou o ambiente como parte da experiência.
“Eu quis vir aqui [assistir ao jogo] pelo ambiente, que é maravilhoso, aproveitar os shows. Essa estrutura aqui é magnífica. Por mais que tenha outros lugares, eu queria viver essa experiência aqui”, disse Andressa.
O clima de torcida também reuniu famílias no Parque do Povo. A paraibana Luana Garcia saiu de Patos, no Sertão do estado, acompanhada do marido e dos filhos para conhecer o São João de Campina Grande e assistir ao jogo cercada de outros torcedores.
“É a primeira vez aqui e confesso que estou encantada com o São João de Campina Grande. Trouxe a minha família, os meus filhos, para conhecer, curtir o ambiente e torcer com todo mundo”, afirmou.
Família acompanha a estreia do Brasil na Copa do Mundo no Parque do Povo em Campina Grande
Maria Eduarda Batista/g1
Para Giovanna Castro, que é campinense, a estreia do Brasil em meio à festa junina teve um significado especial.
“Sou campinense, nunca tinha assistido uma Copa aqui, e pra começar bem, pra dar sorte, pra animar. São João e Copa, o que é que tem de melhor?”, afirmou.
Além das famílias, grupos de amigos também ocuparam os espaços em frente aos telões. Alguns levaram réplicas da taça da Copa do Mundo e demonstraram confiança na busca pelo hexacampeonato. O último título mundial do Brasil aconteceu em 2002.
Foi o caso de Gabriel Ataíde, que acompanhou a partida no Parque do Povo e apostou em uma boa campanha da seleção brasileira.
“Não tem nada melhor do que assistir à melhor seleção do mundo no maior São João do mundo. Eu tô contando com o hexa, tenho 100% de certeza que o Brasil vai ganhar”, afirmou.
TBT JPB2 resgata memórias do São João de Campina Grande
A transmissão da partida fez parte da programação do São João 2026 de Campina Grande e movimentou o Parque do Povo antes dos shows da noite. Após o apito final, os torcedores voltaram as atenções para o palco principal, onde se apresentam neste sábado (13) os artistas Henry Freitas, Mari Fernandez e Ávine Vinny.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Milhares de torcedores se reúnem em Manaus para estreia do Brasil na Copa do Mundo
A seleção brasileira estreou na Copa do Mundo 2026, neste sábado (13), com um modesto empate em 1 a 1 contra a seleção do Marrocos. O jogo, que mobilizou milhares de amazonenses no Centro de Manaus, levou a torcida da apreensão com o primeiro gol adversário ao êxtase do empate no início da campanha rumo ao hexa.
VEJA AS FOTOS ABAIXO:
Torcida brasileira se une no entorno do Teatro Amazonas.
Juan Gabriel/g1 AM
Amazonenses na torcida pelo Brasil na estreia da Copa do Mundo 2026
Juan Gabriel/g1 AM
Torcedores em clima de euforia em Manaus na estreia do Brasil na Copa do Mundo.
Juan Gabriel/g1 AM
Torcida brasileira em Manaus fica apreensiva após primeiro gol do Marrocos.
Juan Gabriel/g1 AM
Torcida em Manaus comemora gol de empate do Brasil.
Juan Gabriel/g1 AM
Grupo une criatividade e arte para torcer pelo Brasil em Manaus.
Juan Gabriel/g1 AM
Amazonenses celebram gol do Brasil na Copa do Mundo.
Juan Gabriel/g1 AM
Ataque americano mata chefe de facção criminosa na Venezuela
Um ataque americano matou o chefe da principal facção criminosa da Venezuela.
O governo venezuelano confirmou a operação conjunta que atingiu um esconderijo do Tren de Arágua. O governo Trump designou o grupo como uma organização terrorista estrangeira no ano passado. Héctor Guerrero era acusado de extorsão, terrorismo e tráfico de drogas.
📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia
Trump diz que acordo com Irã será assinado domingo
O presidente americano Donald Trump disse neste sábado (13) que um acordo de paz com o Irã vai ser assinado neste domingo. Em uma postagem nas redes sociais, Donald Trump afirmou que, logo depois que o acordo for assinado, o Estreito de Ormuz estará aberto a todos.
📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia
Mais cedo, o porta-voz do regime iraniano negou que a assinatura vá acontecer amanhã e disse que ainda é necessário esperar alguns dias.
O primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, anunciou que os Estados Unidos e o Irã tinham concordado com os termos para um acordo de paz que encerraria o conflito de mais de três anos no Oriente Médio, e disse que este acordo pode ser a base para uma paz duradoura.
Até agora, nenhuma das duas partes divulgou oficialmente o conteúdo do novo acordo. Fontes dos dois lados indicam que o memorando prevê um novo cessar-fogo de 60 dias, incluindo no Líbano, que as sanções ao Irã sejam flexibilizadas progressivamente e que o país se comprometa a não obter nem desenvolver uma arma nuclear.
Logo do Nubank na Bolsa de Valores de Nova York.
Brendan McDermid/ Reuters
O Nubank explicou, em comunicado enviado à imprensa neste sábado (13), os motivos que levaram ao envio, por engano, de uma mensagem anunciando a liquidação extrajudicial da instituição financeira.
De acordo como o comunicado, o "episódio foi resultado de um erro técnico pontual, identificado e corrigido rapidamente".
"Foi identificado que um desenvolvedor acionou por engano um fluxo de comunicação relacionado à liquidação de instituições financeiras. Na ausência de uma instituição real vinculada a esse fluxo, o nome da companhia apareceu como preenchimento padrão", diz a nota.
LEIA TAMBÉM:
Nubank envia e-mail por engano sobre suposta liquidação do banco; instituição segue operando
O que é liquidação extrajudicial, termo usado em e-mail enviado por engano pelo Nubank
Agora no g1
Ainda de acordo com o comunicado, a situação atingiu um grupo pequeno de clientes e "não teve nenhum impacto sobre a segurança, a estabilidade da operação ou o funcionamento dos serviços".
A instituição voltou a pedir desculpas pela situação e disse que comunicou os clientes impactados. "Pedimos desculpas pelo ocorrido e reiteramos nosso compromisso com a qualidade da experiência dos clientes e com uma comunicação clara e responsável", diz.
Em uma publicação nas redes sociais, a cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira, classificou o episódio como "bizarro". Junqueira afirmou que a mensagem foi disparada devido a um erro operacional interno. Segundo ela, um colaborador enviou um "pull request" (PR), termo usado no desenvolvimento de software para sugerir alterações em códigos, que acabou acionando acidentalmente um protocolo de emergência da plataforma.
Nubank envia notificação com mensagem por engano avisando clientes sobre fim das atividades
Reprodução
“Cara, bizarro mesmo, mas foi isso mesmo, um erro operacional. Uma pessoa que submeteu um PR que acabou acidentalmente ativando o protocolo que existe quando algo assim acontece. As mensagens foram para uma parcela muito pequena de clientes, mas é claro que causa uns transtornos”, escreveu.
“Pedimos sinceras desculpas a todos que receberam a informação incorreta. Enfim, mais um aprendizado e já atuamos para que não aconteça de novo.”
A executiva disse que o problema afetou apenas uma pequena parcela dos clientes – cerca de 20 mil pessoas – e que a equipe agiu rapidamente para corrigir a falha. Ela também pediu desculpas pelo transtorno e afirmou que o episódio causou incômodo dentro da própria empresa. "Ficamos bravos com isso", escreveu.
Após a repercussão, o Nubank reforçou que a notificação foi enviada por engano e que suas operações seguem funcionando normalmente. Cristina Junqueira afirmou ainda que a empresa já adotou medidas para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer e classificou o episódio como um aprendizado para a equipe.
Leia a nota do Nubank na íntegra:
"O Nubank reforça que o episódio foi resultado de um erro técnico pontual, identificado e corrigido rapidamente. Foi identificado que um desenvolvedor acionou por engano um fluxo de comunicação relacionado à liquidação de instituições financeiras. Na ausência de uma instituição real vinculada a esse fluxo, o nome da companhia apareceu como preenchimento padrão.
A ocorrência atingiu um grupo pequeno de clientes e não teve nenhum impacto sobre a segurança, a estabilidade da operação ou o funcionamento dos nossos serviços, que seguiram normalmente.
Desde o início, o Nubank tratou o caso com transparência, comunicou os clientes impactados inclusive utilizando seus canais abertos. Também adotou prontamente todas as medidas necessárias para a correção imediata do problema e para evitar uma nova ocorrência. Pedimos desculpas pelo ocorrido e reiteramos nosso compromisso com a qualidade da experiência dos clientes e com uma comunicação clara e responsável."
Jovem morre em salto de corda no interior de São Paulo
Uma mulher morreu neste sábado (13) depois de ser lançada em um salto de corda sem o equipamento de segurança, no interior de São Paulo. A estudante de 21 anos, Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, comprou um passeio com trilha guiada e salto de corda do alto de uma ponte desativada, na zona rural entre Limeira e Cordeirópolis, em São Paulo.
📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia
Um vídeo mostra o momento em que três guias ergueram Maria Eduarda. Testemunhas relataram à Polícia Militar que a estudante foi lançada sem a corda de segurança e caiu de uma altura de 40 metros. Um helicóptero da PM foi acionado para o resgate, mas a jovem morreu no local.
A polícia prendeu três responsáveis pelo salto da Maria Eduarda. Segundo a delegada que fez o registro inicial do caso, eles foram autuados em flagrante por homicídio com dolo eventual, quando alguém assume o risco de provocar a morte de outra pessoa.
"É uma equipe ali que não tinha uma regulamentação, não nem tinha autorização para estar ali. Acabou fazendo esse evento. E acabou acontecendo essa fatalidade na data de hoje em razão, na minha percepção, por uma falha aqui de não verificar e fiscalizar a colocação da corda no salto da vítima", afirmou a delegada Andrea Dantas Levy.
Em nota, a defesa dos três presos disse que eles têm experiência na atividade e que esta foi a primeira fatalidade em anos de atuação.
Lucy Alves perpetua show captado em 14 janeiro em praia de João Pessoa (PB), cidade natal da artista
Kaio Cads / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♬ Música de Zé Ramalho lançada em 1980 por Elba Ramalho, em gravação inebriante apresentada no segundo álbum da cantora paraibana, “Banquete de signos” ganha a voz de Lucy Alves em feat com a própria Elba.
O encontro de Lucy com Elba ocupa três das 27 faixas do álbum audiovisual “Ao vivo em João Pessoa”, gravado por Lucy Alves debaixo de chuva em show apresentado em 14 de janeiro na Praia do Tambaú, em João Pessoa (PB), cidade natal dessa cantora, compositora e multi-instrumentista paraibana.
Além de “Banquete de signos”, Lucy e Elba unem vozes no canto da toada “De volta pro aconchego” – parceria de Dominguinhos (1941 – 2013) e Nando Cordel lançada na voz de Elba em 1985 – e “Saudade do sertão”, música inédita de Lucy com Moreira Filho.
Lucy Alves toca piano na gravação ao vivo feita debaixo de chuva
Kaio Cads / Divulgação
Além de “Saudade do sertão”, a trinca de novidades do repertório do álbum “Ao vivo em João Pessoa” é formada pelas músicas “Rodopiei” e “Sertanejo”, esta cantada por Lucy com Poetiza, nome artístico da cantora pernambucana Iza Mara.
Encerrada com medley que encadeia três sucessos da cantora Amelinha (“Romance da lua lua”, “Gemedeira” e “Frevo mulher”), a gravação do show inclui feats de Lucy Alves com Dorgival Dantas (em “Coração vagabundo”, parceria da artista com Moreira Filho), Joyce Alane (na balada soul “Na rua, na chuva, na fazenda”, primeiro sucesso do cantor Hyldon) e Xande de Pilares, com quem a cantora caiu nos sambas “Chiclete com banana” (Gordurinha e Almira Castilho, 1958) e “Coração radiante” (Xande de Pilares, Helinho do Salgueiro e Mauro Júnior, 2002), sucesso do Grupo Revelação.
Instrumentista polivalente, Lucy Alves tocou sanfona, piano e guitarra ao longo do show eternizado no álbum “Ao vivo em João Pessoa”, lançado na noite de quinta-feira, 11 de junho.
Capa do álbum 'Ao vivo em João Pessoa', de Lucy Alves
Kaio Cads / Divulgação
Como funciona a Mega-Sena?
O sorteio do concurso 3018 da Mega-Sena terá mudanças no cronograma neste fim de semana, por conta da estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026. De acordo com o sistema de apostas da Caixa, o sorteio ocorrerá apenas às 11h de domingo (14).
Clique aqui para seguir o canal de Loterias do g1 no WhatsApp
No concurso da última quinta-feira (11), ninguém acertou as seis dezenas e prêmio acumulou para R$ 12 milhões.
Tradicionalmente, os sorteios da Mega-Sena realizados aos sábados acontecem à noite, no mesmo dia do encerramento das apostas. A alteração ocorre no dia da estreia do Brasil no Mundial.
A Mega-Sena deste sábado não é o único sorteio adiado. Também foram remarcadas as modalidades Loteria Federal, Mega-Sena, Super Sete, Dia de Sorte, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania e +Milionária previstas para os dias de jogos do Brasil — 13, 19 e 24 de junho.
Os sorteios que deveriam acontecer no dia 19 foram remarcados para o dia 20, às 8h30, e o do dia 24 acontece no dia 25, também às 8h30.
Sorteio da Loteria Federal desta quarta (29)
Reprodução / Caixa
g1 transmite ao vivo
O g1 transmite todos os sorteios das Loterias Caixa, ao vivo. A transmissão começa momentos antes de cada dia de concursos, no site e no canal do g1 no YouTube.
Acompanhe os sorteios no site do g1
Acompanhe os sorteios no canal do g1 no YouTube
A aposta mínima para a Mega-Sena custa R$ 6 e pode ser realizada também pela internet, até as 20h – saiba como fazer a sua aposta online.
A Mega tem três sorteios semanais: às terças, quintas e sábados.
Volante da Mega-Sena
Ana Marin/g1
Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser realizadas até as 20h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país ou por meio do site e aplicativo Loterias Caixa, disponíveis em smartphones, computadores e outros dispositivos.
Já os bolões digitais poderão ser comprados até as 20h30, exclusivamente pelo portal Loterias Online e pelo aplicativo.
O pagamento da aposta online pode ser realizado via PIX, cartão de crédito ou pelo internet banking, para correntistas da Caixa. É preciso ter 18 anos ou mais para participar.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para um jogo simples, com apenas seis dezenas, que custa R$ 6, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 20 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 232.560,00, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 1.292, ainda de acordo com a instituição.
APS firma contrato para implantação de condomínio logístico no Porto de Santos
Divulgação/APS
A Autoridade Portuária de Santos (APS) firmou contrato, nesta quinta-feira (11), com o consórcio Portlog, para a implantação de um condomínio logístico em Santos, no litoral de São Paulo. No local, funcionarão um estacionamento de caminhões com 400 vagas e serviços de apoio, com o objetivo de facilitar a entrada e a saída no Porto de Santos, evitando sobrecarregar vias e estradas da região.
De acordo com a APS, o condomínio logístico ficará inserido no cluster de contêineres da margem direita do Porto de Santos, próximo aos eixos rodoviários estruturantes de acesso portuário.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
“Este condomínio logístico será um apoio essencial para atender às demandas do futuro terminal de contêineres Tecon 10”, disse o presidente da APS, Anderson Pomini, por meio de nota.
A área, cedida pela APS, tem aproximadamente 240 mil m² e fica na Avenida Augusto Barata, entre os bairros Alemoa e Saboó. O consórcio Portlog deverá implantar o estacionamento e ainda construir uma estrutura de apoio.
Agora no g1
Como será?
De acordo com a APS, o estacionamento terá capacidade inicial mínima de 400 vagas estáticas, acompanhado das edificações e estruturas de apoio necessárias à sua operação. O empreendimento deverá ser projetado e dimensionado de forma a atender ao fluxo operacional correspondente a até 530 vagas, devendo a ampliação ocorrer de forma gradativa, conforme evolução da demanda.
Em relação à área de apoio, deverão ser construídas edificações destinadas à serviços de apoio logístico com no mínimo 86 mil m². Armazéns, galpões e outras estruturas poderão receber serviços como manutenção, certificação, transformação, locação, compra e venda de contêineres, entre outros.
Ainda segundo a APS, outros dois condomínios também serão construídos em breve para ajudar nessa logística: um deles em Cubatão e outro em Conceiçãozinha, no Guarujá.
Implantação
A APS terá o prazo de 30 dias para manifestar expressamente a sua não objeção ou solicitar os esclarecimentos ou modificações no Plano Básico de Implantação (PBI), apresentado pelo consórcio Portlog. Caso o plano precisa de modificação, a APS comunicará os motivos para tanto e estabelecerá prazo para apresentação do novo PBI com as correções.
Após essa etapa, a cessionária assumirá a área, e o contrato entrará em vigência. A Portlog terá prazo de até três anos para disponibilizar a infraestrutura. A cessão será por um período de 20 anos.
De acordo com a APS, a cessionária poderá cobrar pelos serviços oferecidos e deverá pagar à APS a parcela de R$ 289 mil por mês a partir do 36° mês do contrato, pela cessão de uso onerosa do terreno.
Mulher morre após ser jogada de altura de 40 metros sem cordas em rope jump
O grupo responsável pela atividade de rope jumping que terminou com a morte de uma jovem de 21 anos em Limeira (SP) não possuía empresa formal, segundo a delegada plantonista Andréa Dantas.
De acordo com a polícia, os organizadores eram praticantes do esporte que promoviam eventos havia cerca de um ano.
Maria Eduarda Rodrigues de Freitas morreu na manhã deste sábado (13) após ser lançada de uma plataforma de aproximadamente 40 metros de altura na região da Ponte do Esqueleto sem estar conectada ao sistema de cordas de segurança.
Três homens, identificados como Luis Felipe Feliciano Egoroff, Vitor de Freitas Gonçalves e Maicon Fernandes Cintra, foram presos por homicídio com dolo eventual. Isso ocorre quando a polícia entende que a pessoa assumiu o risco de matar, mesmo sem ter a intenção direta.
"Pelo que eu apurei, não existe uma empresa. É um grupo de pessoas que se conheceram através desse esporte, que acabaram se reunindo e aproximadamente há um ano fazem esses eventos em vários destinos", afirmou a delegada.
A polícia informou ainda que o grupo atuava em várias cidades, mas não tinha autorização para realizar o evento no local do acidente.
LEIA TAMBÉM:
Jovem fez post antes do acidente: 'Quem deixou eu vir?'
Prefeitura vai processar Governo Federal por omissão em ponte
Entenda o que é rope jumping
Corda ficou na plataforma
A investigação apontou que a corda que deveria segurar a jovem ficou enrolada no chão. Um vídeo gravado por uma testemunha mostra Maria Eduarda sendo levada pelos instrutores até a beirada e, em seguida, empurrada da ponte.
Logo após a queda, as imagens registram pessoas gritando "a corda" e "gente, a corda", ao perceberem a falta do equipamento.
"A corda que deveria estar no gancho estava enrolada no chão e eles simplesmente fizeram o salto da menina", disse a delegada.
Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, morta após ser lançada em rope jump sem corda
Reprodução
Presos não souberam explicar falha
A delegada afirmou que os dois homens responsáveis por preparar a jovem não souberam explicar por que a corda não foi presa ao corpo dela.
"Eles não conseguem se recordar qual foi a falha ali, quem teria que ter colocado a corda, se não houve a fiscalização. Não conseguem se recordar", disse Andréa Dantas.
Em depoimento, os investigados disseram que trabalham com o esporte há anos e que isso nunca havia acontecido. "Eles estão até desnorteados com a situação", detalhou a delegada.
O terceiro preso alegou que foi chamado apenas para ajudar no salto e não era o responsável por instalar a corda. No entanto, a polícia avaliou que ele também deveria ter notado a falta do equipamento.
Homicídio doloso
Seis pessoas foram levadas à delegacia após a queda. Três acabaram liberadas porque, segundo a investigação, não participaram da preparação ou da checagem dos equipamentos.
Já os três homens que aparecem nas imagens participando diretamente do lançamento da vítima foram presos em flagrante por homicídio com dolo eventual. Para a delegada, houve falha na conferência dos equipamentos de segurança antes do salto.
A Polícia Civil segue investigando o caso. Os agentes vão ouvir novas testemunhas e aguardam os laudos da perícia.
O que diz a defesa
O advogado Rafael Gomes dos Santos, que defende os presos, afirmou que o esporte não é regulamentado, mas também não é proibido por lei. Ele destacou que outros eventos do tipo já ocorreram no local sem restrições da prefeitura.
A defesa disse que o evento reunia cerca de 100 pessoas. O advogado classificou a morte como uma "triste fatalidade" e reforçou que os clientes têm anos de experiência sem acidentes.
Infográfico - Mulher morre ao ser jogada sem cordas em salto de rope jump
Arte/g1
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba
Jogadores do Brasil posam para uma foto de grupo antes da partida
REUTERS/Jeenah Moon
Depois da estreia contra o Marrocos, a seleção brasileira de Carlo Ancelotti se prepara para a segunda rodada da Copa do Mundo 2026. Na sexta-feira (19), o Brasil enfrentará Haiti na Filadélfia, nos Estados Unidos. (Veja mais informações abaixo)
Acompanhe a Copa do Mundo 2026 no ge:
Simulador da Copa do Mundo 2026
Calendário da Copa do Mundo 2026: veja datas e horários de todos os jogos
RESULTADOS: confira a tabela da Copa do Mundo
Quando é o próximo jogo Brasil na Copa do Mundo?
O próximo jogo da seleção brasileira será contra o Haiti, na sexta-feira (19)
Data: 19 de junho (sexta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Lincoln Financial Field
Cidade: Filadélfia, Estados Unidos
Onde assistir ao jogo Brasil x Haiti?
Globo, sportv, SBT, Nsports e CazéTV transmitem ao vivo. Você também assiste aos jogos na página de tempo real no ge.globo, além de ver cortes exclusivos.
Onde assistir à Copa do mundo?
Tempo Real: o ge acompanha todos os lances da partida (clique aqui).
Transmissão: Globo, ge tv, sportv, NSports, SBT e Cazé TV.
Quando serão os jogos do Brasil?
Confira a seguir quando o Brasil joga:
Brasil x Marrocos — 1ª rodada: 13 de junho (sábado), às 19h de Brasília (18h no horário local), no Estádio MetLife, em New Jersey-Nova York/Estados Unidos.
Brasil x Haiti — 2ª rodada: 19 de junho (sexta-feira), às 21h30 de Brasília (20h30 no horário local), no Estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia/Estados Unidos.
Escócia x Brasil — 3ª rodada: 24 de junho (quarta-feira), às 19h de Brasília (18h no horário local), no Estádio Hard Rock, em Miami/Estados Unidos.
Caso termine a fase de grupos na liderança da chave, o Brasil terá pela frente nas oitavas de final o segundo colocado do Grupo F, formado por Holanda, Japão, Tunísia e Suécia. Além disso, a primeira posição garante que a seleção brasileira permaneça nos Estados Unidos ao longo de toda a disputa do Mundial.
Procissão de Santo Antônio termina com transmissão de jogo do Brasil em Campo Maior
Centenas de fiéis participaram, neste sábado (13), da procissão de encerramento dos festejos de Santo Antônio, em Campo Maior, no Norte do Piauí. A celebração religiosa terminou com uma programação diferente neste ano: a transmissão do primeiro jogo do Brasil na Copa, contra o Marrocos, na Catedral de Santo Antônio.
LEIA TAMBÉM: Brasil estreia na Copa do Mundo com jogo nos Estados Unidos; veja todos os jogos da seleção
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A caminhada religiosa saiu da catedral, localizada na Praça Bona Primo, percorreu ruas do centro da cidade e retornou ao mesmo local no final da tarde. Com cânticos, os fiéis acompanharam a imagem de Santo Antônio em um momento de fé e devoção.
Ao fim da procissão, na praça a celebração ganhou um clima diferente. Cinco telões foram montados para exibir a partida da Seleção Brasileira, reunindo o público que permaneceu no local para assistir ao jogo e outros que chegaram ao local depois para acompanhar a partida.
A jovem Angélica Sousa participa dos festejos pela terceira vez para pagar uma promessa feita ao santo. Segundo ela, unir dois eventos importantes foi uma ótima ideia.
"É a terceira vez que participo devido a uma promessa que fiz com Santo Antônio e todo ano é uma emoção diferente. Eu adorei a ideia [dos telões], pois é uma oportunidade de se reunir com os amigos, sem precisar se preocupar muito com o espaço. Aqui a pessoa fica mais livre para comemorar", disse Angélica.
O torcedor Francisco Saraiva escolheu a praça para assistir ao jogo com a namorada e o irmão. O familiar veio de São José dos Campos (SP) para acompanhar a partida.
"O Brasil precisa fazer mais um gol, mas a ideia de reunir todos aqui é ótima", celebrou.
Procissão de Santo Antônio termina com transmissão de jogo do Brasil em Campo Maior
Gabriely Corrêa / g1
Procissão de Santo Antônio termina com transmissão de jogo do Brasil em Campo Maior
Gabriely Corrêa / g1
*Gabriely Corrêa, estagiária sob a supervisão de Lucas Marreiros
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Professor e alunos em sala de aula em escola da rede pública do Amapá
Maksuel Martins/Secom/Divulgação
Quem concluiu o ensino médio na rede estadual de ensino do Amapá e ainda não autenticou o certificado de conclusão pode regularizar o documento por meio de um procedimento realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).
O pedido começa na escola onde o estudante concluiu o ensino médio, com a solicitação do certificado e do histórico escolar.
Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do AP
Veja como solicitar a autenticação:
solicitar o certificado e o histórico escolar na escola onde concluiu o ensino médio;
reunir RG, CPF e certidão de nascimento (originais e cópias);
comparecer ao SuperFácil Educação, na Avenida Procópio Rola, nº 1110, no Centro de Macapá;
aguardar a análise da documentação e o retorno da secretaria.
LEIA TAMBÉM:
Processo seletivo do IBGE abre vagas no Amapá com salários de até R$ 4 mil; EDITAL
Veja opções de alimentação saudável para curtir os jogos da Seleção em casa
Agora no g1
Os documentos passam por uma conferência técnica para validar as informações escolares e evitar fraudes. O prazo para análise é de até 90 dias. Segundo a Seed, neste ano, duas tentativas de fraude já foram identificadas durante o processo.
A autenticação é exigida para diversas situações, como ingresso no ensino superior, posse em concursos públicos e comprovação de escolaridade para vagas de emprego.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Influenciadora criou look com grãos de milho e viralizou nas redes sociais
Em clima de Copa do Mundo, a influenciadora Alessandra Araújo, conhecida como a "blogueira raiz" do Tocantins, voltou a chamar atenção com seus looks criativos. Desta vez, ela desenvolveu um vestido com grãos de milho e folhas secas em homenagem à Seleção Brasileira. O figurino também inclui uma bolsa e um par de saltos decorados com os grãos e rendeu elogios da atriz e empresária Glória Pires.
Segundo a influenciadora, a produção levou dois dias para ficar pronta, e a montagem foi feita utilizando apenas cola. No vídeo publicado neste sábado (13), em referência à estreia da Seleção na Copa, ela brincou com a suposta "recomendação" para usar a vestimenta.
"O cuidado, a recomendação é só para não passar perto das galinhas, porque se não fica sem os sapatos e o corselet", afirmou.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Glória Pires reage a look criado por influencer tocantinense
Divulgação/Redes Sociais
Com trabalhos marcantes na TV Globo, como Maria de Fátima, em Vale Tudo; Ruth e Raquel, em Mulheres de Areia; e Irene, em Terra e Paixão, a atriz Glória Pires não deixou a publicação passar despercebida. Nos comentários, escreveu "Gênia", acompanhado de emojis.
Gravados pelo irmão da influenciadora, os conteúdos mantêm um formato simples, sem edições elaboradas, e contam com um público fiel e engajado. Alessandra aposta no humor, na criatividade e na espontaneidade para conquistar os seguidores.
LEIA MAIS:
Conheça Alessandra Araújo, a 'blogueira raiz' do TO que atraiu milhões de seguidores e recebe elogios de celebridades
Influencer viraliza ao reproduzir vestido de Anitta em Paris usando EVA e sacos de lixo
Blogueira do TO viraliza ao reproduzir look da Gkay com palhas de milho: 'melhor vídeo da vida'
Look completo criado com grãos de milho ganhou a internet
Reprodução/Redes Sociais
Blogueira raiz
Alessandra mora em uma fazenda na zona rural de Aparecida do Rio Negro e conquistou milhões de seguidores nas redes sociais com vídeos marcados pelo humor e pela simplicidade. Atualmente, ela soma 3,8 milhões de seguidores no Instagram e 2,3 milhões no TikTok.
Conhecida como "blogueira raiz", a influenciadora recria looks de celebridades utilizando elementos da natureza e objetos do cotidiano, além de compartilhar sua rotina com o público.
A jovem já chamou a atenção de diversos famosos, entre atores, humoristas e cantores. O humorista Whindersson Nunes chegou a visitar Alessandra em sua fazenda. Em 2022, ela reproduziu um look com palhas de milho usado pela influenciadora Gkay, que repercutiu entre os internautas e recebeu comentários da própria criadora de conteúdo e do influenciador Lucas Rangel.
Entre os conteúdos de maior engajamento estão as criações inspiradas em looks de artistas nacionais e internacionais, como Anitta, Bruna Marquezine, Adele, Simaria e Sabrina Sato.
Influenciadora transforma palhas em looks
Reprodução/ Intagram de Alessandra Araújo
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Foragidos da Justiça são presos ao tentar entrar em festas juninas na Bahia
Divulgação/Ascom SSP
Dois homens foragidos da Justiça foram presos após passarem pelo sistema de reconhecimento facial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Os flagras ocorreram na sexta-feira (12), quando os homens tentavam entrar em festas juninas.
O primeiro a ser capturado pretendia entrar no "Arraiá do Licuri", em Serrolândia, cidade no norte da Bahia. Ele era fugitivo do estado de São Paulo, alvo de mandado de prisão por homicídio.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o homem foi levado à Polinter, onde teve o mandado cumprido. A pasta não informou quando nem se ele será transferido para uma unidade prisional de São Paulo.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Já a segunda ocorrência foi registrada em Teofilândia, município a cerca de 200 km de Salvador. O homem era alvo de um mandado em aberto por pensão alimentícia. Ele foi preso após equipes da Polícia Militar serem alertadas pelas câmeras inteligentes da SSP-BA.
Agora no g1
A pasta ressalta que as duas cidades integram um grupo de 10 municípios que receberam Plataformas de Observação Elevada nos circuitos festivos. O objetivo é garantir a segurança de baianos e turistas durante os festejos juninos.
LEIA TAMBÉM:
Homem morre em confronto entre suspeitos e PMs em Salvador
Homem é preso após constranger passageiro com conteúdo pornográfico em ônibus de Salvador
Suspeito de série de assaltos é preso com carro sem placas em Feira de Santana
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
A lei número 5.700, de 1971, define regras para o uso dos símbolos nacionais. Até mesmo o descarte da bandeira, quando ela já não está em condições de uso, deve seguir um protocolo específico.
Reprodução/TV Tapajós
O clima de Copa do Mundo aquece o comércio de artigos com as cores do Brasil, impulsionando a venda de roupas, itens de decoração e, principalmente, bandeiras. No entanto, o uso do símbolo nacional possui regras estabelecidas pela Lei nº 5.700/1971, que classifica o uso indevido da bandeira como contravenção penal e, em situações de desrespeito direto, como crime.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A legislação proíbe formalmente a utilização da bandeira nacional como roupagem, toalha de mesa ou qualquer formato que descaracterize sua finalidade original. A advogada Tatianna Cunha explica que, apesar da restrição legal, a adaptação do símbolo para roupas e adereços durante o mundial de futebol é tolerada pela sociedade.
"Durante a Copa do Mundo é aceitável, pelo costume, por esse ato não representar algo desrespeitoso, pelo contrário, é uma manifestação de civilismo, patriotismo, de orgulho de uma nação", esclarece a especialista.
Verde e amarelo com responsabilidade: Uso indevido da bandeira pode ser contraversão penal
O que é considerado infração e crime
A Lei nº 5.700/1971 detalha especificamente o que configura manifestação de desrespeito à Bandeira Nacional. Segundo o Artigo 31 da legislação, é expressamente proibido:
Apresentar a bandeira em mau estado de conservação;
Mudar a forma, as cores, as proporções, o dístico (a faixa com o lema "Ordem e Progresso") ou acrescentar outras inscrições sobre ela;
Usá-la como roupagem, reposteiro, pano de boca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar;
Reproduzi-la em rótulos ou invólucros de produtos expostos à venda.
Além dessas infrações, que configuram contravenção penal, existem condutas punidas com maior rigor pelas autoridades. Atos deliberados de ataque ao símbolo nacional mudam de figura perante a lei. "Pisar na bandeira, rasgar a bandeira, queimar a bandeira, isso não é permitido, isso é um crime", alerta a advogada Tatianna Cunha.
Protocolo de descarte
A lei também define um procedimento específico para o momento em que a bandeira perde suas condições de uso. O material desgastado ou rasgado não pode, sob nenhuma hipótese, ser descartado no lixo comum.
As bandeiras velhas devem ser entregues a unidades militares (Exército, Marinha ou Aeronáutica) ou às corporações policiais. O descarte oficial é realizado obrigatoriamente por meio de incineração em uma cerimônia padronizada, que ocorre todos os anos no dia 19 de novembro, data em que se comemora o Dia da Bandeira.
Estação das Docas, em Belém.
Alex Ribeiro
Os órgãos e equipamentos públicos do Governo do Estado funcionarão normalmente durante os jogos da Seleção Brasileira na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. Como as partidas ocorrem no período da noite, não haverá alterações nos horários de atendimento ao público.
🔍 Até o momento, não há decreto estadual que determine mudanças no expediente das repartições.
Os jogos do Brasil estão marcados para os dias 13 de junho, às 19h; 19 de junho, às 21h30; e 24 de junho, às 19h.
Espaços culturais
Os equipamentos culturais administrados pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) também manterão o funcionamento normal nos dias de jogos.
O Parque da Cidade seguirá aberto das 8h às 22h, com entrada permitida até 21h30. O Theatro da Paz manterá visitas guiadas das 9h às 12h e das 14h às 17h.
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
Também funcionarão normalmente, das 9h às 17h, a Estação Cultural de Icoaraci, o Parque da Residência e os museus e memoriais administrados pela Secult, como:
Museu do Estado do Pará
Museu de Arte Sacra
Forte do Presépio
Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
Museu da Imagem e do Som
Museu do Marajó
Memorial da Cabanagem
Parque Cemitério Soledade
Centro Cultural Palacete Faciola
Espaços turísticos e ambientais
A Organização Social Pará 2000 informou que os espaços sob sua administração funcionarão normalmente durante os jogos, com exceção do Parque Zoobotânico Mangal das Garças.
Nos dias 13 e 24 de junho, o parque funcionará das 8h às 17h, encerrando as atividades uma hora antes do habitual. Nos demais dias, seguirá o horário regular, de terça-feira a domingo, das 8h às 18h.
Parque do Utinga em Belém
Divulgação
O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna manterá o funcionamento de quarta-feira a domingo, das 6h às 17h.
A Estação das Docas funcionará de domingo a quinta-feira, das 10h à meia-noite, e às sextas e sábados, das 10h à 1h da manhã.
O Porto Futuro I seguirá aberto diariamente das 6h às 22h. Já o Porto Futuro II – Porto Gastronômico manterá os horários conforme a programação semanal.
No Espaço São José Liberto, neste sábado (13), o atendimento será das 10h às 16h. Os horários dos demais jogos ainda serão divulgados.
Serviços ao cidadão
As Estações Cidadania, administradas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), manterão atendimento regular de segunda a sexta-feira até às 17h.
Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que, neste sábado (13), as unidades que funcionam em regime de plantão atenderão normalmente. Informações sobre os próximos jogos ainda serão divulgadas.
Segurança pública
A Polícia Civil do Pará manterá o atendimento por meio das unidades que operam em regime de plantão 24 horas.
Na Região Metropolitana de Belém, o atendimento presencial poderá ser feito nas Seccionais Urbanas de São Brás, Sacramenta, Marambaia, Icoaraci e Mosqueiro, além das unidades de Ananindeua, Cidade Nova, Marituba e da Delegacia de Benevides.
As demais delegacias, que atuam em horário regular, funcionarão com efetivo reduzido para orientação e encaminhamento da população às unidades de plantão, quando necessário.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
A ação envolvendo o Conjunto Habitacional Imigrantes I e II foi iniciada pela Prefeitura de Cubatão em 2014 após a constatação de vícios construtivos nos imóveis.
Divulgação/Prefeitura de Cubatão
A Justiça determinou que as empresas responsáveis pela construção dos Conjuntos Habitacionais Imigrantes I e II, em Cubatão (SP), iniciem as obras de recuperação estrutural, no prazo máximo de 15 dias. A decisão judicial, da 1º Vara Cível de Cubatão, é resultado de uma ação da Prefeitura de Cubatão. As obras devem acontecer nos 16 blocos habitacionais que apresentam problemas graves.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A ação envolvendo o Conjunto Habitacional Imigrantes I e II foi iniciada pela Prefeitura de Cubatão em 2014 após a constatação de vícios construtivos nos imóveis. Com o trânsito em julgado confirmado pelo Superior Tribunal de Justiça, a decisão tornou-se definitiva e o cumprimento provisório da sentença foi automaticamente convertido em cumprimento definitivo.
Em maio deste ano, novos laudos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Habitação apontaram agravamento significativo dos problemas estruturais, incluindo: processos erosivos próximos às fundações, ferragens expostas, tubulações de esgoto rompidas a céu aberto e exposição de redes subterrâneas de gás e energia elétrica.
Segundo a administração municipal, alguns blocos apresentam situação mais delicada, especialmente aqueles construídos nas primeiras etapas da obra, onde os danos estruturais avançaram de forma mais severa ao longo dos anos.
Diante do exposto, a Justiça acolheu integralmente o pedido da Prefeitura. Na decisão, o juiz Sérgio Castresi de Souza Castro reconheceu o agravamento das patologias estruturais e apontou riscos concretos à integridade física e à saúde dos moradores.
Agora no g1
A decisão judicial também estabelece a adoção imediata das medidas corretivas e que amenizem a situação, indicadas pela Secretaria Municipal de Obras (SEMOB). Paralelamente, segundo a prefeitura, a empresa Terracom já vem realizando ações paliativas emergenciais em alguns pontos do conjunto, com medidas para conter o avanço dos danos mais críticos.
A vice-prefeita e secretária municipal de Habitação, Andréa Castro, destacou que a decisão representa uma vitória importante para a população de Cubatão e reforça o compromisso da gestão municipal com o cuidado às famílias.
“Essa é uma conquista muito importante para a cidade e principalmente para os moradores do Conjunto Imigrantes, que há anos convivem com insegurança e preocupação. A Prefeitura nunca deixou de acompanhar esse caso e seguirá atuando para garantir que as obras sejam executadas e que as famílias tenham segurança e dignidade”, afirmou ela, por meio de nota divulgada pela prefeitura.
Problemas na estrutura oferecem riscos a saúde concretos à integridade física e à saúde dos moradores.
Divulgação / Prefeitura de Cubatão
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Roberto Sánchez e Keiko Fujimori
REUTERS/Alessandro Cinque e REUTERS/Stifs Paucca
Os candidatos Roberto Sánchez, da Juntos pelo Peru, e Keiko Fujimori, da Força Popular, disputam voto a voto a eleição presidencial no Peru em segundo turno. A votação foi no domingo (7) e a apuração segue em curso.
Neste sábado (13), a candidata de direita se distanciou um pouco mais do representante da esquerda. De acordo com os dados do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), 98,46% das urnas foram apuradas.
Às 19h, os candidatos têm pouco mais de 12 mil votos de diferença:
Keiko Fujimori: 50,03%
Roberto Sánchez: 49,96%
Veja, abaixo, a linha do tempo da apuração:
Linha do tempo da apuração eleitoral no Peru.
Arte/g1
Por volta das 22h do último domingo, o órgão eleitoral peruano divulgou os primeiros dados oficiais da apuração: Keiko Fujimori largou na frente, cinco pontos percentuais à frente de Roberto Sánchez.
A diferença entre os dois foi diminuindo à medida que a apuração avançava. Por volta das 7h de segunda-feira (8), Keiko tinha menos de um ponto de vantagem sobre Sánchez.
Às 13h07 de segunda, no horário local, o candidato da Juntos pelo Peru ultrapassou Keiko. Depois, na noite de quarta-feira (10) Keiko retomou a vantagem -- de menos de um ponto.
Situação atual da apuração
Com 98,4% das urnas do país apuradas, os dados oficiais do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) indicam que Sánchez tem 50,207% dos votos válidos contra 49,793% de Keiko.
Agora no g1
Considerando as urnas em que peruanos votaram no exterior, a apuração total está em 98,3% com 50,012% para Keiko e 49,988% para Sánchez.
No exterior, 94,573% das urnas foram computadas. Keiko tem 63,396% contra 36,604% de Sánchez.
Dentro do país, nas regiões de Ayacucho, Cusco, Loreto, Madre Dios e Ucayali ainda há votos pendentes de serem computados. Nas demais, a contagem foi finalizada, ainda que a apuração não some 100%, porque parte das cédulas será enviada para a Justiça Eleitoral.
No total, considerando os votos depositados no Peru e no exterior, 1,677% dos votos ainda estão pendentes de apuração.
A autoridade eleitoral informou que a divulgação do resultado final pode demorar dias. A votação no Peru é feita com cédulas de papel. O país tem 27,33 milhões de eleitores aptos a votar.
Confira no mapa o desempenho dos candidatos em cada região peruana nesta sexta-feira (12):
Mapa mostra votação de Roberto Sánchez e Keiko Fujimori em cada região do Peru.
Arte/g1
Perfil dos candidatos
Keiko Fujimori concorre pelo partido Força Popular, legenda que fundou em 2008 para liderar a corrente fujimorista. Filha do ex-presidente Alberto Fujimori, a candidata disputa a presidência pela quarta vez, tendo sido derrotada no segundo turno nas eleições de 2011, 2016 e 2021.
Na votação de primeiro turno em 2026, Keiko obteve 17,2% dos votos válidos.
O deputado Roberto Sánchez, do Juntos pelo Peru, chegou ao segundo turno após obter 12% dos votos no primeiro turno.
A base de apoio de Sánchez é identificada majoritariamente em zonas rurais e áreas afastadas das regiões urbanas.
Histórico e contexto eleitoral
As eleições de 2026 registraram um recorde de 35 candidatos à presidência no primeiro turno. O processo ocorre em um cenário no qual o Peru registrou 9 presidentes em 10 anos, sendo que os mandatos constitucionais deveriam ser de cinco anos.
Dados de pesquisas indicam que 90% dos peruanos manifestam pouca ou nenhuma confiança no governo e no Congresso Nacional.
Além disso, apenas 10% dos peruanos afirmam estar satisfeitos com a democracia no país, situação que pesquisadores classificam como uma "desconfiança crônica".
Conheça história de família que produz cacau em Caroebe, no Sul de Roraima
A área cultivada com cacau em Roraima cresceu quase oito vezes desde 2019 e chegou a 1,3 mil hectares. Impulsionada pelo Projeto Cacau Amazônia, a cultura se expandiu principalmente no Sul do estado e passou a representar uma alternativa de renda para produtores rurais, com destaque para os municípios de Caroebe, Rorainópolis e São Luiz.
Em 2019, a área plantada era de 170 hectares. O crescimento ocorre, principalmente, após ações de incentivo ao cultivo do fruto, com distribuição de sementes, assistência técnica e capacitação de produtores rurais.
🍫 O Projeto Cacau Amazônia é um programa de desenvolvimento econômico que busca transformar o cacau em uma das principais cadeias produtivas agrícolas de Roraima, apoiando produtores desde o plantio até a comercialização de chocolates e derivados. A iniciativa é coordenada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Uma dessas produtoras é a agricultora familiar Vilmara Ramos da Costa, moradora da vicinal 15, na zona rural de Caroebe, no sul de Roraima. A relação da família com o cacau começou ainda em 2014, por iniciativa do pai dela. Na época, a produção era voltada apenas para o consumo próprio.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Com o passar dos anos, o cultivo exigiu mais dedicação. O processo envolveu etapas como poda, adubação, manejo, colheita, fermentação e secagem das amêndoas. Atualmente, boa parte do trabalho é realizada por Vilmara, pelo filho e pelo neto, o que dificulta a produção.
"Dez meses sem conseguir colher, por causa do tempo de trabalho, somos três pessoas. Meu neto é os horários. Meu filho mexe com outras produções. "
Segundo a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), mais de 700 produtores participam atualmente da cadeia produtiva do cacau em Roraima. De acordo com o coordenador de Agricultura Familiar e Indígena, Sausalém Bastos, o cacau apresentou boa adaptação ao solo e ao clima de Roraima, o que tem impulsionado novos investimentos no setor.
O fortalecimento da atividade também ocorre por meio do projeto Cacau Amazônia, que oferece cursos, assistência técnica e acompanhamento aos agricultores. As capacitações, no entanto, nem sempre são de fácil acesso para quem vive em áreas mais distantes dos centros urbanos.
A propriedade de Vilmara, por exemplo, fica a cerca de 44 quilômetros da sede do município de Caroebe e a aproximadamente 397 quilômetros de Boa Vista. Mesmo com as dificuldades de deslocamento, técnicos do Sebrae fazem periódicas às comunidades para levar orientação diretamente aos produtores.
"No caso dessa produtora, Vilmara, ela tem sido assistida com assistência técnica, realizada por um dos parceiros do projeto, que são 11 instituições parceiras, cada um com seu papel. Ela recebe assistência técnica na propriedade com técnicos do Iater, participa de capacitações em gestão da propriedade rural" disse, Rodrigo Rosa, analista do Sebrae e gestor do Projeto Cacau Amazônia.
Além da assistência técnica, instituições parceiras realizam a doação de mudas e insumos. Em uma das ações mais recentes, a família de Vilmara recebeu mais de mil mudas distribuídas pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima (Iater).
Chocolate produzido com cacau de Caroebe
Luiz de Matos/Rede Amazônica
Cacau plantado em Caroebe, no Sul de Roraima
Luiz de Matos/Rede Amazônica
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Fã mirim se emociona durante show de Marisa Monte em Campina Grande
Uma menina de 8 anos chamou atenção nas redes sociais após aparecer chorando de emoção enquanto cantava a música “Vilarejo”, de Marisa Monte, durante o show da artista no Maior São João do Mundo, em Campina Grande. O momento foi registrado na noite da última sexta-feira (12), durante a estreia da cantora no palco principal do Parque do Povo. Veja o vídeo da interação acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
Nas imagens, Malu acompanha a canção com entusiasmo enquanto assiste à apresentação da artista. O vídeo foi gravado pelo padrinho da menina, Fabrício, que percebeu a reação dela ao realizar o sonho de ver Marisa Monte de perto.
Ao publicar o registro nas redes sociais, Fabrício destacou a admiração da afilhada pela cantora. “Quem foi que disse que essa geração está perdida? 08 anos de puro bom gosto!”, escreveu.
O vídeo ganhou repercussão nas redes sociais, com comentários de internautas que se emocionaram com a reação da menina. A cena também chamou a atenção da própria Marisa Monte, que compartilhou o registro nos stories do Instagram.
Em uma publicação posterior feita pelo padrinho, Malu agradeceu às pessoas que ajudaram para que ela pudesse acompanhar o show mais próxima do palco. A menina também contou como foi viver o momento de assistir à apresentação da artista.
“Quero agradecer à Marisa Monte porque ela nunca tinha vindo aqui em Campina, e eu gosto muito dela. Sei todas as músicas dela. Eu fiquei muito emocionada. Ainda ‘tô’ meio rouca aqui, mas isso a gente resolve”, disse.
A apresentação de Marisa Monte marcou a estreia da cantora no palco principal do Parque do Povo e estava entre os shows mais aguardados da programação do Maior São João do Mundo.
Fã mirim se emociona em show de Marisa Monte em Campina Grande
Reprodução/Instagram
Marisa Monte estreia no São João de Campina Grande com repertório de sucessos e homenagem à Paraíba
Marisa Monte no São João 2026 de Campina Grande
Natasha Leoni e Thallys Andrade/Arte Produções
Na prateleira de grandes apresentações do São João de Campina Grande, a estreia de Marisa Monte no palco principal do Parque do Povo entra como uma das noites marcantes da edição 2026. Diante de um público que aguardou horas pela apresentação, a cantora entregou um show que reuniu clássicos da carreira, emoção e momentos especiais preparados para a Paraíba.
LEIA TAMBÉM:
Nando Reis regrava com Marisa Monte a canção que lançou com Ana Cañas
A apresentação começou às 23h18, com pouco mais de 15 minutos de atraso, e teve início ao som de “Maria de verdade”. Logo depois, Marisa Monte conversou com o público e celebrou a primeira passagem pelo Maior São João do Mundo justamente em uma data simbólica: o Dia dos Namorados.
“Tô muito feliz de estar com vocês aqui hoje, primeira vez no Maior São João do Mundo, além de ser o maior São João do mundo é Dia dos Namorados. Aproveitar para amar e beijar alguém. Espero que tenham uma noite linda e inspirados”, disse Marisa.
Na sequência, a cantora apresentou “Vilarejo” e recebeu uma das primeiras grandes demonstrações de carinho da noite: o público puxou um coro de “Marisa, eu te amo”. O repertório seguiu com “Carnavália” e “Ainda bem”, música que ganhou ainda mais significado diante do clima romântico da noite.
Após a canção, Marisa foi aplaudida em coro pelo público do Parque do Povo e retribuiu o carinho no palco.
Antes do encerramento, ainda vieram músicas como “Amor I Love You”, “Xote das Meninas” e “Já Sei Namorar”. Ao cantar a última, Marisa brincou com a data da apresentação. “Dia dos Namorados essa não pode faltar!”, disse.
Para fechar a noite, a cantora agradeceu ao público campinense. “Campina Grande, feliz Dia dos Namorados para todos vocês!”, declarou Marisa.
O show terminou por volta de 0h50, deixando marcada a primeira apresentação da artista no Parque do Povo.
Marisa Monte no São João 2026 de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
Agora no g1
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Mulher morre ao saltar de rope jump em Limeira; empresa teria esquecido corda
Os três homens presos após a morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, durante um salto de rope jumping, não conseguiram explicar como a vítima foi lançada sem estar ligada a cordas. A informação é da delegada plantonista Andréa Dantas, que registrou o caso em Limeira (SP).
Segundo a delegada, os dois homens responsáveis por preparar a jovem para o salto não souberam dizer o que aconteceu antes da queda ."Eles não conseguem se recordar qual foi a falha ali, quem teria que ter colocado a corda, se não houve a fiscalização. Não conseguem se recordar", afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Jovem fez post antes do acidente: 'Quem deixou eu vir?'
Prefeitura vai processar Governo Federal por omissão em ponte
Entenda o que é rope jumping
De acordo com a Polícia Civil, a corda que deveria proteger a vítima ficou enrolada no chão da plataforma.
O advogado Rafael Gomes dos Santos, que representa os três presos, afirmou que o rope jumping não é regulamentado, mas também não é proibido. Segundo ele, eventos semelhantes já foram realizados na Ponte do Esqueleto sem intervenção do poder público.
O defensor informou ainda que a atividade deste sábado reunia cerca de 100 participantes e classificou o caso como uma "triste fatalidade", destacando que os envolvidos praticam o esporte há anos sem histórico de acidentes.
Morte registrada em vídeo
Um vídeo que circula nas redes sociais registrou o momento em que testemunhas perceberam que a jovem estava sem o equipamento de segurança (assista acima).
Nas imagens, a vítima foi carregada por três funcionários até a estrutura de salto, localizada na região da Ponte do Esqueleto.
Após ser impulsionada da plataforma, vozes foram ouvidas em tom de desespero. "A corda", gritou uma pessoa. Em seguida, outra voz repetiu: "Gente, a corda".
Os homens das imagens aparecem usando camisetas das empresas Entre Cordas e Ih Voei. O g1 entrou em contato com elas, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.
Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, morta após ser lançada em rope jump sem corda
Reprodução
'Nunca tinha acontecido'
Os presos relataram à polícia que trabalham com saltos há bastante tempo e que nunca passaram por uma situação parecida.
"Eles estão até desnorteados com a situação porque praticam isso há muito tempo e nunca tinha acontecido nada do tipo", disse Dantas.
A delegada informou que aquele não era o primeiro salto do dia. Segundo os depoimentos, outras pessoas pularam sem problemas antes do acidente.
Terceiro suspeito
O terceiro homem preso alegou que não era responsável por instalar a corda. Ele disse que foi chamado apenas para ajudar na execução do salto. Apesar disso, a Polícia Civil entendeu que ele também tinha condições de notar a falta do equipamento.
"O terceiro indivíduo teria sido chamado ali para ajudar. Porém, a corda é muito visível, a corda é grossa, inclusive ela está no chão, então daria para ter visto que não estava colocada", explicou a delegada.
Dolo eventual
Os três homens que aparecem no vídeo empurrando a vítima foram presos em flagrante por homicídio com dolo eventual. Isso ocorre quando a polícia entende que a pessoa assumiu o risco de matar, mesmo sem ter a intenção direta.
Para a delegada, a falta de checagem dos equipamentos foi determinante para a morte de Maria Eduarda. "Eles assumiram o risco de produzir o resultado", concluiu.
O caso segue em investigação. A Polícia Civil vai ouvir outras testemunhas e aguarda os laudos da perícia.
Infográfico - Mulher morre ao ser jogada sem cordas em salto de rope jump
Arte/g1
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba
Condutor de moto elétrica morre após acidente em rodovia de Tatuí (SP)
Portal CCM – Artesp/Divulgação
O condutor de uma moto elétrica morreu após bater contra um caminhão no quilômetro 113 da Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), em Tatuí (SP), na tarde deste sábado (13).
Segundo informações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a moto seguia no sentido interior quando colidiu contra a traseira do caminhão. As causas do acidente ainda não foram informadas.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Agora no g1
O motorista do caminhão não se feriu.
Por causa da ocorrência, uma faixa da rodovia precisou ser interditada até as 17h10, provocando congestionamento de cerca de dois quilômetros no sentido interior.
Condutor de moto elétrica morre após acidente em rodovia de Tatuí (SP)
Portal CCM – Artesp/Divulgação
Initial plugin text
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Nesta semana, recebeu uma visita técnica da Secretaria de Obras Públicas do estado para acompanhar o andamento dos serviços.
Reprodução/TV Tapajós
A construção do Hospital Materno-Infantil de Santarém chegou a 90% de conclusão. A unidade entrou na fase final de acabamentos e tem previsão de entrega confirmada para ainda este ano. O complexo vai centralizar a demanda de alta complexidade em saúde de gestantes, puérperas e crianças da região oeste do Pará.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Atualmente, cerca de 181 trabalhadores atuam na etapa de arremates do prédio, que engloba os serviços de pintura, limpeza, instalação de esquadrias e montagem dos sistemas de lógica e ar-condicionado.
O objetivo principal da estrutura é atuar na redução da mortalidade materno-infantil e proporcionar partos mais seguros. O prédio possui cinco pavimentos e abrigará 121 leitos especializados, sendo 36 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 85 de enfermaria.
O complexo contará com:
Urgência e emergência obstétrica e pediátrica;
Ambulatório com nove consultórios, agência transfusional e banco de leite;
Bloco cirúrgico com três salas gerais e uma exclusiva para cesáreas;
Oito salas de pré-parto, parto e pós-parto;
Quatro salas de indução e quatro de recuperação pós-anestésica.
Materno-infantil em fase final: Ovra chega a 90% e deve entregar 121 leitos especializados
Para a enfermeira Marcela Brasil, do Conselho Municipal de Saúde, a abertura da unidade preenche uma lacuna histórica na rede pública de Santarém e dos municípios vizinhos. "Esperamos que esse hospital supra a necessidade de exames laboratoriais e de imagem, como a ultrassonografia com Doppler e morfológica, para que gestantes de alto risco tenham acesso ao tratamento adequado em tempo oportuno", destacou a conselheira.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Campanha do Agasalho é tradicionalmente realizada no inverno em Juiz de Fora.
Reprodução/Freepik
O início do inverno está previsto para o dia 21 de junho, mas as baixas temperaturas já mobilizam os juiz-foranos a tirarem agasalhos e cobertores do guarda-roupa. Com a proximidade da estação, muitas pessoas necessitam de vestimentas adequadas para suportar o frio na cidade.
Como nos anos anteriores, empresas e instituições de Juiz de Fora iniciaram campanhas para coletar calças, blusas, meias, toucas, calçados, cobertores e outros itens. Confira abaixo onde e como ajudar
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
Prefeitura de Juiz de Fora
Em 2026, a prefeitura realiza mais uma edição da campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio”, que busca arrecadar cobertores, toucas, meias e luvas para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa está prevista para durar até o dia 30 de setembro. Todo o material arrecadado será destinado às instituições que fazem parte da Mesa da Cidadania.
Confira os pontos de arrecadação:
Prédio-sede da PJF – Avenida Brasil, 2001, Centro, das 8h às 18h;
Casa da Mulher – Avenida Garibaldi Campinhos, 169, bairro Vitorino Braga, das 7h30 às 17h;
Secretaria Especial da Igualdade Racial – esquina da Rua Halfeld com a Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;
Aquabox – Rua Ângelo Falci, 100, Centro (embaixo do Viaduto Augusto Franco), das 9h às 18h.
Instituição Mão Amiga
A Sociedade Beneficente Mão Amiga também recebe doações. A instituição arrecada cobertores, mantas, roupas de frio (adulto e infantil), meias e litros de leite integral.
Os materiais precisam estar em bom estado de conservação e podem ser entregues na sede da instituição, na avenida Darcy Vargas, 87, no bairro Ipiranga.
Também é possível solicitar a busca dos itens na residência do doador, mediante agendamento prévio pelo telefone (32) 99183-2956.
Independência Shopping
O Independência Shopping arrecada roupas de frio e cobertores até o dia 15 de junho. O ponto de coleta fica no piso L1, em frente à loja Centauro.
Os itens arrecadados serão encaminhados a instituições sociais parceiras que atuam diretamente com pessoas em situação de vulnerabilidade na região do entorno do shopping.
Sociedade de São Vicente de Paulo
A ação missionária vicentina do Conselho Central de Santo Antônio arrecada cobertores, toucas, blusas, calças e meias para a população em situação de rua.
Os itens podem ser entregues na sede do Conselho Central de Santo Antônio, localizada na avenida Brasil, 2.500, no bairro Vitorino Braga.
Catedral Metropolitana
A Catedral Metropolitana de Juiz de Fora realiza a campanha "Agasalhe uma Pessoa em Situação de Rua" para coletar cobertores, agasalhos e meias. Confira os locais e horários de entrega:
Grutinha da Catedral - Toda sexta-feira, às 18h;
Capela do Santíssimo - Todo domingo, às 8h;
Secretaria da Catedral - Os fiéis precisam informar que a doação é para a campanha
As contribuições financeiras para a compra de cobertores também podem ser feitas por meio do Pix: 68431570687 (em nome de Jeksonlley de Paula).
*A reportagem será atualizada à medida que novas campanhas forem divulgadas ou enviadas à redação.
LEIA TAMBÉM:
Mão amiga: idealizadora de Ong ganha prêmio no Domingão com Huck por trabalho desenvolvido em comunidade de Juiz de Fora
Fazer o bem é ajudar a si mesmo: conheça histórias de voluntários que fazem a diferença em Juiz de Fora
ASSISTA: Temperaturas baixas aumentam chance de infarto
Temperaturas baixas aumentam chance de infarto
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Éderson começou a se destacar para o futebol em projeto do bairro Tiradentes
A ansiedade tomou conta do Bairro Tiradentes, em Campo Grande, neste sábado (13), horas antes da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 contra o Marrocos. Mesmo começando a partida no banco de reservas, o volante sul-mato-grossense Éderson segue sendo o principal motivo da mobilização de familiares, amigos e vizinhos, que se reuniram para acompanhar o jogo e torcer por uma oportunidade do atleta em campo.
Na casa da avó do jogador, a movimentação começou ainda durante a tarde. A família abriu as portas para receber moradores da região, que atenderam ao convite feito pelas redes sociais pela mãe do atleta, Edilene dos Santos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Segundo ela, a convocação de Éderson trouxe um clima diferente para a torcida brasileira em Campo Grande.
"Depois da convocação dele, parece que deu um ânimo a mais na Seleção. Estamos esperando primos, vizinhos, amigos e familiares. Todo mundo quer estar aqui para assistir ao jogo junto", contou.
Embora o volante não apareça entre os titulares, a expectativa de vê-lo entrar durante a partida permanece alta. Para a família, apenas estar entre os convocados para uma Copa do Mundo já representa a realização de um sonho.
"Ele está muito feliz, muito focado. É um sonho realizado estar com a Seleção principal. A gente continua torcendo para que ele tenha uma oportunidade no jogo", disse a mãe.
Rua pintada e torcida organizada
Moradores se reuniram para fazer pinturas em homenagem ao Brasil e ao jogador campo-grandense.
Isabelly Melo, TV Morena
O clima de Copa também tomou conta das ruas do bairro. Moradores se reuniram para fazer pinturas em homenagem ao Brasil e ao jogador campo-grandense. Entre os desenhos estão referências à taça do Mundial e mensagens de apoio à Seleção.
A irmã mais nova de Éderson, Luísa Victoria dos Santos Cruz, de 9 anos, participou da decoração e não escondeu a emoção.
"Foi corrido e a chuva atrapalhou um pouco, mas deu tudo certo. Meu coração está acelerado. Acho que o Brasil vai vencer", afirmou.
Além das pinturas, uma das camisas usadas pela família resume o sentimento da comunidade: "De Campo Grande-MS para o mundo".
Orgulho para Mato Grosso do Sul
Familiares, amigos e vizinhos se reunem para acompanhar o jogo
Isabelly Melo, TV Morena
Convocado pelo técnico Carlo Ancelotti após deixar as férias para se apresentar à Seleção, Éderson se tornou um dos representantes de Mato Grosso do Sul no maior torneio do futebol mundial.
Mesmo entre os reservas na estreia, a presença do volante na Copa já é motivo de celebração para quem acompanhou sua trajetória desde os campos do Bairro Tiradentes.
Enquanto a bola não rola, a expectativa é dupla: pela primeira vitória do Brasil no Mundial e pela chance de ver o campo-grandense sair do banco e entrar em campo diante do Marrocos.
Quando serão os jogos do Brasil?
Confira a seguir quando o Brasil joga:
Brasil x Marrocos — 1ª rodada: 13 de junho (sábado), às 19h de Brasília (18h no horário local), no Estádio MetLife, em New Jersey-Nova York/Estados Unidos.
Brasil x Haiti — 2ª rodada: 19 de junho (sexta-feira), às 21h30 de Brasília (20h30 no horário local), no Estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia/Estados Unidos.
Escócia x Brasil — 3ª rodada: 24 de junho (quarta-feira), às 19h de Brasília (18h no horário local), no Estádio Hard Rock, em Miami/Estados Unidos.
Caso termine a fase de grupos na liderança da chave, o Brasil terá pela frente nas oitavas de final o segundo colocado do Grupo F, formado por Holanda, Japão, Tunísia e Suécia. Além disso, a primeira posição garante que a seleção brasileira permaneça nos Estados Unidos ao longo de toda a disputa do Mundial.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Homem morre após ser baleado em avenida de Votorantim (SP)
Reprodução/Polícia Militar de Jundiaí
Um homem de 41 anos morreu baleado em Votorantim (SP) neste sábado (13). O crime ocorreu de madrugada, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Agora no g1
Conforme a secretaria, policiais militares atenderam uma ocorrência em que uma pessoa havia sido baleada na Avenida Gisele Constantino. A vítima foi socorrida e levada à UPA Central, mas não resistiu aos ferimentos.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado no 3° Distrito Policial de Votorantim como homicídio e localização e apreensão de veículo. O caso segue em investigação.
LEIA MAIS:
Corregedoria afasta conselheiro tutelar que atendeu família 100 dias antes de bebê de 1 ano morrer com sinais de abuso em Sorocaba
Prefeitura de Jundiaí suspende aprovação de novos empreendimentos por 6 meses
Casal de Sorocaba chama atenção por ter 'Amor' como sobrenome oficial: 'Ninguém acredita'
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Denner Botassio, de 24 anos, matou a companheira Thalya Andréya Canhim Nunes, de 21 anos em Dracena (SP)
Reprodução/redes sociais
O homem de 24 anos, suspeito de matar a companheira de 21 anos em Dracena (SP), foi assistir a um jogo de futebol na casa de um colega após cometer o crime, aponta a investigação. O corpo de Thalya Andréya Canhim Nunes foi encontrado no sábado (6).
Segundo a Polícia Civil, o suspeito informou, durante interrogatório, que ele e a jovem teriam brigado por causa de supostas mensagens trocadas pela vítima com outra pessoa. Durante a discussão, ele teria matado a vítima.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Conforme a apuração do g1, o homem foi identificado como Denner Botassio. Após o crime, ele foi para a casa do colega assistir à partida de futebol. Ao retornar ao imóvel onde estava o corpo de Thalya, o suspeito decidiu forjar a cena para fazer o caso parecer um suicídio.
Thalya Andreya Canhim Nunes, de 21 anos, morta pelo companheiro em Dracena (SP)
Reprodução/redes sociais
Denner ainda disse à polícia que a discussão começou no quarto do casal e, após o crime, ele levou o corpo da vítima para um cômodo nos fundos da casa, onde a Polícia Militar encontrou a vítima na manhã de sábado.
O homem também confirmou à polícia que passou a noite de sábado para domingo na casa, junto das filhas do casal, e deixou o imóvel novamente nas primeiras horas da manhã de domingo (7).
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Investigado por feminicídio
O suspeito do crime foi preso no local onde trabalhava, nesta sexta-feira (12), em Dracena, durante a Operação Florescer, por equipes da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE).
Ainda conforme a polícia, o caso foi registrado inicialmente como morte suspeita, após Thalya Andréya Canhim Nunes ter sido encontrada morta em um cômodo nos fundos da casa.
O suspeito havia ido à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Dracena, acompanhado por um advogado, e negado qualquer envolvimento na morte da jovem.
Ao decorrer das investigações, a polícia ouviu diversas pessoas ligadas à vítima e ao investigado, entre elas, familiares e pessoas próximas, que relataram o histórico de convivência do casal e as circunstâncias que antecederam o crime.
A partir das investigações, a polícia identificou que o homem teria tentado alterar a cena do crime e construir uma falsa narrativa de suicídio. Ainda conforme a polícia, o crime ocorreu na presença de crianças que moram na casa. Caso segue sob investigação.
Initial plugin text
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Homem morre após passar mal dentro de carro na Rodovia dos Imigrantes, em Cubatão (SP)
Artesp
Um homem, de 66 anos, morreu após passar mal dentro de um carro na Rodovia dos Imigrantes, em Cubatão (SP). Conforme apurado pelo g1, ele estava no banco do passageiro quando apresentou o mal-estar.
De acordo com a concessionária Ecovias Imigrantes, a ocorrência foi registrada às 17h43 de sexta-feira (12), na altura do km 55 da rodovia, no sentido capital. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), os ocupantes do automóvel perceberam que o idoso não respondia aos chamados e acionaram o resgate.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em nota, a SSP-SP acrescentou que equipes de socorro realizaram manobras de reanimação, mas o homem não resistiu e teve a morte constatada no local. Ainda de acordo com a pasta, não foram encontrados sinais aparentes de violência na vítima.
A Polícia Civil requisitou perícia no local e no veículo, além de exames necroscópico e toxicológico ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Cubatão como morte suspeita.
Agora no g1
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Piauí de Riquezas - 13/06/2026
O programa Piauí de Riquezas deste sábado (13), Dia de Santo Antônio, destacou a cultura, a fé e o trabalho de piauienses durante o período junino. Entre as histórias, a reportagem mostrou a produção de roupas de quadrilha em Teresina.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Em Teresina, a produção de figurinos e adereços para quadrilhas começa meses antes das festas e ajuda a movimentar a economia local.
A costureira Cleide Vieira, presidente da quadrilha junina Explosão Estrelar, em Teresina, mantém um ateliê onde produz as roupas do grupo. Segundo ela, o trabalho é planejado ao longo de todo o ano e gera empregos em várias áreas.
"Aqui a gente só para uma semana, só paramos de dançar em agosto. Aí dou uma respirada e já pergunto o tema do próximo ano.", iniciou.
"Temos costureiro, aderecista, metalúrgico, marceneiro, maquiador, sapateiros e outros. Não é só uma pessoa, cada ramo tem uma ou duas pessoas. A maioria dos materiais e tecidos são comprados aqui em Teresina. Movimenta a cultura daqui pois quase toda a quadrilha é daqui", completou a presidente da quadrilha junina.
O programa também mostrou receitas típicas e histórias de artesãos e permissionários piauienses que mantêm viva a cultura junina. A íntegra está disponível no Globoplay.
Piauí de Riquezas destaca trabalho de artesãos e festejos juninos no estado
TV Clube
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Grãos de café em plantação
Adriano Machado/Reuters
O café produzido no Circuito das Águas Paulista recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG). O reconhecimento foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e anunciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Na prática, a Indicação Geográfica funciona como um "certificado de exclusividade". O selo garante que um produto tem características únicas e qualidade superior por causa da região onde é feito e do modo como é produzido.
☕ No caso do Circuito das Águas Paulista, a certificação está relacionada ao café produzido em nove municípios:
Águas de Lindóia
Amparo
Holambra
Jaguariúna
Lindóia
Monte Alegre do Sul
Pedreira
Serra Negra
Socorro
A entidade responsável pela Indicação Geográfica é a Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (Acecap).
Dia Mundial do Café: Brasil mantém liderança mundial nas exportações do grão
Tradição e altitude
🌱 Para conceder o título, o INPI levou em conta a geografia e a história local. O cultivo ocorre em áreas de altitude na Serra da Mantiqueira, o que influencia diretamente o sabor do grão.
Além disso, a região mantém a tradição cafeeira desde o final do século 19, impulsionada pela chegada de imigrantes italianos e portugueses.
O registro delimita a área exata de produção e define quem pode usar o nome do território. Com isso, o estado de São Paulo passa a ter 15 produtos com Indicação Geográfica. Desses, sete são da cadeia produtiva do café, segundo o Mapa.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Santa Casa de Barra do Piraí
Divulgação/PMBP
Uma idosa, de 70 anos, ficou ferida em um acidente envolvendo um carro e uma moto no fim da manhã deste sábado (13) na Rodovia RJ-145, em Barra do Piraí (RJ). A colisão aconteceu na altura do km 54, no bairro Belvedere.
Segundo a Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), o automóvel trafegava pela rodovia quando bateu na motocicleta, que seguia na direção oposta da via. Com o impacto, a idosa sofreu ferimentos e precisou ser socorrida por equipes do Corpo de Bombeiros no local.
Ainda de acordo com o CPTRAN, a vítima foi encaminhada para a Santa Casa. Um homem, de 55 anos, e uma mulher, de 58, que também se envolveram na ocorrência, saíram ilesos.
Vídeos em alta no g1
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
O local do acidente passou por perícia e o caso foi registrado na delegacia de Barra do Piraí, que vai investigar as circunstâncias da colisão.
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Arrastão do Pavulagem em Belém
Filipe Bispo / Instituto Arraial do Pavulagem
O Instituto Arraial do Pavulagem realiza neste domingo (14) o primeiro Arrastão do Pavulagem 2026, em Belém. O evento marca o início de uma série de quatro cortejos culturais que devem reunir milhares de pessoas no centro da capital paraense.
O Arrastão transforma as ruas da cidade em um grande encontro de música, dança, cultura popular e participação coletiva. Segundo a organização, mais de 1.200 brincantes do Batalhão da Estrela participam do cortejo, com público estimado em cerca de 35 mil pessoas.
“Foram cerca de 40 dias de oficinas, ensaios e preparação para chegarmos a este momento. O Batalhão da Estrela se dedicou muito e agora está pronto para ocupar as ruas de Belém com toda a energia que faz dos Arrastões do Pavulagem uma grande celebração da cultura popular”, afirma Júnior Soares, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem.
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
Os Arrastões do Pavulagem 2026 ocorrem nos dias:
14 de junho
21 de junho
28 de junho
5 de julho
Aparição do Boi Pavulagem
Um dos momentos mais aguardados do primeiro Arrastão ocorre pouco antes da saída do cortejo, quando o Boi Pavulagem faz sua primeira aparição pública do ano na varanda do Theatro da Paz.
Exclusivo deste primeiro dia, o momento também marca a apresentação da nova roupagem do boi, renovada anualmente por artesãos do Boi Malhadinho, parceiros históricos do Instituto.
Arrial do Pavulagem
Thais Costa e Geovane Brito/Montagem g1
Tema de 2026
Os Arrastões do Pavulagem 2026 têm como tema “Bandeira de Guarnição”. A proposta apresenta duas dimensões: uma ligada à força que orienta e protege diante das adversidades; e outra relacionada às ações do Instituto, que promovem uma brincadeira baseada na convivência, partilha de saberes e cuidado coletivo.
O Arraial do Pavulagem é reconhecido como Patrimônio Cultural de Belém, do Estado do Pará e, mais recentemente, como Manifestação da Cultura Nacional.
Cortejo dá início aos festejos comandados pelo Arraial do Pavulagem em Belém
Os Arrastões do Pavulagem 2026 têm criação e produção do Instituto Arraial do Pavulagem, apresentação da Lei Semear, Fundação Cultural do Pará, patrocínio da Equatorial Energia, parceria de Ferry Boat Amazonas, Blois & Oliveira Assessoria Contábil, Espaço Ideia Soluções, Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis e Point do Açaí D'Amazônia, além de apoio cultural da Prefeitura de Belém, Sesc (PA), TV Liberal e Secretaria de Estado de Cultura.
Serviço
• 14 de junho (domingo)
• Participação gratuita.
Horários:
• Às 9h concentração com show da Roda Cantada: 📍 Praça da República
• Aparição do Boi Pavulagem: 📍 Varanda do Theatro da Paz
• Às 10h saída do Arrastão: 📍 Praça da República
Trajeto:
• Theatro da Paz → Avenida Presidente Vargas → Rua Municipalidade → Praça Waldemar Henrique
• Show do Arraial do Pavulagem: 📍 Praça Waldemar Henrique
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Prédio em Goiânia coloca bandeiras do Brasil em sacadas
Em clima de Copa do Mundo, um prédio de Goiânia chamou a atenção com bandeiras hasteadas em cada andar. Um vídeo publicado pela corretora de imóveis Marillia Gabriella mostra a ideia diferente (veja acima).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O vídeo foi publicado nas redes sociais da corretora no dia 7 de junho. Na gravação, Marillia mostra o residencial em frente à praça T-23, no Setor Bueno, enfeitado com uma bandeira por andar e elogia a ideia.
"Nesse prédio aqui, estão bem animados com a Copa do Mundo. Todos os moradores com as bandeiras do Brasil na fachada. Ficou maravilhoso! Parabéns pela criatividade", elogiou.
LEIA TAMBÉM:
Quem é o árbitro brasileiro que irá apitar o jogo de abertura da Copa do Mundo 2026 e faz sucesso nas redes
Escolas de Goiás oferecem merenda inspirada em países campeões da Copa do Mundo
Das cores do Brasil a imagens de Neymar: veja ruas que chamam atenção em Goiás pela decoração para a Copa
Nos comentários da publicação, os internautas também elogiaram a ideia.
"Top, top! Amei! Ficou lindo! Vamos com tudo, Brasil, rumo ao hexa", pontuou uma. "Ficou simplesmente maravilhoso", afirmou outra.
Prédio goiano entra em clima de Copa do Mundo com bandeiras do Brasil em todos os andares, em Goiás
Reprodução/Instagram de Marillia Gabriella
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Segundo a Polícia Civil, as investigações apontaram um homem de 20 anos como um dos suspeitos do crime.
PJC-MT
O corpo de um homem de 28 anos foi encontrado decapitado às margens do Rio Garças, próximo ao Anel Viário, em Barra do Garças, nesta sexta-feira (12). A vítima foi identificada como Richard Rodrigo dos Santos.
Segundo a Policia Militar, o agentes foram acionados após uma denúncia sobre a presença de um corpo no rio. Durante buscas realizadas nas margens do Rio Garças, equipes localizaram o cadáver parcialmente dentro da água, na divisa entre Barra do Garças e Pontal do Araguaia.
O local foi isolado para os trabalhos da Polícia Civil e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Devido à dificuldade de acesso, o Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o corpo com o auxílio de uma embarcação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Agora no g1
Inicialmente, o caso foi registrado como encontro de cadáver. No entanto, após a retirada do corpo e análise preliminar da perícia, a ocorrência passou a ser investigada como homicídio. Conforme a Polícia Civil, além da decapitação, foram identificadas diversas perfurações compatíveis com golpes de faca.
A identificação da vítima foi feita por familiares no Instituto Médico Legal (IML), por meio de tatuagens e das roupas que ela usava. Richard estava desaparecido havia cerca de dois dias.
Segundo a Polícia Civil, as investigações apontaram um homem de 20 anos como um dos suspeitos do crime.
O caso segue em investigação.
Tutores de animais levam cães para festas, em Campina Grande, durante o São João
Maria Eloisy/Arquivo Pessoal
Passear com os cães pelo Parque do Povo durante o São João já se tornou um programa frequente para um grupo de tutores em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. A iniciativa reúne amantes de pets que aproveitam o clima da festa para circular com os animais pelo principal palco dos festejos juninos da cidade.
O grupo, chamado "Aumigos Campina Grande", foi criado por Maria Eloisy, tutora de Odin, um husky siberiano, e tem atraído a atenção de visitantes, que costumam parar para fotografar os cães.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
O projeto surgiu em junho de 2025, durante o período junino, e, um ano depois, já reúne cerca de 40 integrantes. Assim como Maria Eloisy, os participantes costumam levar os pets para passeios no Parque do Povo e no Parque Evaldo Cruz. Além de promover a socialização entre tutores, a iniciativa busca estimular a convivência entre os animais e incentivar atividades que contribuem para o bem-estar e a saúde dos cães.
"Aí a gente criou o grupo com o intuito de se organizar e fazer grandes passeios com os pets de CG. Nossa concentração é sempre no parque Valdo Cruz e o grupo dos cães aumentaram de lá para cá. Agora a gente tem mais ou menos 45 membros", explicou.
Segundo Maria Eloisy, os encontros e passeios em grupo ajudam os cães a se acostumarem gradualmente com ambientes movimentados. Com essa preparação, os animais tendem a ficar mais tranquilos em locais com grande circulação de pessoas e som elevado, como os festejos juninos. Ela destaca que todas as atividades são planejadas com foco no bem-estar e na segurança dos pets.
"Sobre o encontro quando tem mais de um evento lá no Evaldo Cruz, a gente sempre faz a concentração ali no Espaço Pet e eles ficam mais familiarizados entre si lá no espacinho deles mesmo. Então com o barulho de festividades nessa época do São João a gente não tem muito atrito não", disse.
A tutora de Odin conta também que nem todos os membros do grupo levam os cães para o São João, por isso depende da personalidade dos animais. O cachorro que ela cuida é, segundo ela, mais sociável e, por isso, ela consegue levar. Ano passado, ela fez fotos e vídeos dele no Parque do Povo.
“Sobre os passeios, realmente, decorrendo pelo Parque do Povo, não são todos que levam. Eu sou tutora do Odin. Odin é bem sociável, nunca fica estressado com as pessoas. Bem amigável. Eu o levo, Inclusive o levei ano passado e tiraram várias fotos dele. Mas não são todos os pets, até pela ansiedade de muita gente lá”, ressaltou.
Antes de seguir para o Parque do Povo, o grupo costuma se reunir no Parque Evaldo Cruz para um momento de preparação. De acordo com Maria Eloisy, nesse período os cães recebem água e alimentação, enquanto os tutores aproveitam para fazer uma pausa, se alimentar e organizar os últimos cuidados antes de participar da festa com os animais.
"Sobre a manutenção do espaço que a gente utiliza lá do Evaldo Cruz, a gente sempre faz o básico que funciona. A gente se organiza com a hidratação dos pets e a alimentação, até porque quando a gente faz os encontros a gente sempre consegue fazer um lanche para a gente e organizando a hidratação, a água e a comida deles também", contou.
Tutores fazem a concentração no Parque Evaldo Cruz, antes dos festejos, em Campina Grande
Maria Eloisy/Arquivo Pessoal
Turistas pedem foto para o grupo
Durante os passeios pelo Parque do Povo, os cães costumam atrair a atenção de moradores e turistas. Segundo Maria, é comum que visitantes abordem os tutores para pedir fotos com os animais, especialmente por considerarem inusitada a presença dos pets em meio à programação do São João.
"É muito interessante ver como turistas ou o pessoal mesmo da cidade, como eles interagem com os animais. Sempre quando eles veem é uma coisa que chama a atenção, vários pés juntos brincando, uma comunidade realmente. Sempre eles pedem para tirar foto, para ver se é uma comunidade, fazer parte. E assim o grupo também está crescendo por conta dos eventos que gente promove e o pessoal vai entrando se interessando", disse.
Para Maria, a iniciativa vai além dos passeios durante o período junino. A tutora afirma que o projeto proporciona satisfação por contribuir para a socialização dos animais e fortalecer os laços entre os participantes. Segundo ela, os encontros funcionam como um momento de lazer e descontração, beneficiando tanto os cães quanto os próprios tutores.
"É muito prazeroso fazer e promover os encontros. É sempre bem dinâmico, o pessoal fica conversando com a gente, faz um lanchezinho com a gente, enquanto os pés ficam brincando, é bem dinâmico. Enquanto eles liberam a ansiedade o estresse de dentro de casa lá com os outros, a gente fica conversando", ressaltou.
Agora no g1
São João 2026 em Campina Grande
Solange Almeida no São João 2026 de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
O São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, concedido pelo Instituto Ranking Brasil em julho de 2022. Para o instituto, os números da festa são impressionantes, o que a consolidou como a maior do país.
A festa teve início no dia 4 de junho de 1983 de forma improvisada em uma palhoça montada na área, onde hoje é o Parque do Povo, para que as pessoas dançassem forró. Em cinco anos, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil.
Com o sucesso da festa nos três primeiros anos, em 1986 a prefeitura começou a construir o Parque do Povo, local onde a festa permanece acontecendo.
Cinco anos depois da criação, o São João de Campina Grande já era uma festa de grande proporção pelo nome e pelo tempo de duração. Por isso, em 1987 o “Maior São João do Mundo” foi incluído no calendário oficial do Instituto Brasileiro de Turismo.
Na penúltima edição da festa, em 2024, mais de 2,93 milhões de pessoas passaram pelo Parque do Povo durante o evento. Do número, mais de 80 mil eram turistas, e cerca de 245 mil excursionistas que viajaram para conhecer a festa. A expectativa é que o público total do São João 2025 de Campina Grande passe de 3 milhões de pessoas.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Mulher fica ferida após ser atropelada por moto em Barra do Piraí
Divulgação/PMBP
Uma mulher, de 50 anos, ficou ferida após ser atropelada por uma moto na sexta-feira (12) no Centro de Barra do Piraí (RJ). O acidente aconteceu na Rua Paulo de Frontin, em frente à Praça Júlio Braga
Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a vítima recebeu os primeiros socorros no local após sofrer ferimentos nas costas e uma fratura na perna direita. Em seguida, ela foi encaminhada pelas equipes de resgate para o Polo de Emergência, na Santa Casa.
O g1 entrou em contato com a unidade médica para atualizar o estado de saúde da paciente e aguarda reposta.
Vídeos em alta no g1
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Até a publicação desta reportagem, as circunstâncias do acidente eram desconhecidas.
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Universidade Aberta do Brasil abre vagas para cursos técnicos gratuitos em Itapetininga
Divulgação/Prefeitura de Itapetininga
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) abriu vagas para cursos técnicos gratuitos em Itapetininga (SP). As vagas são voltadas para quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação profissional à distância. Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de junho, no site, mediante pagamento da taxa.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Agora no g1
Segundo a prefeitura, estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Segurança no Trabalho e Técnico em Qualidade, oferecidos pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. As formações são voltadas ao desenvolvimento de competências requisitadas no mercado de trabalho.
Os cursos contam com o apoio presencial do polo UAB em Itapetininga. Para outras informações, os candidatos podem acessar o edital por meio do link.
Os interessados em participar dos cursos devem ficar atentos, pois o processo seletivo será realizado por meio de sorteio eletrônico.
Initial plugin text
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Mulher morre após ser jogada de altura de 40 metros sem cordas em rope jump
Três pessoas de 42, 32 e 27 anos serão investigadas por homicídio com dolo eventual após a morte da jovem lançada sem corda em um salto de rope jump, neste sábado (13), em Limeira (SP). Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, não resistiu ao cair da plataforma de 40 metros de altura.
As identidades dos suspeitos não foram divulgadas até a publicação dessa reportagem, mas a polícia informou que eles atuavam na atividade. Um era bombeiro civil e os outros ajudavam nos preparativos para os saltos. Inicialmente, seis haviam sido detidos, mas três foram liberados.
O advogado Rafael Gomes dos Santos, que representa os três presos, afirmou que o rope jumping não é regulamentado, mas também não é proibido. Segundo ele, eventos semelhantes já foram realizados na Ponte do Esqueleto sem intervenção do poder público.
O defensor informou ainda que a atividade deste sábado reunia cerca de 100 participantes e classificou o caso como uma "triste fatalidade", destacando que os envolvidos praticam o esporte há anos sem histórico de acidentes.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura vai processar Governo Federal por omissão em ponte
Empresa cobrava R$ 180 por salto e tinha outras 5 datas agendadas
Jovem fez post antes do acidente: 'Quem foi o doido que deixou eu vir pular de uma ponte?'
'Era para ser eu', diz homem que saltaria antes de jovem lançada sem corda em rope jump
Homicídio com dolo eventual é quando a pessoa não quer diretamente matar alguém, mas assume o risco de que a morte possa acontecer ao praticar determinada conduta. No Direito Penal, existe diferença entre:
dolo direto: quando há intenção clara de matar;
dolo eventual: quando a pessoa prevê que sua atitude pode causar a morte, mas mesmo assim decide agir;
culpa: quando não há intenção nem aceitação do risco, mas ocorre negligência, imprudência ou imperícia.
Vídeo registrou salto e desespero
Mulher morre em salto de bungee jump no interior de SP; testemunha diz à PM que empresa esqueceu de colocar corda
Reprodução
Uma testemunha disse à PM que os funcionários da empresa responsável esqueceram de colocar o equipamento antes do salto. Em um vídeo divulgado nas redes sociais é possível ver o momento em funcionários carregam a vítima até a plataforma. Eles a jogam e, instantes depois, é possível ouvir vozes exclamando: "a corda", "gente, a corda". Assista acima – as imagens são fortes.
Os homens das imagens aparecem usando camisetas das empresas Entre Cordas e Ih Voei. Até a última atualização desta reportagem, o g1 não havia conseguido contato com representantes de nenhuma das duas.
Nesta tarde, a Prefeitura de Limeira informou que vai processar o Governo Federal por omissão na Ponte do Esqueleto, de onde a jovem saltou. Segundo a administração municipal, a esfera seria responsável por pela fiscalização, manutenção e controle de acesso do local (entenda mais detalhes abaixo).
Seis pessoas foram presas
Imagem mostra suspeitos chegando na delegacia após exame de corpo de delito
Reprodução
A ocorrência foi na trilha da Ponte do Esqueleto. Ainda segundo a PM, dois homens fugiram do local e só foram localizados com a ajuda do helicóptero Águia, que precisou realizar buscas na mata.
Ao todo, seis pessoas foram presas, mas três foram librados. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas o óbito foi constatado ainda no local.
O caso foi levado ao 2º Distrito Policial de Limeira.
Jovem fez post antes do acidente: 'quem deixou?'
Jovem morta após salto de rope jump sem corda em Limeira fez post antes do acidente
Reprodução/Redes Sociais
Maria Eduarda havia publicado registros do passeio momentos antes do acidente. Em uma sequência de stories postada no Instagram, ela mostrou o local da atividade, as pulseiras de identificação para o salto e imagens de representantes da empresa responsáveis pulando da ponte com equipamentos.
Uma das postagens, que marca o horário de 7h31, mostra o local onde ocorreria a atividade. Na foto é possível ver um banner da empresa "Entre Cordas" e a frase deixada pela vítima: "Quem foi o doido que deixou eu vir pular de uma ponte???".
No perfil do Instagram, Maria Eduarda, que era de Jandira (SP), publicava fotos de atividades ao ar livre e contato com ambientes de natureza. A descrição do perfil cita formações em educação física e gestão esportiva e torcida para o Santos Futebol Clube.
Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, morta após ser lançada em rope jump sem corda
Reprodução/Instagram
Empresa tinha outras cinco datas anunciadas em SP e MG
A empresa responsável pelo salto cobrava R$ 180 pela atividade e tinha outras cinco datas agendadas para os próximos meses. Ao procurar a empresa para comentar o acidente, a reportagem recebeu uma mensagem automática com a agenda de saltos da Entre Cordas.
O conteúdo listava eventos futuros em São Paulo e Minas Gerais, além dos valores cobrados dos participantes. Para a Ponte do Esqueleto, onde ocorreu o acidente, havia vagas para a última sexta-feira (12) e para este sábado (13).
A empresa também anunciava uma nova data no local para 11 de julho. Em Rio Claro (SP), os saltos marcados para 14 de junho e 12 de julho custavam R$ 210. Já em Minas Gerais, as atividades previstas para 18 e 19 de julho saíam por R$ 250.
Prefeitura diz que vai processar Governo Federal por omissão
A Prefeitura de Limeira (SP) informou que vai processar o Governo Federal por omissão na Ponte do Esqueleto. Em nota divulgada durante a tarde, a administração municipal disse que “vinha adotando medidas administrativas e cobrando providências junto aos órgãos federais responsáveis pela área” e que a tragédia “torna insustentável e inaceitável a continuidade dessa omissão”.
Segundo a Prefeitura, a responsabilidade pela fiscalização, manutenção e controle de acesso à Ponte do Esqueleto é exclusivamente do Governo Federal. A administração municipal e a Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Bruna Magalhães, já haviam encaminhado ofícios aos órgãos responsáveis cobrando medidas de segurança. "Nenhuma providência concreta foi adotada", pontuou.
Infográfico - Mulher morre ao ser jogada sem cordas em salto de rope jump
Arte/g1
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.
Barragem do projeto Rio Formoso
Divulgação/Governo do Tocantins
Três barragens localizadas em Formoso do Araguaia, no sul do Tocantins, são alvo de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), que aponta risco nas estruturas. O órgão pediu à Justiça a suspensão da autorização de uso das barreiras artificiais e alertou que o risco extrapola a dimensão ambiental, alcançando a segurança da população.
A ação foi proposta contra o Governo do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Distrito de Irrigação Rio Formoso (DIRF), responsáveis pela administração, fiscalização e operação das estruturas. (Veja posicionamento abaixo).
As barragens Taboca, Calumbi I e Calumbi II são responsáveis pelo armazenamento de água utilizada em áreas de cultivo da região do Rio Formoso e foram construídas entre 1979 e 1982.
De acordo com o MP, inspeções realizadas ao longo dos anos pelo Naturatins classificaram as três barragens na Classe A, categoria que reúne estruturas com alto risco e alto dano potencial associado. Os documentos técnicos apontariam problemas como infiltrações, processos de erosão interna, trincas, vegetação arbórea sobre os taludes, deterioração de componentes estruturais e ausência de sistemas adequados de monitoramento.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Agora no g1
A Barragem Taboca chama atenção por acumular cerca de 142 milhões de metros cúbicos de água, possuir 25 metros de altura e quase 10 quilômetros de extensão de diques. Segundo o MP, a estrutura chegou a registrar um rompimento parcial em 2002. Em 2025, uma avaliação do Naturatins teria elevado sua classificação ao maior nível de risco já registrado.
Além da suspensão da autorização de uso, o Ministério Público pediu que sejam iniciadas, em até 30 dias, obras emergenciais para conter infiltrações, erosões internas, trincas e desmoronamentos.
O Distrito de Irrigação Rio Formoso informou que não tinha conhecimento da ação. O g1 entrou em contato com o Governo do Tocantins para solicitar um posicionamento sobre o caso, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Já o Naturatins informou que as barragens Taboca, Calumbi I e Calumbi II estão regularizadas e são monitoradas periodicamente pelo órgão. Segundo o instituto, as últimas avaliações de segurança foram realizadas em 2025, antes do início das intervenções na Barragem Taboca. O órgão também afirmou que equipes técnicas acompanharam as obras e realizaram vistorias no local. (Leia íntegra abaixo).
LEIA MAIS
Motorista que recebeu R$ 131 milhões por engano chegou a ter conta classificada como 'VIP' em 2023; caso segue na Justiça
Da terceirização às prisões: veja a cronologia da investigação envolvendo as UPAs de Palmas
Lucy Alves, Companhia do Calypso e Moleca 100 Vergonha estão entre as atrações do 34º Arraiá da Capital
A ação civil pública solicitou ainda as seguintes medidas:
Elaboração e apresentação dos Planos de Segurança de Barragem no prazo de 60 dias;
Elaboração e apresentação dos Planos de Ação de Emergência no prazo de 60 dias;
Implantação de monitoramento periódico da qualidade da água, incluindo análises de resíduos de agrotóxicos utilizados na região em até 30 dias.
Mapas de inundação são opções levantadas como possibilidade e necessidade para indicar rotas de fuga e áreas de risco para a população.
Íntegra da nota Naturatins
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informa que as barragens Taboca, Calumbi I e Calumbi II, localizadas no município de Formoso do Araguaia, encontram-se regularizadas no órgão ambiental estadual, por meio das respectivas outorgas de direito de uso dos recursos hídricos e licenças ambientais emitidas pelo Naturatins.
O Naturatins, por meio do seu setor de Segurança de Barragens, realiza o acompanhamento contínuo dessas estruturas com base na metodologia de classificação de risco prevista na Política Nacional de Segurança de Barragens. A última atualização anual dos Relatórios de Inspeção de Segurança de Barragens (RISB) e dos Ofícios de Inconformidade de Segurança de Barragens (OISB) das referidas estruturas ocorreu em 2025, antes do início das intervenções realizadas na Barragem Taboca. Durante o período inicial das obras e das investigações relacionadas ao empreendimento, equipes técnicas do setor de Segurança de Barragens realizaram vistorias e acompanhamentos em campo.
Já a Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), responsável pela gestão e operação das estruturas, vem apresentando informações e manifestações técnicas nos autos do processo, bem como adotando as providências necessárias para atendimento das exigências relacionadas à segurança das barragens, conforme determinado pelos órgãos competentes.
Por fim, entre as providências a serem adotadas, o setor de Segurança de Barragens do Naturatins realizará nova inspeção técnica nas estruturas, com o objetivo de verificar a evolução das medidas corretivas e das soluções implementadas para sanar as inconformidades anteriormente apontadas, assegurando o acompanhamento permanente das condições de segurança das barragens e a proteção da população e do meio ambiente.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Idoso relata agressões por seguranças do Hospital de Base de Rio Preto (SP)
Divulgação
A Polícia Civil investiga uma denúncia de agressão envolvendo dois seguranças do Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto (SP). O caso foi registrado na madrugada deste sábado (13).
Segundo o boletim de ocorrência, um homem de 65 anos relatou ter sido agredido após uma discussão com um médico da unidade.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A vítima informou à polícia que procurou atendimento no hospital e foi orientada por uma médica plantonista a aguardar o oncologista em uma sala reservada. No entanto, houve um desencontro, já que o especialista teria procurado pelo paciente na área de atendimento geral.
Veja os vídeos mais acessados no g1
Vídeos em alta no g1
Ainda conforme o registro policial, preocupado com a esposa, que havia passado por uma sessão de quimioterapia e estaria desorientada após deixar a unidade, o homem decidiu ir embora.
Nesse momento, segundo o boletim de ocorrência, teve início uma discussão com o médico oncologista. A vítima afirmou que o profissional elevou o tom de voz e acionou a equipe de segurança.
O homem relatou que, na sequência, dois vigilantes o agrediram fisicamente. Segundo o depoimento, os seguranças teriam utilizado o guarda-chuva da própria vítima para agredi-la, além de empurrá-la contra uma parede.
Ainda de acordo com o relato, um dos seguranças teria tentado sacar uma arma de fogo durante o tumulto. O idoso também afirmou que os óculos e o celular dele foram danificados durante a confusão.
O caso foi registrado como lesão corporal na Central de Flagrantes de São José do Rio Preto. A Polícia Civil solicitou exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e apura as circunstâncias da ocorrência.
O g1 entrou em contato com o Hospital de Base (HB) de Rio Preto, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Caso foi registrado na Central de Flagrantes, em São José do Rio Preto (SP)
Heloísa Casonato/g1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adolescente procurado por tentar matar PM é apreendido no litoral de SP
Um adolescente, de 17 anos, procurado por tentar matar um policial militar, foi apreendido em Santos, no litoral de São Paulo. Em nota, a corporação informou que o menor foi abordado portando drogas e confessou que vendia os entorpecentes.
Segundo a PM, o adolescente foi localizado durante patrulhamento na Avenida Nilo Peçanha, no bairro Marapé, na manhã de sexta-feira (12). Ele tentou fugir quando os agentes se aproximaram, mas foi alcançado e abordado. Detalhes sobre o caso de tentativa de homicídio contra o policial não foram divulgados oficialmente.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Durante a revista, os PMs encontraram porções de cocaína, crack, maconha e dry ice já embaladas para venda, além de dinheiro em espécie, em quantidade não divulgada, e um celular.
De acordo com a corporação, ao consultarem os sistemas policiais, os agentes verificaram que havia um mandado de busca e apreensão em aberto contra o adolescente por atos infracionais análogos à tentativa de homicídio contra um PM e ao porte ilegal de arma de fogo.
A ocorrência foi registrada na Delegacia da Infância e da Juventude (Diju) como ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Após os procedimentos, o adolescente foi encaminhado à Fundação Casa.
Adolescente é apreendido com drogas em Santos (SP)
Reprodução/Polícia Militar
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Ao todo, foram identificadas 828 chaves Pix relacionadas ao incidente.
Reprodução/TV Gazeta (Imagem ilustrativa)
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informou que identificou um incidente envolvendo consultas indevidas a dados cadastrais vinculados a chaves Pix por meio de um sistema utilizado em ambiente institucional.
De acordo com a corporação, as apurações preliminares apontaram o uso irregular de credenciais de acesso, o que permitiu a realização de consultas não autorizadas no sistema.
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Ao todo, foram identificadas 828 chaves Pix relacionadas ao incidente. As informações acessadas incluem dados cadastrais como nome do titular, CPF, instituição bancária e data de criação da chave.
A Polícia Civil esclareceu que não houve acesso a senhas, saldos, extratos, movimentações financeiras ou qualquer outra informação que permita operações bancárias. Segundo a instituição, os dados acessados não possibilitam transferências, pagamentos ou movimentação financeira.
Os interessados em verificar se foram afetados pelo incidente podem consultar informações por meio do sistema disponibilizado pela Polícia Civil: https://consultachavepix.policiacivil.ma.gov.br/.
Agora no g1
Ainda segundo a PC-MA, até o momento não foram identificadas contas vinculadas ao Governo do Maranhão entre os registros relacionados ao incidente.
Após a identificação do caso, a corporação informou que adotou medidas de contenção e segurança, incluindo a revisão de acessos, análise técnica dos registros do sistema, preservação de evidências e comunicação aos órgãos competentes, entre eles o Banco Central do Brasil.
A Polícia Civil também instaurou procedimentos administrativos e investigativos para apurar o caso, identificar os responsáveis e reforçar os protocolos de segurança da informação e controle de acesso. As investigações seguem em andamento.
Mesmo sem risco de movimentação financeira, a instituição orienta a população a redobrar a atenção com contatos suspeitos por telefone, mensagens, aplicativos, e-mails e links enviados por desconhecidos, evitando compartilhar senhas, códigos de autenticação ou dados bancários.
A PC-MA reforçou ainda que não solicita senhas, transferências, pagamentos, códigos de verificação ou atualização cadastral por telefone, SMS, WhatsApp, e-mail ou links enviados por mensagens.
Policial de folga entra em lagoa e salva casal que caiu de moto durante temporal
Um casal que seguia de motocicleta pelo bairro Esplanada caiu na Lagoa do Interlagos durante o forte temporal que atingiu Montes Claros na noite desta sexta-feira (12).
Os dois foram salvos com a ajuda de um policial militar de folga, que entrou na lagoa para realizar o resgate. Um vídeo (veja acima) que circula nas redes sociais mostra parte da ação, que também contou com o apoio de populares.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Segundo a Polícia Militar, o cabo Silvio Nunes Vieira passava pelo local quando percebeu uma aglomeração de pessoas próxima à ponte da lagoa. Ao se aproximar, constatou que um homem e uma mulher estavam se afogando. Diante da situação, ele entrou na água e, mesmo com dificuldades provocadas pela profundidade da lagoa, conseguiu levar as duas vítimas em segurança até a margem.
Casal caiu em lagoa durante forte chuva em Montes Claros
Reprodução
O motociclista, de 63 anos, contou aos policiais que seguia em direção aos bairros Esplanada/Santa Laura quando perdeu o controle da direção por causa da forte chuva e da enxurrada, caindo na lagoa junto com a passageira. Ainda segundo ele, havia várias pessoas no local, mas apenas o policial teve coragem de entrar na água para ajudá-los.
A motocicleta ficou submersa e, até o encerramento da ocorrência, não havia sido retirada. Após o resgate, o casal e o militar foram encaminhados ao Hospital Alpheu de Quadros para avaliação médica, já que tiveram contato com a água da lagoa, considerada imprópria para contato humano.
LEIA TAMBÉM
Ajudante morre após caminhão bater na traseira de carreta estacionada em Montes Claros
Policial penal morre em tombamento de veículo do sistema prisional na MGC-367
Caminhão carregado com soja tomba e interdita trânsito na Serra de Israel em Unaí
Motorista perde controle da direção após passar por óleo na pista e capota caminhonete na BR-251
Motociclista morre após bater de frente com caminhão e ser arremessado para ribanceira na BR-365
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Público na Arena Copa para assistir a primeira partida do Brasil na Copa do Mundo de 2026
Henrique Coelho / g1
A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo levou milhares de torcedores às ruas neste sábado (13). Telões e arenas montados em bairros do Rio reúnem famílias, grupos de amigos e turistas para acompanhar o jogo de estreia da seleção brasileira contra o Marrocos.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Entre bandeiras, pinturas no rosto, camisas da seleção e muita expectativa pelo início da campanha rumo ao hexa, o clima foi de festa e união em diferentes pontos da região. Confira nas fotos como os cariocas viveram a emoção da estreia brasileira na Copa do Mundo.
Rio entra em clima de Copa e leva torcedores para as ruas para assistir estreia do Brasil
Público lota a Arena Copa para o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2026
Henrique Coelho / g1
Torcedores na Arena Copa no início da partida entre Brasil e Marrocos
Henrique Coelho / g1
Público na Arena Copa para assistir a primeira partida do Brasil na Copa do Mundo de 2026
Henrique Coelho / g1
Show do cantor Arlindinho anima pública na Arena Copa no jogo de abertura do Brasil na Copa do Mundo neste sábado (13)
Henrique Coelho / g1
Cantor Arlindinho anima os torcedores na Arena Copa antes da estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo neste sábado (13)
Henrique Coelho / g1
Sósias dos jogadores Roberto Carlos e Paquetá "da Shopee" na Arena Copa
Henrique Coelho / g1
Torcedores marroquinos na Arena Copa neste sábado (13)
Henrique Coelho / g1
Torcedores preparados e na expectativa na Rua Jorge Rudge, em Vila Isabel, para assistir ao jogo da seleção brasileira contra o Marrocos neste sábado (13)
Marcele Sharmon / Arquivo pessoal
Torcedores preparados e na expectativa na Rua Jorge Rudge, em Vila Isabel, para assistir ao jogo da seleção brasileira contra o Marrocos neste sábado (13)
Marcele Sharmon / Arquivo pessoal
Torcedores na Jorge Rudge, em Vila Isabel, uma das ruas mais famosas pela decoração de Copa do Mundo
Marcele Sharmon / Arquivo pessoal
Telão transmite o 1° jogo do Brasil na Copa do Mundo para torcedores na Rua Jorge Rudge, em Vila Isabel
Silvana Macedo dos Santos Fróes / Arquivo pessoal
Crianças ajudaram a decorar a Rua Jorge Rudge, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, para a Copa do Mundo
Marcele Sharmon / Arquivo pessoal
🟩O g1 Rio está no GloboPop, o novo aplicativo de vídeos curtos verticais da Globo, disponível gratuitamente no seu celular. Lá no app, você pode seguir o palco do g1 Rio para não perder nenhum episódio. Baixe o GloboPop.
Céu de Campo Grande (MS) na tarde deste sábado (13)
Mirian Machado, g1 MS
A chuva ganhou força em Mato Grosso do Sul neste sábado (13) e deixou altos volumes acumulados em várias regiões do estado. Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostram que Campo Grande liderou os registros, com mais de 85 milímetros de chuva em apenas 24 horas.
O maior acumulado foi registrado no Córrego Anhaduzinho, em Campo Grande, onde choveu 85,2 milímetros. Outro ponto da Capital, na região da UPA Aparecida Gonçalves Saraiva, também teve volume elevado, com 67,2 milímetros.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Agora no g1
LEIA MAIS:
Temporal com mais de 5,7 mil raios assusta moradores em Campo Grande; veja vídeo
Mato Grosso do Sul terá chuva forte, ventos de até 60 km/h e frio neste fim de semana
Além da Capital, outras cidades também registraram chuva intensa. Em Bonito, os acumulados chegaram a 60,4 milímetros em uma estação e 44,4 milímetros em outra. Maracaju teve 59,6 milímetros, enquanto Dourados registrou 51,8 milímetros.
Confira os maiores volumes de chuva registrados nas últimas 24 horas:
Campo Grande (Córrego Anhaduzinho): 85,2 mm
Campo Grande (UPA Aparecida Gonçalves Saraiva): 67,2 mm
Bonito: 60,4 mm
Maracaju: 59,6 mm
Dourados: 51,8 mm
Nioaque: 48,8 mm
Dois Irmãos do Buriti: 47 mm
Bonito: 44,4 mm
Três Lagoas: 39 mm
Campo Grande (Jardim Panamá): 38,8 mm
Também houve registros de chuva em Bataguassu (21,4 mm), Aquidauana (20 mm), São Gabriel do Oeste (12,4 mm), Ponta Porã (11,2 mm), Corguinho (6,8 mm), Bela Vista (4,2 mm), Rochedo (3,6 mm), Três Lagoas (1,8 mm) e Itaquiraí (0,6 mm).
Segundo os dados, a chuva ficou concentrada principalmente na região central e sul do estado. Em algumas cidades, o volume registrado em apenas um dia foi suficiente para causar pontos de alagamento, ruas com enxurradas e transtornos no trânsito.
A previsão indica que o tempo segue instável em Mato Grosso do Sul, com possibilidade de novas pancadas de chuva e tempestades isoladas ao longo do fim de semana.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Jovem morre após perder o controle de moto em Curimatá, no Sul do Piauí
Reprodução
O jovem Derik Lincon Jacobina Rocha, de 21 anos, morreu na noite de sexta-feira (12) após perder o controle da moto e cair na PI-413, em Curimatá, no Sul do Piauí. A informação foi confirmada pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI).
Segundo a 2ª Companhia do 7º Batalhão da Polícia Militar (2ª CIA/7º BPM), os policiais souberam do acidente ao encontrarem uma ambulância em alta velocidade a caminho do Hospital Estadual Júlio Borges de Macêdo, em Curimatá.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Agora no g1
No local do acidente, na rodovia que liga Curimatá a Júlio Borges, familiares e testemunhas informaram à polícia que Derik se desequilibrou e caiu da moto enquanto pilotava. Ele estava sozinho.
O rapaz não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar.
As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil do Piauí.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Imagem feita pelo Globocop mostra os policiais investigando chacina na comunidade V8, no bairro do Varadouro, em Olinda, em agosto de 2025
Reprodução/TV Globo
A polícia prendeu na sexta-feira (12) um suspeito de envolvimento em uma chacina que deixou quatro pessoas mortas na comunidade V8, no bairro do Varadouro, em Olinda. A TV Globo apurou que o homem é Vitor Inácio Santos da Silva, de 23 anos, conhecido como "Vitão".
O crime aconteceu no dia 8 de agosto de 2025. Três homens e uma mulher foram assinados. Os nomes e as idades deles não foram divulgados.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Vitor Inácio foi localizado pela polícia em um imóvel no bairro de Salgadinho, também em Olinda. Ele já havia sido preso antes por porte ilegal de arma de fogo e receptação.
Depois de ser preso, o suspeito passou por corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e foi levado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.
O crime
A chacina começou por volta das 2h, quando o primeiro homem foi morto por um grupo rival. Um irmão dele soube do crime e foi tentar vingar a morte do parente.
Durante a tentativa de vingança, o grupo primeiro fez vários disparos contra uma casa na Ilha do Maruim, também em Olinda. De lá, seguiu para a comunidade do V8, onde aconteceu o tiroteio.
Na época, a polícia informou que as mortes eram fruto de uma disputa entre dois grupos rivais pelo controle do tráfico de drogas na comunidade.
Um suspeito foi preso no dia do crime, mas outros envolvidos fugiram. A polícia também apreendeu no local dois revólveres, uma pistola, munições e drogas (veja mais detalhes no vídeo abaixo).
Quatro pessoas morrem em chacina em Olinda; suspeito é preso
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
AO VIVO: assista à programação da NSC TV Saiba telefones, endereços e sites das reportagens exibidas
Motorista sai ileso após caminhão ficar sem freios em descida e capotar em SC
Um motorista saiu ileso mesmo após capotar o caminhão em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, informou a Polícia Militar Rodoviária (PMRv). O acidente ocorreu em uma descida, após o veículo ficar sem freios.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O caso ocorreu na tarde de sexta-feira (12) no km 165 da rodovia SC-480, na região conhecida como Goio-Ên, próximo à ponte do Rio Uruguai. O acidente foi capturado por um câmera de monitoramento.
No vídeo, é possível ver o caminhão vindo em uma descida pela estrada. Em seguida, o motorista já evita uma colisão com outro veículo e sai da rodovia principal.
O condutor joga o caminhão para uma área com grama. O veículo chega em alta velocidade e capota após uma rampa.
O caminhão tem placas de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. O motorista é um homem de 59 anos. Ele saiu ileso, conforme a PMRv.
A causa provável do acidente foi uma falha mecânica, a falta de freios. Houve apenas danos materiais no caminhão.
Caminhão capotou, mas motorista saiu ileso em Chapecó
Montagem Reprodução/NSC TV/PMRv/Divulgação
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Tamanduá-bandeira 'visita' Balneário Municipal e é resgatado no interior de SP
Os frequentadores e funcionários do Balneário Municipal de Panorama (SP) foram surpreendidos nesta semana com uma "visita" ilustre e inesperada.
Na terça-feira (9), um tamanduá-bandeira de grande porte foi avistado caminhando livremente pelas dependências do local, que fica às margens do Rio Paraná.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Diante do risco para a população e para a integridade do próprio animal, a Defesa Civil Municipal foi acionada para realizar o manejo do bicho. A operação de captura contou com a experiência do salva-vidas Paulo Lima, acostumado a lidar com ocorrências envolvendo a fauna silvestre na região.
Ao g1, o salva-vidas contou que o alerta partiu do próprio setor administrativo do ponto turístico.
"Recebi uma ligação do secretário de Turismo sobre um tamanduá no Balneário Municipal, perto das quadras, e fui até o local. Como não tenho um veículo grande, chamei a Defesa Civil, que veio com a caminhonete e colocamos ele dentro de uma caixa", explicou.
LEIA TAMBÉM
Turista fica cara a cara com duas onças-pardas e registra encontro surpreendente no interior de SP
Parque Morro do Diabo é símbolo de preservação em região marcada por incêndios
Cães e gatos sonham? Ciência explica o que acontece no cérebro dos pets durante o sono
A técnica aplicada pelas equipes garantiu que o tamanduá-bandeira fosse contido de forma totalmente segura, sem sofrer nenhum tipo de ferimento. Logo após o resgate bem-sucedido, a Defesa Civil acionou a Polícia Militar Ambiental, que assumiu o caso para dar andamento às diretrizes de preservação da fauna.
"A captura foi com um arco parecendo uma peneira que fiz com uma tela, para não machucar o animal. Já peguei vários com mesmo sistema de captura. Tem que ser rápido e não deixar o animal usar as unhas, que são um perigo. Mas, se for rápido e respeitando o animal com uma técnica, é possível prender e devolver ao ambiente de floresta", disse Paulo.
O animal foi acomodado em uma caixa de transporte apropriada e encaminhado para a cidade de Presidente Prudente (SP), onde passou por uma avaliação veterinária especializada.
Segundo a prefeitura, após a realização de exames clínicos detalhados para constatar que o bicho está saudável e apto, ele será devolvido ao seu habitat por meio de uma soltura.
Tamanduá-bandeira 'visita' Balneário Municipal e é resgatado em Panorama
Paulo Lima/Imagens Cedidas
Tamanduá resgato estava com machucados e foi transportado até Presidente Prudente
Paulo Lima/Imagens Cedidas
Initial plugin text
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Como antiga Fazenda Monte Alegre e coronel transformaram Ribeirão em potência do café
A história de Ribeirão Preto (SP) está diretamente ligada ao café e um dos principais símbolos desse período é a antiga Fazenda Monte Alegre, propriedade que ajudou a transformar a cidade em referência mundial na produção do grão.
O café também consolidou a trajetória do coronel Francisco Schmidt, conhecido como o "Rei do Café". No auge da produção cafeeira, ele chegou a ter 16 milhões de pés de café nas fazendas que administrava, espalhadas pelo interior de São Paulo.
Esta reportagem faz parte da série 'Histórias Escondidas', uma produção especial da EPTV, afiliada da TV Globo, para celebrar os 170 anos de Ribeirão Preto, comemorados em 19 de junho. Curiosidades, personagens marcantes e fatos que pouca gente conhece ajudam a entender a trajetória de uma das cidades mais importantes do estado de São Paulo.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A chegada do café no Brasil
O início do século XVIII marcou a chegada do café ao Brasil, então colônia de Portugal, pelas mãos do português Francisco de Melo Palheta, que trouxe os grãos para a região Norte do país.
Algumas décadas depois, o café já era cultivado no Maranhão e no Pará, expandindo-se depois para o Rio de Janeiro. O primeiro contato do Estado de São Paulo com o produto foi somente na década de 1830, quando o grão chegou ao Vale do Paraíba.
A expansão da cafeicultura na região de Ribeirão Preto ganhou força a partir de 1876, quando o médico e agrônomo Luiz Pereira Barreto passou a divulgar as qualidades da terra roxa para o cultivo do café.
O solo fértil atraiu investidores e produtores para o interior paulista, impulsionando o desenvolvimento econômico de Ribeirão Preto.
Vista de trabalhadores junto à locomotiva e vagões para transporte de café na Fazenda Chimborazo da Companhia Agrícola Ribeirão Preto
Arquivo Histórico de Ribeirão Preto
De acordo com o livro Filhos do Café: Ribeirão Preto da Terra Roxa, antes da chegada do café, a Fazenda Monte Alegre pertencia a João Franco de Moraes Octávio, que se dedicava à criação de gado e à agricultura.
Em 1890, a propriedade foi adquirida por Francisco Schmidt e Arthur Diederichsen. Pouco tempo depois, Schmidt tornou-se o único proprietário da fazenda.
O Rei do Café
Imigrante alemão, Schmidt chegou ao Brasil ainda criança e construiu um império agrícola a partir da compra e administração de fazendas.
Com apoio financeiro de empresas exportadoras, expandiu os negócios para diversas cidades da região, incluindo Ribeirão Preto, Sertãozinho, Brodowski, Serrana, Franca e Orlândia. No auge, chegou a possuir 62 fazendas e cerca de 16 milhões de pés de café.
Em 1913, Francisco Schmidt era considerado o maior produtor individual de café do Brasil e recebeu o título de “Rei do Café”.
A importância de Ribeirão Preto na economia cafeeira era tão grande, que a cidade ficou conhecida como “Capital do Café”, reunindo alguns dos maiores produtores do mundo.
Coronel Arthur Diederichsen (à esquerda), Coronel Francisco Schmidt (no centro) e Dr. Francisco de Freitas Ramos
Arquivo Histórico de Ribeirão Preto
O sucesso da produção cafeeira também foi impulsionado pela chegada da Estrada de Ferro Mogiana a Ribeirão Preto, em 1883. A ferrovia reduziu os custos de transporte e permitiu que o café produzido na região chegasse ao Porto de Santos para exportação aos mercados internacionais.
As grandes fazendas passaram a contar com ramais ferroviários próprios, que facilitavam o escoamento da produção e fortaleciam os vínculos entre os cafeicultores e as casas exportadoras e instituições financeiras.
Da fazenda à USP
A crise econômica de 1929 marcou o início do declínio da cafeicultura como principal economia da região. Com o passar das décadas, a Fazenda Monte Alegre deixou de exercer o protagonismo produtivo que teve no início do século XX.
Em 1942, o Governo do Estado instalou no local a Escola de Agricultura “Getúlio Vargas”. Dez anos depois, parte da área passou a abrigar unidades da Universidade de São Paulo (USP), dando origem ao atual campus da instituição em Ribeirão Preto.
A antiga sede da fazenda foi transformada em museu e tornou-se um dos principais marcos da preservação da memória cafeeira da cidade. O local, porém, está fechado por falta de manutenção há quase uma década, mas existem projetos em curso para restauração do memorial.
Museu Histórico e Museu do Café em Ribeirão Preto continuam fechados por tempo indeterminado
Valdinei Malaguti/EPTV
*Sob a supervisão de Flávia Santucci
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Mulher morre após ser jogada de rope jump sem corda no interior de SP
Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, morreu na manhã desta sábado (13) ao ser lançada sem corda em uma prática de rope jumping, na Ponte do Esqueleto, em Limeira (SP). O esporte radical é similar ao bungee jumping e exige protocolos rígidos de segurança.
LEIA MAIS:
Jovem fez post antes do acidente: 'Quem foi o doido que deixou eu vir pular de uma ponte?'
Empresa tinha outras cinco datas anunciadas em SP e MG
'Era para ser eu', diz homem que saltaria antes de jovem lançada sem corda em rope jump
O que é e como funciona
No rope jumping (pulo com corda, em inglês), o participante pula de locais altos, como pontes, viadutos e prédios. A pessoa fica presa a um sistema de cordas que é projetado para interromper a queda de uma forma controlada.
Essa prática costuma ser comparada ao bungee jump, mas há diferenças. No bungee jump, é usada uma corda elástica, que faz a pessoa quicar (subir e descer) várias vezes depois do salto.
Já no rope jump, o sistema é parecido com o de escalada. Quando a queda é interrompida, o praticante faz um movimento de pêndulo, balançando de um lado para o outro. Por isso, o esporte também é conhecido como "pêndulo humano".
Antes do salto, a equipe deve checar se tudo está conectado. Empresas profissionais adotam a checagem dupla: mais de um instrutor confirma se os equipamentos estão fixados antes de autorizar a queda.
Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, morta após ser lançada em rope jump sem corda
Reprodução
Morte em Limeira
Segundo a Polícia Militar (PM), testemunhas relataram que a equipe responsável pela atividade na Ponte do Esqueleto esqueceu de prender a corda na vítima. Seis pessoas foram detidas e três permaneceram presas pelo acidente, que é investigado pela Polícia Civil.
Um vídeo que circula nas redes sociais registrou o momento em que testemunhas perceberam que a jovem havia sido lançada sem o equipamento de segurança (assista acima).
Nas imagens, a vítima foi carregada por três funcionários até a estrutura de salto, localizada na região da Ponte do Esqueleto. Após ser impulsionada da plataforma, vozes foram ouvidas em tom de desespero. "A corda", gritou uma pessoa. Em seguida, outra voz repetiu: "Gente, a corda".
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas, mas a morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas foi constatada ainda no local.
A Prefeitura de Limeira informou que vai processar o governo federal por omissão. O município alega que a ponte pertence à União e que já havia pedido medidas para controlar o acesso e reforçar a segurança da área.
Os homens das imagens aparecem usando camisetas das empresas Entre Cordas e Ih Voei. O g1 entrou em contato com elas, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.
O advogado Rafael Gomes dos Santos, que representa os três presos por envolvimento no acidente, afirmou que o rope jumping não é regulamentado, mas também não é proibido. Segundo ele, eventos semelhantes já foram realizados na Ponte do Esqueleto sem intervenção do poder público.
O defensor informou ainda que a atividade deste sábado reunia cerca de 100 participantes e classificou o caso como uma "triste fatalidade", destacando que os envolvidos praticam o esporte há anos sem histórico de acidentes.
Infográfico - Mulher morre ao ser jogada sem cordas em salto de rope jump
Arte/g1
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba
Polícia apreende 236 kg de drogas escondidas em colchões e prende dois em Americana
A Polícia Militar e o 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) apreenderam 236 kg de drogas na manhã deste sábado (13), em Americana (SP). Dois suspeitos foram presos em flagrante.
A ação ocorreu em um galpão no bairro Parque Gramado. Durante as buscas, os policiais encontraram grande quantidade de crack escondida dentro de uma carga de colchões.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Ao todo, os agentes localizaram 14 colchões com 245 tabletes de pasta-base de cocaína. A corporação estima que a apreensão gerou um prejuízo de R$ 7 milhões.
O caso será registrado na delegacia da Polícia Federal (PF) em Piracicaba (SP).
Polícia apreende 236 kg de drogas escondidas em colchões e prende dois em Americana
Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP)
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Rota do Arraiá reúne festas juninas em cidades da região
A época que, para muitos, é a mais esperada do ano chegou. As quermesses, quadrilhas, comidas típicas juninas e festas com muita música estão animando os finais de semana de junho em São Carlos, Araraquara e outras cidades da região. Partiu arraiá? 🥳 Confira a programação.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
Diferentes eventos estão programados para manter a tradição das festas juninas na região. As comemorações acontecem em paróquias e outros locais, reunindo música, comidas típicas, brincadeiras e atrações para toda a família.
O levantamento passará por atualização constante, então fique de olho para não perder nada da programação junina deste ano. O g1 usou as informações disponibilizadas pela Rota do Arraiá da EPTV, afiliada da TV Globo.
Confira a programação deste sábado (13) e domingo (14) por cidade:
ARARAQUARA
Festa Junina/Igreja Santo Antônio Araraquara
Amanda Rocha/Arquivo pessoal
Festa de São João Batista
📅 13 e 14 de junho, a partir das 9h30, na Vila Independência.
Arraiá de Santo Antônio
📅 13 de junho a partir das 6h, e no dia 14 a partir das 19h, na Vila Xavier.
12º Arraiá de São José
📅 13 e 14 de junho a partir das 19h, no Jardim Ártico.
Arraiá da Bondade
📅 13 e 14 de junho a partir das 19h, na Vila Xavier.
ARARAS
3º Arraiá do Sagrado
📅 13 de junho a partir das 19h, no Centro.
CONCHAL
Festa Junina do Padre
📅 13 de junho a partir das 18h, e no dia 14 de junho, a partir das 11h, na Vila Aparecida.
Mais notícias da região:
ACIDENTE: Policial rodoviário morre e outro fica ferido em grave acidente com viatura no interior de SP
LUTO: Vovô tiktoker que viralizou ao mostrar a rotina nas redes sociais morre aos 88 anos no interior de SP
VÍDEO: Balão gigante de Nossa Senhora Aparecida chama atenção em festival no interior de SP
DESCALVADO
Festa de Santo Antônio
📅 13 de junho a partir das 19h, no Jardim Belém.
ITIRAPINA
Festa de Santo Antônio 2026
📅 13 de junho a partir das 19h, e no dia 14 a partir das 11h, no Centro.
LEME
Festa de Santo
📅 13 de junho a partir das 19h30, e nos dias 14 e 15 a partir das 18h, no Jardim das Palmeiras.
MATÃO
8ºArraial da Paz
📅 13 e 14 de junho, a partir das 19h, na Vila Jandira.
PIRASSUNUNGA
80ª Quermesse de Santo Antônio
📅 13 e 14 de junho, a partir das 18h, no Centro.
RIO CLARO
Quermesse da Capela Santo Antônio
📅 13 de junho a partir das 18h, na Vila Paulista.
Festa de São João Batista 2026
📅 13 e 14 de junho a partir das 19h, no Centro.
49ª Quermesse em Honra a Santo Antônio
📅 13 de junho a partir das 19h, e no dia 14 a partir das 12h, no distrito de Ajapi.
SÃO CARLOS
Paróquia de São Carlos se prepara para início da quermesse
Ana Marin/g1
Quermesse Santo Antônio
📅 13 e de junho a partir das 9h, e no 14 a partir das 19h, na Vila Prado.
Festa Junina Paróquia São José
📅 13 e 14 de junho a partir das 19h, na Vila Monteiro.
Arraiá de São Judas Tadeu
📅 13 de junho a partir das 18h, no Santo Antônio.
Arraiá de Santa Edwiges
📅 13 de junho a partir das 19h, no Jardim Munique.
Sertanejão da Catedral
📅 13 e 14 de junho a partir das 19h, no Centro.
Quermesse da Paróquia Santo Antônio de Pádua, de São Carlos (SP)
Fabio Machado/EPTV
REVEJA VÍDEOS DA EPTV
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Confira o que abre e fecha durante o jogo do Brasil em Salvador e na região metropolitana
Divulgação
Os shoppings e centros comerciais de Salvador e de cidades da região metropolitana funcionarão em horários especiais durante o primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, que acontecerá neste sábado (13), a partir das 19h.
Para quem pretende fazer compras, passear ou acompanhar a partida fora de casa, o g1 reuniu os horários de funcionamento dos principais shoppings e centros comerciais de Salvador e da região metropolitana no dia do jogo entre Brasil e Marrocos.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
🛍️ Shoppings
Shopping Barra
Shopping Barra, em Salvador
Shopping Barra/ Divulgação
🛍️ Lojas: 9h às 18h30
🍔 Praça de Alimentação e fast food: 9h às 22h
🔄 Funcionamento opcional das 18h30 às 22h
🍽️ Restaurantes (a partir das 12h):
• Oliva Gourmet
• Outback Steakhouse
• Tokai
• Camarada Camarão
• Healthy por Victoria Cintra
• Almacen Pepe
• Madero
• Mamma Jamma
• Santiago Culinária Ibérica
🔄 Funcionamento opcional após as 18h30.
🎬 Cinema: funcionamento conforme a programação. Consulte o site.
Shopping Paralela
Shopping Paralela, em Salvador
Divulgação/Shopping Paralela
🛍️ Lojas e quiosques: 9h às 18h
⚠️ Não haverá reabertura após o jogo
🍔 Alimentação e restaurantes: 9h às 21h
🎮 Lazer: 12h às 18h
📺 A partida será transmitida em um telão de LED instalado na praça de alimentação.
Shopping Center Lapa
Shopping Center Lapa, em Salvador.
Divulgação
🛍️ Lojas e quiosques: 9h às 18h
🍔 Praça de alimentação: 9h às 18h
Salvador Shopping
Salvador Shopping
Divulgação
🛍️ Shopping: 9h às 18h30
🍽️ Restaurantes com horário estendido até 1h:
• 33 Contemporâneo
• Amado Salvador
• Ferreiro Café
📺 Os três restaurantes terão transmissão da partida entre Brasil e Marrocos.
Salvador Norte Shopping
Salvador Norte Shopping
Divulgação
🛍️ Âncoras, megalojas, lazer e alimentação: 9h às 18h30
🔄 Funcionamento opcional das 18h30 às 22h
🏪 Demais lojas e quiosques: 9h às 18h30
🛒 Mix Mateus: 7h às 22h
Shopping Paseo
Shopping Paseo
Divulgação
🛍️ Lojas e quiosques: 9h às 18h
🍽️ Restaurantes: funcionamento a partir das 12h
Boulevard Shopping - Camaçari
Boulevard Shopping Camaçari
Divulgação
🛍️ Funcionamento normal: 9h às 21h
📺 A partida será transmitida na praça de alimentação.
Shopping da Gente
Shopping da Gente, em Salvador
Arquivo Pessoal
🛍️ Funcionamento normal: 9h às 19h.
Parque Shopping Bahia
Parque Shopping Bahia, na RMS
Divulgação
🛍️ Lojas e quiosques: 10h às 18h30
⚠️ Fecharão 30 minutos antes da partida, com reabertura facultativa após o jogo.
🍔 Alimentação e lazer: 10h às 22h
🍽️ Alameda Gourmet: 12h às 23h
📺 O shopping terá transmissão do jogo em telões na praça de alimentação.
🛒 Mercados e home centers
Ferreira Costa Barris e Paralela
Ferreira Costa vai fechar na quinta-feira
Divulgação
🏪 Funcionamento: até às 19h
LEIA MAIS:
Natanzinho Lima, Léo Foguete e Rey Vaqueiro: confira a programação do São João de Ipirá 2026
Complexo Carro de Boi é reaberto após cerca de 30 anos em Feira de Santana
Empreendedora baiana entra no clima da Copa do Mundo e cria acarajé verde e amarelo
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Vídeos do g1 e TV Bahia - quarta-feira, 29 de abril de 2026| em G1 / BA / Bahia
Quadrada, redonda ou triangular? Entenda o formato da fogueira de cada santo junino
Muito além de aquecer as noites frias de junho e compor cenário, as fogueiras das festas juninas carregam significados históricos e religiosos. Segundo a tradição popular, cada santo do mês é homenageado com um formato diferente de fogueira.
Para explicar a origem dessa relação, o g1 conversou com Diogo Comitre, professor de História do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Sorocaba (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Em algumas comunidades, os tipos de fogueiras são divididos especificamente entre os três principais santos católicos do mês: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Cada um deles é homenageado com uma fogueira de formato diferente: quadrada, redonda e triangular. Cada desenho tem uma explicação simbólica ligada às crenças de cada santo, segundo o historiador.
Quadrada, redonda ou triangular? Entenda o formato da fogueira de cada santo junino
Arte/TV TEM
A fogueira de Santo Antônio tem o formato quadrado. Diogo explica que o desenho representa a estabilidade e a união familiar, uma referência direta à fama do santo como "casamenteiro".
Já a fogueira de São João é montada com uma base redonda. O formato circular simboliza a comunidade reunida em torno da fé e também faz alusão ao céu e aos ciclos da natureza.
“O círculo também pode simbolizar o céu, indicando movimentos cíclicos”, explica.
A fogueira de São Pedro tem o formato triangular. O historiador explica que o triângulo é uma homenagem à Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), um dos pilares da doutrina cristã.
Mistura de crenças
No Brasil, a tradição das fogueiras juninas se uniu a crenças indígenas e de matrizes africanas. Diogo cita o sincretismo religioso entre São João e Xangô, orixá da justiça ligado ao elemento fogo.
Família monta fogueira quadrada em homenagem a Santo Antônio em Itapetininga (SP)
Gustavo Leme
“Esse sincretismo fez com que escravizados e seus descendentes celebrassem Xangô no período junino através da tradição da fogueira”, explica.
Nas tradições xamânicas, o fogo funciona como um guia espiritual para conectar o mundo material ao divino. Apesar dessas diferentes visões, o historiador reforça que os formatos das fogueiras continuam sendo uma tradição livre. Ele lembra que a Igreja Católica aceitou as fogueiras no Concílio de Trento (século 16), mas nunca ditou regras sobre o formato delas.
Em Itapetininga (SP), família mantém tradição e prepara fogueira quadrada dedicada a Santo Antônio
Gustavo Leme
Em Itapetininga (SP), a família de Maria Luiza Azevedo, de 23 anos, mantém esses costumes vivos. Católica, a família decidiu pesquisar o significado das fogueiras no ano passado, quando organizou a primeira festa junina no sítio da família.
“A gente sabia que existiam vários tipos de fogueira, mas não sabia quais eram”, conta.
A intenção de Maria Luiza e de sua mãe era resgatar a cultura religiosa na confraternização. Elas escolheram montar a fogueira de Santo Antônio, que tem a base quadrada.
“A gente pesquisou para conseguir trazer um pouco de cultura, e não só fazer a festa”, explica.
Maria Luiza Azevedo, de Itapetininga (SP), conta que a família pesquisou o significado das fogueiras
Arquivo Pessoal
Para Maria Luiza, o fogo cumpre um papel social indispensável nas festas de junho, funcionando como o ponto principal do evento.
“As pessoas costumam planejar para que tudo aconteça em volta dela, tanto para que fiquem aquecidas por conta do frio quanto como um ponto de encontro, de conversa, uma coisa mais social mesmo”, diz.
Origem das fogueiras
Fogueira quadrada feita por família de Itapetininga (SP) homenageia Santo Antônio
Gustavo Leme
O costume de acender fogueiras em junho é mais antigo que o cristianismo. A tradição começou com os camponeses da Europa antiga, que faziam rituais pagãos para homenagear os deuses da natureza e da fertilidade.
Os rituais aconteciam durante o início do verão no Hemisfério Norte, segundo Diogo. Os moradores se reuniam em volta do fogo para agradecer pelas colheitas, espantar pragas das plantações e pedir proteção contra maus espíritos.
Séculos depois, a Igreja Católica enfrentou resistência para converter a população do campo na Europa. Para facilitar a aceitação do catolicismo, as autoridades religiosas decidiram misturar as tradições pagãs com os elementos cristãos.
"Visando superar essas dificuldades, autoridades cristãs procuraram misturar tradições pagãs e cristãs na Península Ibérica como estratégia de aproximação com a população do meio rural, tornando a doutrina cristã mais palatável para essa população", diz.
Como a Igreja não conseguia proibir as festas que o povo tanto gostava, ela trocou a homenagem aos deuses da natureza pela celebração de santos populares. Foi assim que a fogueira passou a ser ligada a Santo Antônio, São João e São Pedro. O costume chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses no século 16.
Historiador de Sorocaba (SP), Diogo Comitre, explica a origem das fogueiras juninas e os significados associados aos formatos em tradições populares
Arquivo Pessoal
No caso de São João, a tradição católica criou uma história popular: a mãe de João Batista teria acendido uma fogueira no topo de uma montanha para avisar Maria sobre o nascimento do bebê.
“Embora o episódio não conste na Bíblia, segundo a crença católica, a mãe de João Batista teria acendido uma fogueira como forma de avisar Maria sobre o nascimento dele, o que explica a prática de se acender uma fogueira no dia 23 de junho”, explica o historiador.
Assim como a história de São João, o costume de ligar os formatos de fogueiras a diferentes santos também é um costume popular, e não uma regra religiosa.
“Não existe certo e errado, porque, como é uma prática popular, ela pode ter relevância ou não. É importante entender que não existe uma associação entre formato da fogueira e santo de acordo com as recomendações litúrgicas da própria Igreja Católica”, afirma.
Para Maria Luiza, essa mistura de histórias ajuda a manter o costume vivo. Segundo ela, a fogueira une o passado religioso e a cultura antiga com a função atual de aproximar amigos e parentes.
“A fogueira reúne essa cultura cristã, católica, e também uma tradição anterior, ligada à cultura pagã. Hoje, ela também tem esse lado mais social, de ser um centro para reunir as pessoas”, finaliza.
Maria Luiza Azevedo, de Itapetininga (SP), diz que a fogueira também representa um momento de reunião entre familiares e amigos
Arquivo Pessoal
*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
Initial plugin text
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Criminosos roubam entregadores da Shopee em Praia Grande.
Reprodução/GCM
Um homem rendeu dois entregadores e roubou um carro com produtos da Shopee, neste sábado (13), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), o suspeito usou uma faca para ameaçar os profissionais. O veículo e parte da carga foram recuperados, mas ninguém foi preso.
A GCM foi acionada pelo Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) para atender à ocorrência na Rua Nilo Coelho, no bairro Aviação. Procurada pelo g1, a Shopee não se manifestou sobre o ocorrido até a publicação desta reportagem.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a guarda, o suspeito encostou a faca no pescoço de um dos entregadores, anunciou o assalto e fugiu com o veículo. Durante as buscas, os agentes receberam a informação de que o automóvel havia sido visto em alta velocidade na Avenida Expressa Sul, em direção ao bairro Quietude.
O veículo foi abandonado no cruzamento das ruas Santa Maria de Jesus e Oduvaldo Don Buzzetti. Segundo a corporação, ele estava destrancado e com a chave na ignição. O caso foi registrado como roubo na Central de Polícia Judiciária (CPJ). O veículo e os produtos recuperados foram devolvidos.
Agora no g1
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), em busca de mais informações sobre o caso, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
PSC é uma das formas de ingresso na Ufam.
Divulgação/Ufam
As provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) acontecem neste domingo (14) em 15 municípios do Amazonas. A expectativa é de que mais de 33 mil candidatos realizem os exames este ano.
As avaliações da 1ª e da 2ª etapas serão aplicadas das 8h15 às 12h15 em 15 municípios do Amazonas.
Os participantes devem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) para verificar o local de prova e apresentar documento oficial com foto e caneta preta de material transparente.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A Ufam, por meio da Comissão Permanente de Concursos (Compec), informou que 33.600 candidatos estão aptos a participar do processo seletivo. Desse total, 21.485 disputarão vagas na 1ª etapa e 12.115 na 2ª etapa.
Agora no g1
A 1ª etapa é destinada aos estudantes que cursaram a 1ª série do ensino médio em 2025. Entre os inscritos, 11.467 obtiveram isenção da taxa de inscrição, o que representa 53,37% dos candidatos.
Já a 2ª etapa é voltada para quem cursou a 2ª série do ensino médio em 2025. Nessa fase, 5.044 candidatos foram beneficiados com a isenção da taxa, equivalente a 41,63% dos participantes.
IBGE abre processo seletivo com mais de 200 vagas no Amazonas; saiba como participar
Aplicação em 15 cidades
As provas serão realizadas nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Codajás, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Novo Aripuanã, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.
Os portões abrirão às 7h, no horário de Manaus. A Compec recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência.
O que levar no dia da prova
Os candidatos podem imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), embora a apresentação do documento não seja obrigatória.
Já o documento oficial com foto é indispensável para a entrada na sala. Caso o documento seja digital, o aparelho utilizado deverá ter acesso à internet para permitir a consulta on-line no momento da identificação.
Também é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente
Em casos de perda, furto ou roubo do documento oficial, o candidato deverá apresentar um Boletim de Ocorrência emitido a partir de 7 de março de 2026. Nessa situação, a participação ocorrerá de forma condicional, e o documento original deverá ser apresentado em até dez dias corridos após a aplicação da prova, conforme prevê o edital.
Como serão as provas
As provas objetivas das duas etapas terão 54 questões. Os conteúdos cobrados serão Língua Portuguesa (10 questões), Literatura (6), História (6), Geografia (6), Biologia (6), Química (6), Física (6) e Matemática (8).
Cada questão vale três pontos, e a pontuação máxima em cada etapa é de 162 pontos.
Crime foi atendido pela Polícia Militar em Boa Vista.
PMRR/Divulgação/Arquivo
Um homem de 30 anos foi preso neste sábado (13), em Boa Vista, suspeito de ameaçar o próprio pai com um facão e de cometer maus-tratos contra os filhos, de 11, 9, 6 e 5 anos. O caso ocorreu no bairro Aeroporto, na zona Oeste da capital.
Segundo a Polícia Militar, a prisão ocorreu por volta das 6h. No local, o avô das crianças, de 57 anos, relatou que ouviu gritos no apartamento do filho e, ao tentar entender o que acontecia, foi ameaçado por ele com um facão.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
As crianças relataram à polícia que o pai passou a noite fora de casa e voltou pela manhã em "visível estado de embriaguez". Segundo elas, ao chegar ao apartamento, ele acordou os quatro filhos para que realizassem tarefas domésticas. Quando o menino de 6 anos se recusou a levantar, o homem pegou uma sandália e disse que iria bater nele.
A criança saiu correndo, ocasião em que o avô tentou intervir. Nesse momento, segundo o relato, o homem pegou um facão e tentou atacar o pai.
Agora no g1
O avô afirmou à polícia que episódios semelhantes são frequentes e que o suspeito costuma fugir e se esconder em uma área de mata próxima ao local quando percebe a chegada da Polícia Militar. Ele chegou a fugir neste sábado, mas voltou ao local enquanto os policiais ainda atendiam a ocorrência.
Segundo a PM, o suspeito resistiu à abordagem e tentou escapar mesmo após ser algemado, mas foi contido. Ele, as crianças e o avô foram levados para a delegacia. O caso foi registrado pelos crimes de ameaça e maus-tratos.
LEIA TAMBÉM:
Quatro crianças são encontradas sozinhas durante a madrugada em Alto Alegre
Mãe é presa por agredir e arrastar filho de 2 anos pelo chão dentro de fórum em Boa Vista
Mãe é presa por maus-tratos após filhos relatarem comer macarrão cru, agressões e uso de drogas em casa
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Reprodução/UEMA
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), está com inscrições abertas para dois cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade de Educação a Distância (EAD): Gestão Pública e Gestão em Saúde. Ao todo, são oferecidas 810 vagas gratuitas distribuídas em 23 polos presenciais localizados em diferentes regiões do Maranhão.
As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de junho de 2026, exclusivamente pela internet. Os cursos não possuem mensalidades. O candidato deverá pagar apenas a taxa de inscrição, no valor de R$ 50, por meio de boleto bancário emitido no ato da inscrição.
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Embora sejam ofertadas na modalidade EAD, as especializações contarão com encontros presenciais realizados aos finais de semana nos campi, centros ou polos da Uema escolhidos pelos candidatos.
Agora no g1
Especialização em Gestão Pública
O curso de Especialização em Gestão Pública, regulamentado pelo Edital nº 150/2026-PPG/CPG/UEMA, oferece 360 vagas distribuídas entre os polos de Alto Parnaíba, Arari, Buriticupu, Caxias, Fortaleza dos Nogueiras, Imperatriz, Loreto, Porto Franco, Presidente Dutra, Santa Quitéria do Maranhão, São Luís, e Viana.
A formação é destinada a profissionais que atuam ou pretendem atuar na administração pública, em qualquer esfera ou poder do Estado, além de trabalhadores vinculados ao setor público não estatal e áreas correlatas.
Especialização em Gestão em Saúde
Já a Especialização em Gestão em Saúde, prevista no Edital nº 148/2026-PPG/CPG/UEMA, disponibiliza 450 vagas nos polos de Açailândia, Balsas, Carolina, Caxias, Codó, Colinas, Dom Pedro, Nina Rodrigues, Pio XII, Santa Quitéria do Maranhão, São Domingos do Azeitão, São Luís, Timbiras e Timon.
O curso é voltado para profissionais que atuam ou desejam atuar na área da saúde, tanto em órgãos públicos quanto em instituições e organizações ligadas ao setor.
Requisitos
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem possuir diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), residir em município do Maranhão e ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais realizados aos finais de semana no polo escolhido.
As inscrições seguem até 22 de junho de 2026, por meio do portal de seletivos da Uemanet. Os editais completos, com todas as informações sobre o processo seletivo, também estão disponíveis no site da instituição.
'Milho no PP' repercute com ideia de resgatas comidas típicas no São João de Campina Grande
Divulgação
Quem frequenta o Parque do Povo, no São João de Campina Grande, encontra milhares de opções de comidas em pontos comerciais espalhados pelo local da festa. Com objetivo de resgatar a tradição do milho cozido, uma empreendedora criou um modelo de negócio que aposta na gourmetização do alimento, com uma proposta inovadora que oferece milho no pote com diversos recheios diferentes.
O Maior São João do Mundo também é conhecido pela diversidade gastronômica. Nos últimos anos, empreendedores da cidade apresentaram nos cardápios comidas que usam o milho como ingrediente especial, como sushi de pamonha e pizza de canjica. Mas o bom e tradicional milho cozido também é procurado pelo público.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
A barraca "Milho no PP", que está na área do Parque Evaldo Cruz no São João 2026 de Campina Grande, busca dar uma nova roupagem com releituras criativas da comida típica e nasceu da vontade de valorizar o milho de uma forma diferente.
“Eu sempre senti que o milho, que é um dos maiores símbolos do São João, merecia um espaço de destaque. A ideia foi criar algo que mantivesse a essência da nossa cultura, mas que também conversasse com os hábitos de consumo atuais. O milho no pote nasceu justamente dessa vontade de inovar sem perder as raízes”, explica Thalita Barreto.
Thalita Barreto, empreendedora do 'Milho no PP', celebra sucesso do produto
Divulgação
Para a empreendedora Thalita Barreto, o formato de milho no pote facilita o consumo durante os passeios pela área da festa e também desperta a curiosidade dos consumidores. A idealizadora da ideia aposta na experiência afetiva de quem consome o milho, já que a comida é a base da maioria das receitas típicas juninas.
O cardápio apresenta opções com nomes do clássicos do forró, como "Fogo sem Fuzil", que mistura espigas de milho debulhadas, sal, manteiga da terra, alho frito, carne de sol desfiada, queijo coalho e parmesão ralado; e outras opções, como “Esperando na Janela” e “Olha pro Céu”.
"Dá para montar o milho gourmet no pote como quiser. São até três temperos, entre sal, manteiga da terra e alho frito, três acompanhamentos, entre carne de sol, bacon, calabresa, Cream cheese e queijo coalho. E ainda um topo, que pode ser queijo parmesão ralado, orégano, cebolinha, e o mais inusitado: mel de engenho", explica Thalita.
Com sabores diversos, 'Milho no PP' conquistou público
Divulgação
A estimativa inicial da empreendedora era vender uma média de 50 potes de milho por dia, mas com a repercussão da ideia nas redes sociais, o local já chegou a vender 200 potes por noite. Mais pessoas foram contratadas para dar conta da demanda e a expectativa é que as vendas sigam batendo recorde.
Além do milho, o local também serve outras comidas à base do alimento, como pamonha, canjica e mungunzá. Tudo pensando em oferecer ao visitante uma experiência afetiva com as comidas típicas juninas.
"O pessoal elogia muito, pois, apesar de ser um evento de São João, não é tão comum encontrar comidas de milho nas barracas e restaurantes do Parque do Povo. A aceitação foi muito mais rápida do que eu sonhei. Rapidamente, nas redes sociais, começaram a falar sobre o Milho no PP, postar nossos produtos… Está sendo incrível, de verdade", reiterou a empreendedora.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Quando o Brasil entra em campo, a tradição se repete: amigos reunidos, torcida animada e muita emoção a cada lance. Mas, para quem deseja ir além da televisão da sala de casa, algumas opções de hospedagem estão transformando os jogos do Brasil em experiências para toda a família.
Assistindo aos jogos do Brasil em família
Divulgação
Localizado em Atibaia, um dos principais destinos turísticos do interior paulista, o Atibaia Residence Resort preparou uma programação especial para o período de jogos. A proposta é combinar a emoção das partidas com a estrutura de lazer já conhecida pelos hóspedes.
No vídeo abaixo, o Atibaia Residence Hotel & Resort deixa um convite especial:
Convite para assistir aos jogos
Entre os diferenciais estão as piscinas aquecidas, recreação infantil, quartos confortáveis e o sistema all inclusive, que inclui bebidas, petiscos e diversas opções gastronômicas ao longo do dia.
Além disso, a programação temática contará com espaços para os torcedores acompanharem as partidas, atividades para crianças e ações voltadas para toda a família.
Um dos destaques da programação é a criação de um ambiente especial para os dias de jogo.
A proposta inclui festas temáticas, espaços para troca de figurinhas e atividades recreativas inspiradas no universo do futebol. A ideia é que pais, filhos e avós possam compartilhar a experiência da torcida em um ambiente pensado para todas as gerações.
Férias de julho
Além da programação esportiva, o período coincide com uma das épocas mais procuradas pelos turistas que visitam a região de Atibaia. Durante junho, o empreendimento oferece descontos para hospedagens durante a semana e condições especiais nos finais de semana.
Atibaia Residence Hotel & Resort
Divulgação
Já em julho, período de férias escolares, a programação ganha reforço com atividades especiais e festas temáticas, incluindo o tradicional Arraiá de inverno, uma das atrações mais aguardadas pelos visitantes.
Divinópolis se tornou a primeira cidade de Minas Gerais a alcançar o nível máximo de maturidade em liberdade econômica
Anna Lúcia Silva/g1
Divinópolis se tornou a primeira cidade de Minas Gerais a alcançar o nível máximo de maturidade em liberdade econômica. O reconhecimento foi concedido neste sábado (13) pelo Governo de Minas Gerais durante a programação da transferência simbólica da capital do estado para o município, realizada dentro do projeto Governo Presente.
A cidade recebeu a certificação de grau pleno do programa Minas Livre para Crescer (MLPC), iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) voltada à redução da burocracia e à melhoria do ambiente de negócios nos municípios mineiros.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp
Segundo o governo estadual, Divinópolis é a primeira entre os 853 municípios de Minas Gerais a atingir o patamar mais alto da chamada Matriz de Maturidade de Liberdade Econômica, que avalia a adoção de medidas de simplificação administrativa e modernização regulatória.
"Divinópolis se destaca hoje como o primeiro município entre 853 de Minas Gerais a alcançar esse patamar", afirmou a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.
Atualmente, o programa conta com adesão de 605 municípios mineiros. Destes, 399 estão classificados no nível iniciante, 200 no intermediário, cinco no avançado e apenas Divinópolis alcançou o nível pleno.
O que levou Divinópolis ao nível máximo
De acordo com o Governo de Minas, a certificação foi resultado de uma série de mudanças promovidas pela administração municipal para facilitar a abertura e o funcionamento de empresas.
Entre as medidas adotadas estão a modernização do Código de Obras e a implantação da Análise de Impacto Regulatório (AIR), mecanismo utilizado para avaliar previamente os efeitos de novas normas sobre a atividade econômica.
A proposta do programa é reduzir entraves burocráticos, ampliar a segurança jurídica e tornar os municípios mais atrativos para investimentos e geração de empregos.
Durante a cerimônia, o governador Mateus Simões afirmou que o reconhecimento demonstra o compromisso do município com o desenvolvimento econômico regional.
"É sinal de responsabilidade da prefeitura com o desenvolvimento da região", disse.
Programa estadual
Criado em 2019, o Minas Livre para Crescer busca estimular a liberdade econômica nos municípios por meio da revisão de normas e da simplificação de processos.
Em abril de 2025, o governo estadual publicou um novo decreto regulamentando instrumentos como a aprovação tácita, mecanismo que permite a liberação automática de licenças e alvarás quando o poder público não se manifesta dentro do prazo legal.
Segundo o Estado, Minas Gerais já dispensou 945 atividades econômicas da necessidade de alvará, medida que busca reduzir custos e acelerar a abertura de novos negócios.
A matriz de avaliação do programa é dividida em quatro níveis: iniciante, intermediário, avançado e pleno. Com a certificação recebida neste sábado, Divinópolis passa a ser o único município mineiro na categoria máxima.
LEIA TAMBÉM:
Restauração de estátuas sacras 'desfigura' imagens e vira piada: 'Pintaram o olho de Jesus torto'
Conheça história de casal que fez de um ônibus parte da própria história de amor em MG
ASSISTA: Mateus Simões anuncia investimentos para o Centro-Oeste durante visita a Divinópolis
Mateus Simões anuncia investimentos para o Centro-Oeste durante visita a Divinópolis
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Influenciadora Juliette é atração do último dia do NEON 2026, em Maceió
A influenciadora, cantora e apresentadora Juliette encerrou a programação do NEON 2026 neste sábado (13), no Teatro Gustavo Leite, em Maceió. Considerado o maior evento de inovação do Nordeste, o encontro reuniu mais de 20 mil pessoas ao longo de três dias, segundo a organização.
Participaram da programação empreendedores, representantes de startups, investidores, estudantes e especialistas de diversas áreas.
A artista também abordou a responsabilidade de quem ocupa espaços de influência nas redes sociais. Segundo ela, influenciadores têm papel importante na sociedade e devem estar atentos aos impactos de seus posicionamentos.
“Quando alguém se torna um influenciador, assume também uma responsabilidade social. Não é apenas uma vitrine, mas uma oportunidade de contribuir para transformar a sociedade e refletir sobre os efeitos que suas ações podem gerar”, disse.
Durante a palestra, Juliette falou sobre sua trajetória pessoal e profissional e destacou a importância das experiências de vida na construção do sucesso.
Ela afirmou estar encatada com o evento e disse que o NEON 2026 fortalece a autoestima, o autoconhecimento e 'valoriza as nossas raízes '.
Juliette encerra o NEON 2026
Ascom/Sebrae-AL
Para o diretor-técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, o resultado da edição reforça a relevância do NEON como um dos principais ambientes de conexão e inovação da região.
“O NEON 2026 superou as expectativas em todos os aspectos. Alagoas mostrou que está cada vez mais conectada aos grandes debates sobre o futuro dos negócios e preparada para protagonizar o movimento de inovação”, afirmou.
Mulher morre após ser jogada de altura de 40 metros sem cordas em rope jump
A Prefeitura de Limeira (SP) informou que vai processar o Governo Federal por omissão sobre a Ponte do Esqueleto, local onde uma jovem foi lançada sem corda durante um salto de rope jump na manhã deste sábado (13). Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, e morreu após cair da plataforma de 40 metros de altura.
Em nota divulgada durante a tarde, a administração municipal disse que “vinha adotando medidas administrativas e cobrando providências junto aos órgãos federais responsáveis pela área” e que a tragédia “torna insustentável e inaceitável a continuidade dessa omissão”. A reportagem pediu um posicionamento ao Governo Federal sobre o caso.
Segundo a Polícia Militar, uma testemunha relatou que os funcionários da empresa responsável esqueceram de colocar o equipamento antes do salto. Em um vídeo divulgado nas redes sociais é possível ver o momento em funcionários carregam a vítima até a plataforma. Eles a jogam e é possível ouvir vozes exclamando: "a corda", "gente, a corda". Assista acima – as imagens são fortes.
LEIA TAMBÉM:
'Gente, a corda': vídeo registra reação após jovem ser lançada sem equipamento em rope jump
Empresa cobrava R$ 180 por salto e tinha outras 5 datas agendadas
Jovem fez post antes do acidente: 'Quem foi o doido que deixou eu vir pular de uma ponte?'
'Era para ser eu', diz homem que saltaria antes de jovem lançada sem corda em rope jump
Ponte do Esqueleto, em Limeira; jovem de 21 anos morreu após fazer salto de rope jump sem corda
Wesley Almeida/EPTV
Ainda segundo a Prefeitura, a responsabilidade pela fiscalização, manutenção e controle de acesso à Ponte do Esqueleto é exclusivamente do Governo Federal. A administração municipal e a Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Bruna Magalhães, já haviam encaminhado ofícios aos órgãos responsáveis cobrando medidas de segurança. "Nenhuma providência concreta foi adotada", pontuou.
"Além das circunstâncias que levaram à morte da jovem, é preciso apurar a responsabilidade pela falta de controle de acesso a uma área federal que, há anos, apresenta riscos conhecidos e segue sem as medidas de proteção necessárias. A Prefeitura e a Câmara vêm cobrando providências há meses para que o Governo Federal assuma sua responsabilidade. Infelizmente, a omissão federal acaba de resultar em mais uma tragédia em Limeira", disse o prefeito Murilo Félix.
Seis pessoas foram presas
Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, morta após ser lançada em rope jump sem corda
Reprodução/Instagram
A ocorrência foi na trilha da Ponte do Esqueleto. Ainda segundo a PM, dois homens fugiram do local e só foram localizados com a ajuda do helicóptero Águia, que precisou realizar buscas na mata.
Ao todo, seis pessoas foram presas. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas o óbito foi constatado ainda no local.
Os homens das imagens aparecem usando camisetas das empresas Entre Cordas e Ih Voei. Até a última atualização desta reportagem, o g1 não havia conseguido contato com representantes de nenhuma das duas.
O caso foi levado ao 2º Distrito Policial de Limeira.
Jovem fez post antes do acidente: 'quem deixou?'
Jovem morta após salto de rope jump sem corda em Limeira fez post antes do acidente
Reprodução/Redes Sociais
Maria Eduarda havia publicado registros do passeio momentos antes do acidente. Em uma sequência de stories postada no Instagram, ela mostrou o local da atividade, as pulseiras de identificação para o salto e imagens de representantes da empresa responsáveis pulando da ponte com equipamentos.
Uma das postagens, que marca o horário de 7h31, mostra o local onde ocorreria a atividade. Na foto é possível ver um banner da empresa "Entre Cordas" e a frase deixada pela vítima: "Quem foi o doido que deixou eu vir pular de uma ponte???".
No perfil do Instagram, Maria Eduarda, que era de Jandira (SP), publicava fotos de atividades ao ar livre e contato com ambientes de natureza. A descrição do perfil cita formações em educação física e gestão esportiva e torcida para o Santos Futebol Clube.
Empresa tinha outras cinco datas anunciadas em SP e MG
Mulher morre em salto de bungee jump no interior de SP; testemunha diz à PM que empresa esqueceu de colocar corda
Reprodução
A empresa responsável pelo salto cobrava R$ 180 pela atividade e tinha outras cinco datas agendadas para os próximos meses. Ao procurar a empresa para comentar o acidente, a reportagem recebeu uma mensagem automática com a agenda de saltos da Entre Cordas.
O conteúdo listava eventos futuros em São Paulo e Minas Gerais, além dos valores cobrados dos participantes. Para a Ponte do Esqueleto, onde ocorreu o acidente, havia vagas para a última sexta-feira (12) e para este sábado (13).
A empresa também anunciava uma nova data no local para 11 de julho. Em Rio Claro (SP), os saltos marcados para 14 de junho e 12 de julho custavam R$ 210. Já em Minas Gerais, as atividades previstas para 18 e 19 de julho saíam por R$ 250.
Infográfico - Mulher morre ao ser jogada sem cordas em salto de rope jump
Arte/g1
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.
Bebê filho de prefeito de Gilbués morre aos 5 meses
"Você foi profundamente amado em cada instante da sua vida", disse o prefeito de Gilbués, Amiltinho (PSD), em homenagem que fez ao filho Amilton Lustosa Figueredo Neto, que morreu aos cinco meses na quinta-feira (11). A causa da morte não foi divulgada.
LEIA TAMBÉM: Bebê filho de prefeito do PI é velado no mesmo dia em que completaria 6 meses
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O prefeito publicou nas redes sociais uma homenagem ao filho e disse que a família enfrenta dias difíceis após a perda.
O prefeito Amiltinho afirmou que sonhava em viver momentos simples com o filho, como andar a cavalo, passear de moto e sair de carro. Ele disse que acreditava que teria esse tempo no futuro.
"Sonhei com o dia da sua chegada, em ver você crescer, te levar pra roça, andar a cavalo, passear de moto, andar de carro. Te ensinar as coisas simples que um pai ensina a um filho, o que aprendi com meu pai. Sonhei em viver todos aqueles momentos que, na minha cabeça, eram garantidos pela vida", lamentou.
O bebê foi velado e sepultado na sexta-feira (12), na cidade de Gilbués, um dia antes de completar seis meses de vida.
"O dia em que eu imaginava comemorar seus seis meses de vida foi o mesmo dia em que precisei me despedir de você. A data que seria de celebração se tornou a data da ausência. [...] Mesmo com essa ausência que me atravessa esses dias, eu escolho guardar o amor. Porque você existiu. Você foi profundamente amado em cada instante da sua vida. Você mudou tudo em mim, em nós", completou o prefeito.
A primeira-dama de Gilbués, a enfermeira Antônia Naiana, também publicou uma mensagem de despedida. Ela afirmou que vai guardar na memória todos os momentos vividos com o filho.
"Jamais imaginei que viveríamos juntos por tão pouco tempo, mas, em seus seis meses de vida, você nos deixou memórias suficientes para uma vida inteira. Cada sorriso, cada olhar, cada descoberta, cada momento vivido ao seu lado se tornou um tesouro que guardarei para sempre em meu coração.", disse.
"Até o dia em que possamos nos encontrar novamente, seguiremos te amando, te honrando e celebrando a sua vida.", concluiu a primeira-dama.
Prefeito e primeira-dama lamentam morte de filho de cinco meses no Piauí
Redes sociais
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Acidente deixa dois mortos e criança gravemente ferida na BR-386, no RS
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou a morte de três pessoas após um acidente na BR-386, no Rio Grande do Sul. As vítimas eram um casal e o filho de 12 anos.
O adolescente foi inicialmente encaminhado para o hospital Bruno Born, de Lajeado, com ferimentos graves, mas não resistiu.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O casal era formado por um homem de 46 anos e uma mulher de 48. A família era moradora de Gravataí e as vítimas não tiveram a identidade divulgada.
O outro veículo tinha cinco ocupantes. Quatro tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas ao hospital. Uma pessoa não se feriu.
O choque ocorreu entre dois veículos, provocando capotamento, nas proximidades do trevo de acesso a Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari.
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) esteve no local e a PRF investiga a dinâmica do acidente através de laudo pericial.
Acidente deixa dois mortos e criança gravemente ferida na BR-386, no RS
Gabriel Santos/Arquivo pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
O
Público lota a Arena Copa para o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2026
Henrique Coelho / g1
A Arena Copa, principal ponto de encontro dos torcedores para acompanhar a estreia do Brasil em telão, ficou lotada na noite deste sábado (13) durante a partida contra Marrocos. O espaço abriu os portões às 16h e, à medida que a faixa de areia era tomada pelo público, o cantor Arlindinho animava os presentes no esquenta para o jogo.
Vestidos de verde e amarelo e embalados por muita música e expectativa, os torcedores demonstravam confiança na campanha da Seleção Brasileira rumo ao hexacampeonato. O clima era de festa e otimismo, com famílias, grupos de amigos e turistas reunidos para acompanhar a estreia do Brasil na Copa do Mundo.
Veja fotos das ruas do Rio na estreia do Brasil na Copa
Torcedores na Arena Copa vibram com gol do Brasil
A festa na Arena Copa ganhou ainda mais intensidade aos 31 minutos do primeiro tempo. Depois de a seleção de Marrocos abrir o placar, o atacante Vini Jr. marcou o gol de empate do Brasil e levou os torcedores ao delírio. O gol foi comemorado com gritos, abraços e muita vibração entre o público que acompanhava a partida pelo telão.
Mas nem só de brasileiros viveu a Arena Copa. Em meio à multidão verde e amarela, também havia quem vestisse as cores do adversário. Foi o caso do marroquino Araj Abbdoulah, de 60 anos, que atravessou o Atlântico para acompanhar de perto o confronto entre as seleções de Marrocos e Brasil e torcer pelo seu país.
Araj Abbdoulah, de 60 anos, decidiu estar no Brasil para acompanhar a partida contra Marrocos
Henrique Coelho / g1
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Hospedado em um hotel próximo à arena, na altura da Avenida Princesa Isabel, ele conta que decidiu a viagem há três meses, assim que soube da oportunidade de acompanhar a partida no Rio.
"Decidi três meses atrás e vim para cá para participar deste momento", afirmou.
Torcedores marroquinos na Arena Copa neste sábado (13)
Henrique Coelho / g1
Apesar da rivalidade em campo, Araj demonstrou respeito pela seleção brasileira e acertou em cheio o palpite para a estreia: um empate em 1 a 1. Antes da bola rolar, o marroquino já previa um confronto equilibrado entre as duas equipes e, mais do que isso, apostava que Brasil e Marrocos voltariam a se encontrar nas fases decisivas do torneio.
"Estou apostando que Brasil e Marrocos estarão na final", previu o marroquino antes do início da partida.
Agora no g1
Sósias dos jogadores Roberto Carlos e Paquetá "da Shopee"
Henrique Coelho / g1
🟩O g1 Rio está no GloboPop, o novo aplicativo de vídeos curtos verticais da Globo, disponível gratuitamente no seu celular. Lá no app, você pode seguir o palco do g1 Rio para não perder nenhum episódio. Baixe o GloboPop.
Telões pela cidade
Telões serão espalhados por diversos bairros do Rio de Janeiro, Niterói e outros municípios da Região Metropolitana para acompanhar a estreia do Brasil na Copa. Na capital, segundo a prefeitura do Rio, os eventos autorizados são:
Fan Fest Arena Copacabana
Village no Jockey
Ginga na Hipica
Casa Canarinho no Joá
Casa Cazé TV no Porto Maravilha
Alzirão
A Arena Copacabana, com previsão de abertura dos portões às 16h deste sábado, terá entrada gratuita após compra de ingresso pelo site da Sympla (veja mais detalhes abaixo).
O primeiro show está previsto para começar às 17h. Depois do jogo, mais artistas vão tocar das 21h30 às 23h. As principais atrações previstas para sábado são o rapper L7NNON e o sambista Arlindinho. Haverá um foodpark com diversos restaurantes e foodtrucks, além de um bar disponível.
Com Revelação, Clareou e Bom Gosto, Alzirão volta a ter festa na Copa após ausência inédita em 2022
Reprodução
Já o Alzirão abre seus portões às 18h, ,apostando na tradição do local como um ponto tradicional de jogos do Brasil na Zona Norte do Rio.
Na quarta-feira (10), a prefeitura do Rio autorizou o retorno da rua Alzira Brandão ao circuito de festas autorizadas, depois da ausência em 2022 por falta de patrocinadores.
Gracyanne Barbosa será coroada Rainha do Alzirão 2026. A cerimônia acontecerá antes da estreia do Brasil, às 18h30. Após o jogo, o cantor Luquinhas fará o show de encerramento do evento.
Gracyanne Barbosa será coroada Rainha do Alzirão antes da estreia do Brasil na Copa neste sábado
Reprodução redes sociais
A Fan Fest "Energia para Torcer", que acontecerá no Caminho Niemeyer, em Niterói, na Região Metropolitana, é uma boa opção para os torcedores na região. O ingresso custa R$ 75. (veja mais informações abaixo)
Zona Oeste, Niterói e São Gonçalo e Baixada
Diferentes shoppings também vão transmitir os jogos e preparar diferentes opções gastronômicas e de lazer enquanto a partida não começa.
Bangu Shopping vai transmitir jogos do Brasil
Divulgação/Bangu Shopping
O Bangu Shopping estará aberto durante os jogos, com diferentes restaurantes em funcionamento e transmitindo as partidas. O mesmo acontece com o Caxias Shopping, em Duque de Caxias.
No Pátio Alcântara, em São Gonçalo, os jogos do Brasil nos dias 13 e 24 de junho serão transmitidos em uma TV instalada na praça de alimentação.
Shopping Pátio Alcântara, em São Gonçalo
Divulgação/Pátio Alcântara
No São Gonçalo Shopping, todos os jogos vão ser transmitidos em um telão de LED. O shopping também terá atividades infantis gratuitas nos dias 13, 20 e 27 de junho.
Veja a lista completa de opções no Rio:
Alzirão
O tradicional ponto de encontro da torcida que não realizou nenhuma festa em 2022 teve o retorno anunciado para esta copa. O local terá shows de pagode, além de ativações da patrocinadora durante o torneio.
🗓️ Quando? 13, 19 e 24 de junho📍 Onde? R. Alzira Brandão - Tijuca💲 Quanto? Gratuito.
Arena Cardosão
A quadra do Cardosão, em Laranjeiras, vai preparar eventos durante os jogos do Brasil. A programação do primeiro, no dia 13 de junho, estreia da Seleção, já foi anunciada: bloco Sinfônica Ambulante e Sambotica, com telão de LED para transmissão da partir
🗓️ Quando? 13 de junho (sábado), a partir das 14h📍 Onde? Cardosão - R. Cardoso Júnior, 420, Laranjeiras💲 Quanto? Entrada colaborativa.
Arena Copacabana
A Praia de Copacabana vai receber uma arena para a transmissão de jogos da Copa do Mundo 2026 com shows, experiências de marca e atrações culturais. Segundo a organização o espaço será montado na altura da Avenida Princesa Isabel.
A inauguração oficial acontece no dia 13 de junho, na estreia da seleção brasileira no torneio. A arena receberá o público nos jogos do Brasil e também na grande final da Copa, com a seguinte programação:
13/06: L7NNON + Arlindinho
19/06: Suel + Thiago Martins
24/06: Pretinho da Serrinha + Thiago Soares
🗓️ Quando? 13 de junho (sábado); 19 de junho (sexta-feira); 24 de junho (quarta-feira) e 19 de julho de 2026 - Quando o jogo for às 14h, a arena abre às 11h; Quando o jogo for às 16h, a arena abre às 14h; Quando o jogo for às 19h, a arena abre às 16h; Quando o jogo for às 22h, a arena abre às 16h📍 Onde? Praia de Copacabana, altura da Avenida Princesa Isabel 💲 Quanto? Gratuito, mediante retirada de ingresso na plataforma Sympla
Arena Itanhangá
Evento na Ilha Itanhangá tem programação especial entre 13 de junho e 19 de julho, com vários artistas de samba e pagode. Entre os destaques está um show de Belo no dia 5, data de um jogos das oitavas de final.
🗓️ Quando? Entre 13 de junho e 19 de julho📍 Onde? Ilha Itanhangá - Estrada da Barra da Tijuca, 793 Barra da Tijuca 💲 Quanto? A partir de R$ 30, variando de acordo com o lote ou a atração, à venda na plataforma Sympla
Arena Passeio
Espaço no Passeio Público, no Centro, vai ter telão de LED, DJs e 2 rodas de samba (ou artistas ao vivo) em cada jogo do Brasil.
A programação confirmada é a seguinte:
Sábado, 13 de junho (Brasil x Marrocos) - Arruda + Pagode do Maui + Roda do Passeio
Sexta, 19 de junho (Brasil x Haiti) - Samba da Volta + Roda do Passeio e convidados
Quarta-feira, 24 de junho (Brasil x Escóci) - Xepa, Rastro de Cobra, Edimilson dos Teclados e Tupiniquim
🗓️ Quando? 13 de junho (sábado); 19 de junho (sexta-feira); 24 de junho (quarta-feira) e 19 de julho de 2026📍 Onde? Passeio Público – Lapa💲 Quanto? Gratuito, mediante retirada de ingressos na Plataforma Sympla
Feyjão na Casa Horto
O cantor Feyjão comanda apresentações na Casa Horto, no Jardim Botânico, durante as partidas da Seleção Brasileira nos dias 13, 19 e 24 de junho.
🗓️ Quando? Dias 13, 19 e 24 de junho (horários não informados no release). 📍 Onde? Casa Horto - Rua Pacheco Leão, 696 💲 Quanto? Inteira a partir de R$ 100 (entrada solidária, com 1 kg de alimento)
Fan Fest "Energia para Torcer" em Niterói
A Fan Fest "Energia para Torcer", que acontecerá no Caminho Niemeyer, em Niterói, contará com grandes shows e transmissão das partidas da Seleção Brasileira em um mega telão:
13 de junho (sábado - 19h): Brasil x Marrocos - Thiaguinho
19 de junho (sexta-feira - 21h30): Brasil x Haiti - Ludmilla
24 de junho (quarta-feira - 19h): Brasil x Escócia - Ferrugem
No primeiro jogo, são esperados show de Ludmilla, DJ Marlboro e o grupo Monobloco, além da Furacão 2000.
🗓️ Quando? 13 de junho (sábado); 19 de junho (sexta-feira); 24 de junho (quarta-feira)📍 Onde? Caminho Niemeyer - Niterói💲 Quanto? A partir de R$ 75 no site.
Golearte no Circo Voador
A casa de shows na Lapa vai ter seu evento na Copa, o Golearte 2026. No dia 13 de junho, primeiro jogo do Brasil, o evento terá apresentações do bloco Marimbondo Não Respeita, DJ Lencinho e Digital Mandinga. O jogo será transmitido em um telão de LED, e a festá terá venda de espetinhos e dose dupla de cerveja a cada gol da Seleção.
Durante toda temporada do Brasil na Copa 2026, o Circo recebe também a exposição “Imagine um Novo Mundo - Bandeiras da Utopia”, que traz 50 releituras de bandeiras feitas por artistas de 13 países integrantes do Brics.
🗓️ Quando? 13 de junho (sábado), a partir das 18h 📍Onde? Circo Voador - Rua dos Arcos S/N, Lapa💲 Quanto? Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Eventim
Arena Senado
A rua "mais cool" do mundo terá vários shows de samba em dias de jogos da Copa. O evento Arena Senado terá na estreia do Barsil, dia 13, Roda de Santa, Pagode da Garabem, Samba de Ponta e Balança a Barca. No segundo jogo, dia 19, Casa de Marimbondo, Me encontra lá, Samba da Alvorada e Traz a Caçamba.
🗓️ Quando? 13 de junho (sábado) e 19 de junho 📍Onde? Rua do Senado - Centro 💲 Quanto ? Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla
Destilaria Maravilha
Também na Rua do Senado, a Destilaria Maravilha vai promover um evento no dia da estreia do Brasil (13) com a Festa Xepa, Samba do Sacramento, e Cabra Guaraná.
🗓️ Quando? 13 de junho (sábado), a partir das 15h📍Onde? Rua do Senado - Centro💲 Gratuito
Pink Flamingo
Um dos principais bares-boates voltados para o público LGBTQIAPN+ no Rio, o Pink Flamingo terá o evento Pink Flamingo Arena Copa 2026 nos dias 19 e 24 de junho.
🗓️ Quando? 19 de junho (sexta-feira); 24 de junho (quarta-feira)📍 Onde? Novo Pink Flamingo - Rua Raul Pompéia, 102 Copacabana💲 Quanto? Entrada gratuita até 22h, depois R$ 30 - ingressos na plataforma Sympla
Village Superbet
O Village Superbet levará shows de algumas das principais estrelas da MPB para o Pião do Prado, No Jockey Club, durante a Copa do Mundo no Brasil. O evento acontece de 3 de junho a 19 de julho e contará com telões para assistir aos jogos, dois palcos (Parque e Arena) e uma praça de alimentação.
Mais de 30 nomes da música nacional e internacional estão confirmadas no evento, incluindo Anitta, Vintage Culture, Marisa Monte, Luísa Sonza, Pabllo Vittar, João Gomes, Thiaguinho, Ludmilla e Sorriso Maroto:
Qua (3) - Vintage Culture (Palco Arena)
Sex, 05/06 | Seu Jorge e Pretinho da Serrinha (Parque)
Sex, 12/06 | Luísa Sonza (Palco Arena)
Sab, 13/06 | Léo Santana (jogo Brasil x Marrocos) (Parque)
Dom, 14/06 | Thiaguinho / Péricles e Turma do Pagode (Parque/Arena)
Sex, 19/06 | Ludmilla (jogo Brasil x Haiti) / Matuê (Parque/Arena)
Qua, 24/06 | Brasil x Escócia (Parque)
Sex, 26/06 | Teto e Wiu (Palco Arena)
Sab, 27/06 | Marisa Monte / Marina Sena (Parque/Arena)
Seg, 29/06 | Banda Eva e Psirico (jogo do Brasil) (Parque)
Sex, 03/07 | Djonga (Palco Arena)
Sab, 04/07 | João Gomes / BaianaSystem (Parque/Arena)
Dom, 05/07 | Sorriso Maroto / Ferrugem (Parque/Arena)
Sex, 10/07 | Filipe Ret (Palco Arena)
Sab, 11/07 | Anitta (Parque)
Dom, 12/07 | Pixote / Jeito Moleque (Parque/Arena)
Sab, 18/07 | Belo (Parque)
🗓️ Quando? 13 de junho a 19 de julho📍 Onde? Praça Santos Dumont, 31, Gávea💲 Quanto?A partir de R$ 135 (meia entrada solidária Parque)🧒 Classificação: 18 anos.
Vídeos em alta no g1
Arraiá da Mira começa em Imperatriz com apresentações de sete quadrilhas juninas
Divulgação
A 18ª edição do Arraiá da Mira começou nesta sexta-feira (12), no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz. A abertura do maior festival de quadrilhas juninas do Maranhão ficou por conta da Rosas Juninas, de São Luís, que levou à arena uma apresentação inspirada na cultura do Norte do estado.
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A segunda apresentação da noite foi da quadrilha Tucumã, de Carolina. Com o espetáculo O Rei do Rio, o grupo contou a história de Pedro Iran Pereira, empresário que contribuiu para o desenvolvimento de cidades às margens do Rio Tocantins.
Na sequência, a Treme Chão, de Amarante do Maranhão, animou o público com o tema Almas Secas. Em seguida, a Capim Canela, de São Pedro da Água Branca, apresentou o espetáculo Meu Maravilhoso Nordeste.
Representando Campestre do Maranhão, a Junina do Nuca destacou o Nordeste como uma terra de encantos e de um povo festeiro. Já a Cum Cum Ká, de Governador Edison Lobão (Ribeirãozinho do Maranhão), levou para a arena a história dos santos juninos, resgatando tradições típicas da cultura nordestina.
Agora no g1
Encerrando a primeira noite de apresentações, a Matutos do Rei, de Açailândia, apostou no espetáculo Meu Sonho Tem Raiz. Com personagens marcantes e uma narrativa emocionante, a quadrilha celebrou duas décadas de participação nos festejos juninos e conquistou o público presente.
A primeira noite do Arraiá da Mira reforçou o papel da festa como espaço de valorização da tradição e da cultura popular maranhense. A programação continua neste sábado (13), com novas apresentações de quadrilhas no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.
A quadrilha campeã do festival garantirá vaga para representar o Maranhão no Festival Globo Nordeste de Quadrilhas Juninas.
Arraiá da Mira começa em Imperatriz com apresentações de sete quadrilhas juninas
Divulgação
Delegacia de Lorena (SP)
Reprodução/TV Vanguarda
Um homem morreu e outro ficou ferido após um ataque a tiros na madrugada deste sábado (13), na Estrada Municipal Darcy Nunes Villela, na zona rural de Lorena (SP). O caso é investigado como homicídio e tentativa de homicídio pela Polícia Civil. Ninguém foi preso.
Segundo o boletim de ocorrência, o crime aconteceu por volta das 5h30, próximo de uma danceteria da região. Os dois homens e três mulheres estavam em um carro atingido por tiros.
Consta no boletim de ocorrência que a vítima fatal foi identificada como Guilherme de Paula Espindola, de 21 anos, que estava no banco do passageiro de um carro atingido pelos disparos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Já o motorista, de 23 anos, foi socorrido e encaminhado ao pronto-socorro municipal com ferimento por arma de fogo na região abdominal. Não há informações sobre o estado de saúde dele. As mulheres não se feriram.
Agora no g1
Testemunhas relataram para a polícia que dois homens que estavam em uma área de mata próxima ao local teriam efetuados tiros contra o veículo. Além disso, relataram que uma pessoa teria se aproximado do carro e atirado diversas vezes contra o passageiro.
Após o ataque, o motorista conseguiu dirigir até uma estrada entre o estabelecimento e o bairro Fazenda Grande, onde o veículo foi localizado pelas equipes policiais. No interior do automóvel, o passageiro já estava morto.
As testemunhas ouvidas afirmaram que estavam deixando o local quando perceberam a presença dos suspeitos e ouviram os disparos. Nenhuma delas conseguiu identificar os autores.
Ainda segundo o registro policial, não houve relato de desentendimentos anteriores envolvendo as vítimas no interior da danceteria. A motivação do crime ainda é desconhecida.
A perícia foi acionada e realizou os levantamentos no local. Foram apreendidos objetos pessoais das vítimas, além de celulares, que devem auxiliar na investigação. O veículo também foi recolhido para análise.
O caso foi registrado na Delegacia de Lorena e segue sob investigação da Polícia Civil.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Aluno de curso do Corpo de Bombeiros morre em treinamento no Pará.
Reprodução/Redes sociais
Um aluno do curso de formação de praças do Corpo de Bombeiros Militar do Pará morreu neste sábado (13) durante uma aula de instrução aquática, na praia Grande, no distrito de Outeiro, em Belém.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima, identificada como Alexandre Carlos Sassim Neto, de 27 anos, chegou a ser levada a uma unidade de saúde para receber atendimento médico, mas não resistiu.
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que “todos os protocolos de salvamento foram adotados de imediato pelos bombeiros militares”.
Alexandre Carlos Sassim Neto, de 27 anos, morreu em Belém.
Reprodução/Redes sociais
A corporação também declarou que foi aberto um procedimento administrativo interno para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Ainda segundo a instituição, a corporação presta assistência aos familiares da vítima.
“O Corpo de Bombeiros se solidariza com familiares e amigos, e presta toda assistência à família”, informou em nota.
Agora no g1
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Motociclista fica ferido em acidente com carro na RJ-127, em Paracambi
Divulgação/Redes Sociais
Uma motociclista, de 44 anos, ficou ferida em um acidente envolvendo um carro na noite de sexta-feira (12) na RJ-127, em Paracambi (RJ). A colisão aconteceu na altura do km 10, no bairro Lages.
Segundo o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), a equipe foi acionada por moradores para verificar a ocorrência. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a vítima recebendo os primeiros socorros de equipes do Corpo de Bombeiros.
Ainda de acordo com o CPTran, a vítima foi encaminhada para o Hospital da Posse para receber atendimento médico. O motorista do automóvel, um homem de 34 anos, não sofreu ferimentos.
Vídeos em alta no g1
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Ainda segundo os agentes, o condutor do carro foi levado para a delegacia de Paracambi para prestar esclarecimentos sobre a dinâmica da batida. As circunstâncias exatas do acidente eram desconhecidas.
Até a publicação desta reportagem, não havia atualizações detalhadas sobre o estado de saúde do motociclista.
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Evento gratuito exibe produções audiovisuais focadas na juventude latino-americana. Programação segue até domingo (14) na aldeia Borari, em Alter do Chão.
Reprodução/TV Tapajós
O 5º Festival de Cinema Latino-Americano de Alter do Chão (CineAlter) concentra sua programação neste fim de semana na Sala de Cinema Allana Fernandes, localizada na praça 7 de Setembro em Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará. Até o domingo (14), o evento exibe produções audiovisuais gratuitas com o tema central voltado ao "Cinema das Juventudes".
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O público que visitar a vila poderá conferir dezenas de filmes divididos em quatro categorias. A Mostra Amazonas foca em longas latino-americanos, enquanto a Mostra Tapajós exibe produções paraenses focadas exclusivamente nas vivências juvenis da região.
O festival também abre espaço para novos talentos com a Mostra Arapiuns, destinada a obras experimentais e primeiros trabalhos de jovens realizadores. Já o público infantil e infantojuvenil tem programação garantida e adaptada no espaço do CineAlterzinho.
Os vencedores das oito categorias competitivas do festival serão premiados com o Troféu Muiraquitã. A estatueta, que é um símbolo ancestral amazônico confeccionado por artistas da região, representa a resistência, a memória e a conexão entre os povos.
Cinealter 2026: abre na Orla de Santarém com foco no audiovisual Amazônico
O coordenador-geral do evento, Rafael Ribeiro, destacou o impacto das políticas públicas de incentivo, como a Lei Paulo Gustavo, para viabilizar as produções. ”Há muitas produções de qualidade, muitas abordagens importantes para a nossa identidade, para a gente reconhecer quem é enquanto cidadãos amazônicos, brasileiros e latinos. É com muita alegria que entregamos nosso querido CineAlter", afirmou o diretor.
Abertura em Santarém
Antes de seguir para Alter do Chão, o festival teve sua noite de abertura na sexta-feira (12), transformando a orla de Santarém em um cinema a céu aberto. A programação iniciou com a apresentação da Orquestra Sinfônica e o ritual indígena "Dabacuri", conduzido pelo povo Borari.
A estreia contou com a exibição do documentário "Insurgências", que aborda a colonização das rodovias na Amazônia, e do premiado filme "Refúgio", que retrata a resistência do quilombo Cachoeira Porteira, em Oriximiná.
A comunidade quilombola foi correalizadora do roteiro e esteve representada pelo líder Rubens Cordeiro, que conversou com o público após a sessão. O encerramento da primeira noite, embalado pelo clima de Dia dos Namorados, teve show de brega romântico com o cantor Eduardo do Norte.
Confira a programação do fim de semana em Alter do Chão:
Sábado (13/06)
16h20 às 17h55: Mostra Amazonas (Longas latino-americanos)
Local: Sala de Cinema Allana Fernandes, Praça 7 de Setembro
17h: Painel "Audiovisual como protagonista no desenvolvimento da Economia Criativa Brasileira"
Local: Salão Paroquial
19h: Transmissão do jogo Brasil x Marrocos
Local: Palco Multiartes, Praça 7 de Setembro
21h30 às 22h30: Apresentações musicais com Rogginho e Mylla Silva
Local: Palco Multiartes
Domingo (14/06)
9h às 10h40: Mostra Arapiuns (Filmes Paraenses)
Local: Sala de Cinema Allana Fernandes
10h40 às 11h45: Sessão Especial de Cinema Amazônico (Filmes Convidados)
Local: Sala de Cinema Allana Fernandes
14h às 16h30: Mostra Tapajós (Curtas Latino-Americanos e Brasileiros)
Local: Sala de Cinema Allana Fernandes
16h40 às 17h30: Mostra CineAlterzinho, com o filme "Tubarão Martelo" e bate-papo
Local: Sala de Cinema Allana Fernandes
17h30 às 19h: Mostra Amazonas (Longas Latino-Americanos)
Local: Sala de Cinema Allana Fernandes
20h30: Cerimônia de Premiação
Local: Palco Multiartes
21h10: Filme de encerramento: "Mundurukuyu – A Floresta das Mulheres Peixe"
Local: Palco Multiartes
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Mulher morre ao saltar de rope jump em Limeira; empresa teria esquecido corda
Uma das testemunhas da morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, lançada sem corda durante um salto de rope jump de uma plataforma a 40 metros de altura, em Limeira (SP), na manhã deste sábado (13), afirmou que poderia ter sido a vítima.
Higor William Diniz Ferreira contou ao g1 que estava entre os participantes que aguardavam para realizar a atividade e só não saltou antes porque se atrasou para chegar ao local. A jovem acabou entrando na frente dele na fila.
"Foi livramento. Era pra ser eu, porque era pra eu ter saído de casa hoje 6h pra ir pra lá. Porém, acabei me atrasando e saí 6h40. O salto meu, entre eu e essa mulher, era tipo de cinco a dez pessoas. Era o tempo que eu me atrasei. O tempo que ela passou na minha frente", disse.
LEIA TAMBÉM:
Mulher morre após ser jogada sem cordas durante salto de rope jump no interior de SP
Jovem fez post antes do acidente: 'Quem foi o doido que deixou eu vir pular de uma ponte?'
'Gente, a corda': vídeo registra reação após jovem ser lançada sem equipamento em rope jump
Prefeitura vai processar Governo Federal por omissão em ponte
Em um vídeo divulgado nas redes sociais é possível ver o momento em funcionários carregam a vítima até a plataforma. Eles a jogam e, instantes depois, é possível ouvir vozes exclamando: "a corda", "gente, a corda". Assista acima – as imagens são fortes.
Higor conta que foi ao lugar com uma amiga e que não conhecia a jovem. Ele contratou a empresa responsável pelos saltos após ver anúncios na internet.
"Foi por rede social, tudo eu vi, fizeram, o professor fez salto lá, falou que tem 4, 5 anos de experiência, trabalha lá, e nunca tinha acontecido nada", explicou.
'Esqueceram da corda'
Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, morta após ser lançada em rope jump sem corda
Reprodução/Instagram
O morador de Vinhedo (SP) afirmou que acompanhou outros saltos antes do acidente e que os equipamentos eram verificados normalmente. No entanto, o procedimento falhou na vez da jovem.
"Todos os rapazes verificaram se estava certo, só que o da mulher eles não verificaram. Foram três rapazes e os três ignoraram o fato dela ser lançada daquele jeito", disse.
De acordo com Higor, os clientes recebiam orientações de segurança. A jovem escolheu a modalidade em que o participante é impulsionado (empurrado) pelos instrutores da plataforma.
Desespero após a queda
Higor também relatou os momentos de desespero logo após o acidente. Familiares e pessoas que aguardavam para participar da atividade passaram mal ao presenciar a cena. Ele diz que um dos funcionários envolvidos no salto deixou o local antes da chegada das equipes de resgate.
"O rapaz, o segundo que tá atrás, que lança, ele coloca a mão na cabeça, levanta, pega as coisas dele e vai embora [...] O cara ainda saiu primeiro que a gente. Antes a polícia, bombeiro, ambulância chegarem", explicou.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Infográfico - Mulher morre ao ser jogada sem cordas em salto de rope jump
Arte/g1
Seis presos
Seis pessoas foram presas. De acordo com a PM, dois homens fugiram logo após o acidente e foram localizados posteriormente em uma região de mata com apoio do helicóptero Águia.
Os homens das imagens aparecem usando camisetas das empresas Entre Cordas e Ih Voei. O g1 entrou em contato com elas, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.
O advogado Rafael Gomes dos Santos, que representa os três presos por envolvimento no acidente, afirmou que o rope jumping não é regulamentado, mas também não é proibido. Segundo ele, eventos semelhantes já foram realizados na Ponte do Esqueleto sem intervenção do poder público.
O defensor informou ainda que a atividade deste sábado reunia cerca de 100 participantes e classificou o caso como uma "triste fatalidade", destacando que os envolvidos praticam o esporte há anos sem histórico de acidentes.
A investigação está sob responsabilidade do 2º Distrito Policial de Limeira.
Jovem de 21 anos morre após ser lançada sem corda de plataforma de rope jump em Limeira
Reprodução/Redes sociais
*Estagiária sob supervisão de Yasmin Castro.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba
Condição análoga à escravidão por 20 anos: casal de idosos teve que morar em paiol
Mantidos em condição análoga à escravidão por 20 anos em Guarapuava, na região central do Paraná, idosos não tinham água encanada e dependiam de terceiros para conseguir comida. Homem e mulher, de 84 e 66 anos, moravam em um paiol com estutura podre.
✅Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
O g1 apurou que o empregador é o produtor rural Elton Lange. A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, tentou entrevistá-lo pessoalmente, mas ele recusou e não se manifestou sobre a situação. Ele deve pagar R$ 70 mil às vítimas.
O caso veio à tona após o casal ser resgatado na quarta-feira (10) pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A equipe de auditores-fiscais do trabalho verificou que o casal improvisou três estruturas diferentes para viver, todas construídas em madeira: um paiol antigo foi adaptado como casa, um banheiro e um local com chuveiro.
No cômodo que seria o banheiro, a 20 metros de distância do paiol, as paredes eram abertas, com frestas, instalações elétricas improvisadas e abastecimento irregular de água.
Casa e banheiro ficavam em estruturas separadas
Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT)
Conforme os auditores, o alojamento improvisado pelo casal corria risco de desabamento, incêndio, com consequente asfixia e intoxicação.
"A residência apresentava sinais avançados de deterioração, com partes da estrutura apodrecidas, frestas nas paredes e risco de comprometimento da estabilidade da edificação. [...] Lenha e materiais combustíveis eram armazenados junto ao fogão a lenha, e havia instalação inadequada de botijão de gás no interior da residência."
Ainda de acordo com os auditores, a água utilizada para consumo e atividades domésticas era captada diretamente de nascentes e cursos d'água da propriedade. O casal relatou que realizava a fervura da água antes do consumo, sempre que possível.
Trabalho análogo à escravidão: entenda o que é, como reconhecer e como denunciar
Durante a fiscalização, foi constatado que o empregador não fornecia equipamentos de proteção ou outros insumos necessários para a execução das atividades desenvolvidas na propriedade. O casal corria riscos de picadas de animais peçonhentos e doenças do sistema respiratório, "em virtude da falta de condições de fechamento e vedação de paredes das edificações".
Alojamento estava com estrutura danificada, segundo fiscais
Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT)
"Além das condições degradantes, foi constatada a supressão de outros direitos trabalhistas, como a falta de registro, não concessão de férias anuais remuneradas, não pagamento de décimo terceiro salário, remuneração em valor abaixo do piso regional", afirmam os auditores.
Ainda de acordo com os representantes do MPT, no âmbito administrativo, 14 irregularidades foram identificadas. No âmbito criminal, o fazendeiro pode ser investigado pela Polícia Federal. No entanto, nesta quinta-feira (11), a corporação disse ao g1 que ainda não tinha sido notificada sobre a situação.
O resgate foi feito na localidade de Combrão, nas proximidades da PR-170. Os idosos foram encaminhados à casa de um filho, que cresceu no mesmo lugar com os pais e, depois, foi morar na cidade.
Alojamento estava com estrutura danificada, segundo fiscais
Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT)
LEIA TAMBÉM:
Outro caso: Idoso obrigado a trabalhar 24h é resgatado
'Ele me obriga a mandar, não responda': Mãe denuncia sequestro de filha e neta após troca de mensagem, no Paraná
Veja: Vídeo de cães soltos na rua por clínica leva à descoberta de série de irregularidades
Denúncias
Casos de trabalho análogo à escravidão podem ser denunciados de forma anônima e segura por meio do Sistema Ipê, disponível online.
Acesse neste link
A plataforma foi lançada pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e integra as ações permanentes da Auditoria-Fiscal do Trabalho no enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná
Mato Grosso vai sediar, entre os dias 15 e 19 de junho, a etapa Centro-Oeste da Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento. O evento reúne equipes de vários estados para avaliar o preparo de cães e condutores que atuam em operações de busca e salvamento.
Esta não será a primeira vez que o estado recebe uma atividade nacional voltada ao treinamento de cães de trabalho. Em 2022, Mato Grosso sediou, em Cáceres, o primeiro treinamento nacional de cães do Corpo de Bombeiros. A ação fez parte de uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública para padronizar as atividades de busca e resgate em todo o país.
Nesta edição, 20 equipes participarão da certificação, sendo 12 dos bombeiros. Também estarão presentes representantes dos Corpos de Bombeiros do Acre, Bahia, Ceará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O evento
Durante os cinco dias de programação, cães e condutores passarão por testes que simulam situações reais de busca e resgate. As provas incluem obediência, destreza, localização de pessoas vivas em áreas urbanas e rurais, busca por remanescentes mortais e identificação de odores específicos.
14 de junho- Congresso técnico no Shopping Goiabeiras, em Cuiabá;
15 de junho- Provas de obediência e habilidades serão realizadas no campo de futebol do Ipase, em Várzea Grande;
16 e 17 de junho- Avaliações de busca rural ocorrerão na Fazenda São José, na região do Trevo do Lagarto;
17 e 18 de junho- Provas de busca urbana serão realizadas na Rodovia Palmiro Paes de Barros, na região do Parque Atalaia, em Cuiabá;
19 de junho, às 10h- Cerimônia de encerramento na Praça das Bandeiras.
Além do desempenho dos cães, os avaliadores vão analisar a atuação dos condutores, incluindo a interpretação dos sinais dos animais, a tomada de decisões e a condução das operações em campo.
🐶 Cães farejadores de MT
O estado também acumula histórico de destaque na formação de cães de busca e resgate. O Corpo e Bombeiros atua com cães de busca desde 2012 e é considerado referência nacional na área.
As equipes da corporação já participaram de operações em grandes desastres, como os ocorridos em Brumadinho (MG), Petrópolis (RJ) e no Rio Grande do Sul.
2015: Cadela Sharon
Cadela Sharon, que conquistou a certificação internacional de cão de resgate após ser aprovada em provas realizadas em Santa Catarina.
Corpo de Bombeiros de Mato Grosso
A cadela conquistou a certificação internacional de cão de resgate após ser aprovada em provas realizadas em Santa Catarina.
Na época, ela se tornou a única cadela do estado com a certificação, obtida após avaliações em áreas urbanas e rurais, além de testes de obediência e destreza.
O certificado, reconhecido internacionalmente, habilitava o animal para atuar em operações de localização de vítimas em diferentes cenários de desastre.
2019: Brumadinho, em Minas Gerais.
Bombeiros de MT seguem para ajudar no resgate de desaparecidos da tragédia de Brumadinho
As equipes de cães de busca de Mato Grosso também ganharam destaque nacional em 2019, quando foram enviadas para auxiliar nas buscas por desaparecidos após o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais.
Atendendo a um pedido do Corpo de Bombeiros mineiro, a corporação mato-grossense deslocou quatro equipes especializadas, com militares e cães farejadores, para reforçar as operações de resgate em uma das maiores tragédias ambientais do país.
Um dos cães que ganhou destaque nas buscas foi Shogun. Ele atuou por 45 dias na área do desastre e ajudou a encontrar restos mortais em 16 pontos diferentes.
Anos depois de encerrar a carreira operacional, Shogun foi adotado por uma clínica veterinária em Campina Grande (PB), onde passou a atuar de forma simbólica como "recepcionista".
Shogun e seu tutor, major Edson Ferraz
Arquivo Pessoal/Edson Ferraz
2022: Cão Luke em Petropólis
O cão farejador Luke, de Sorriso, integrou a força-tarefa enviada por Mato Grosso para auxiliar nas buscas por vítimas e desaparecidos após os deslizamentos causados pelas fortes chuvas em Petrópolis (RJ).
Conhecido por atuar na localização de pessoas desaparecidas, o animal reforçou as operações ao lado de outras equipes especializadas de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar.
2023: Maya, Bela e Thayron no Rio Grande do Sul
Maya, Bela e Thayron são cachorros certificados pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil
Reprodução
Em 2023, os cães Maya, Bela e Thayron, foram enviados ao Rio Grande do Sul para auxiliar nas buscas por vítimas do ciclone extratropical que atingiu o estado.
Certificados para atuação em desastres, os animais reforçaram as operações de localização de desaparecidos.
Thayron já havia participado de missões em grandes tragédias nacionais, como os desastres de Brumadinho (MG), em 2019, e Petrópolis (RJ), em 2022.
Homem morre em batida entre fusca e ônibus de trabalhadores no Oeste
Vinicius Santana, de 31 anos, morreu em um acidente entre um carro e um ônibus de transporte de trabalhadores na madrugada deste sábado (13), na PR-239, entre Toledo e Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná.
Horas depois da colisão, os pais da vítima passaram pelo acidente a caminho de uma consulta médica. Ao reconhecer o veículo, eles descobriam que o filho havia morrido.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a batida aconteceu por volta das 2h13, no km 592 da rodovia. O carro e o ônibus bateram de frente. O motorista do carro ficou preso às ferragens e morreu ainda no local.
✅ Siga o g1 Foz do Iguaçu no WhatsApp
De acordo com a polícia, o ônibus seguia no sentido Tupãssi–Assis Chateaubriand quando houve a colisão com o veículo, que trafegava na direção contrária. As circunstâncias do acidente serão investigadas.
Vinicius tocava violão em missas na cidade
Arquivo pessoal
Por volta das 5h30, os pais de Vinícius seguiam para Toledo, onde a mãe tinha uma consulta médica agendada, quando avistaram a movimentação provocada pelo acidente na rodovia.
Segundo primo, Alan Mazocato, o pai de Vinicius percebeu que um dos veículos envolvidos era um fusca, carro que a família tem, e decidiu parar para verificar o que havia acontecido. Ao se aproximar, reconheceu a placa do automóvel e recebeu a nóticia de que o filho estava morto.
Vinicius morava em Assis Chateaubriand, trabalhava como mecânico e era conhecido pela simplicidade e pelo carinho com as pessoas, disse Alan.
De acordo com o primo, ele também tocava violão em celebrações de missas e na noite deste sábado (13) tocaria em uma cerimônia.
Carro da vítim ficou destruído após acidente
Polícia Rodoviária Estadual
Leia também:
Paranaense na guerra: soldado relata rotina de 20 dias em bunker na guerra da Ucrânia
Cataratas do Iguaçu: Turista que pulou para pegar celular pode ser multado e proibido de voltar ao parque
Desabafo: Após ofensas à filha, mãe de advogada que salvou família em incêndio desabafa
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Defesa Civil e da Polícia Científica atenderam a ocorrência. Foi necessário o trabalho de desencarceramento para retirar o corpo da vítima do veículo.
O ônibus transportava trabalhadores. Três passageiros sofreram ferimentos leves e receberam atendimento médico. O motorista do coletivo não se feriu.
Em nota, a empresa responsável pelo ônibus informou que o carro invadiu a pista contrária antes da colisão. A empresa afirmou ainda que os passageiros feridos estão recebendo assistência e manifestou solidariedade à família do motorista que morreu no acidente.
Caarro da vítima bateu contra ônibus
Polícia Rodoviária Estadual
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Oeste e Sudoeste.
MP-BA aciona Justiça para garantir terapias multidisciplinares a crianças com autismo em cidade da Bahia
Reprodução/TV Globo
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) propôs uma ação civil pública para que o município de Cícero Dantas, cidade a 319 km de Salvador, regularize a amplie a oferta de terapias multidisciplinares destinadas a crianças que necessitam de acompanhamento médico especializado, principalmente aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A medida foi formalizada na última segunda-feira (8), mas o órgão divulgou na sexta (12).
De acordo com Ariel José Guimarães Nascimento, promotor que articulou o requerimento, foram identificadas falhas estruturais na prestação dos serviços no sistema público de saúde da cidade. Como exemplo, ele mencionou registros frequentes de ausência de profissionais ou insuficiência na disponibilidade de atendimentos essenciais.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Entre os principais problemas constatados, segundo o promotor, estão a falta de profissionais de fonoaudiologia e terapia ocupacional, e a oferta escassa de fisioterapia e acompanhamento psicológico.
Agora no g1
Ainda de acordo com ele, essas ausências impactam diretamente no desenvolvimento cognitivo, motor, comunicativo e social das crianças com TEA. "A interrupção ou a insuficiência das terapias pode provocar agravamento dos quadros clínicos e até regressão de habilidades já adquiridas", destacou.
O promotor complementou afirmando que o acesso a esses tratamentos especializados integra o direito fundamental à saúde e está previsto na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, além de ser garantido pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência.
LEIA TAMBÉM:
Seis das 10 cidades mais violentas do Brasil ficam na Bahia, diz estudo
Adolescente denuncia estupro dentro de estação de metrô em Salvador
Homem investigado por matar e ocultar cadáver do irmão é preso suspeito de ameaçar testemunhas
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Caminhão atingiu traseira da carreta no Distrito Industrial
Divulgação
Um homem de 31 anos morreu e outro ficou ferido em um acidente envolvendo um caminhão e uma carreta no Distrito Industrial de Montes Claros, na madrugada deste sábado (13).
Segundo a MCTrans, o caminhão em que as vítimas estavam bateu na traseira da carreta que estava estacionada na Avenida das Indústrias. Com o impacto, o ajudante, de 31 anos, ficou preso às ferragens e morreu no local.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
O motorista do caminhão, de 33 anos, foi socorrido pelo Samu com um ferimento na face, suspeita de fratura em um dos pés e escoriações. Após receber os primeiros atendimentos, ele foi encaminhado para a Santa Casa.
Ainda de acordo com a MCTrans, chovia no momento do acidente, e o caminhçao retornava para Montes Claros após realizar entregas de vidros na região quando ocorreu a colisão.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O trânsito na avenida ficou interditado até o início da tarde. A perícia da Polícia Civil esteve no local e, após os trabalhos de praxe, liberou o corpo da vítima para o IML.
LEIA TAMBÉM
Policial penal morre em tombamento de veículo do sistema prisional na MGC-367
Caminhão carregado com soja tomba e interdita trânsito na Serra de Israel em Unaí
Motorista perde controle da direção após passar por óleo na pista e capota caminhonete na BR-251
Motociclista morre após bater de frente com caminhão e ser arremessado para ribanceira na BR-365
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Baixada Santista terá frente fria com chuvas.
Vanessa Rodrigues/A Tribuna
A Baixada Santista, no litoral de São Paulo, deve registrar chuvas isoladas na tarde deste sábado (13), segundo a previsão meteorológica. O cenário antecede a chegada de uma frente fria que pode provocar queda nas temperaturas e aumentar o volume de chuva na região entre domingo (14) e segunda-feira (15).
Segundo o Climatempo, neste sábado, data da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, a previsão de chuva está em 47%, com maior probabilidade nos períodos da tarde e da noite, incluindo o horário da partida contra o Marrocos, às 19h.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima pode chegar a 13°C ainda neste sábado.
Frente fria e chuvas
No domingo, a probabilidade de chuva é de 70%, com volumes previstos entre 5 e 15 milímetros e maior chance de pancadas nos períodos da tarde e da noite. Segundo o Inmet, as temperaturas devem variar entre 24°C (máxima) e 14°C (mínima).
O pico das chuvas e da frente fria deve acontecer na segunda-feira. A temperatura mínima tem previsão de queda para 13°C, enquanto a máxima sofrerá uma diminuição ainda mais brusca, atingindo 18°C. As pancadas de chuva e trovoadas podem ocorrer durante todo o dia, com probabilidade de até 90%.
Agora no g1
Maré e orientações
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que a região segue em estado de observação para as condições marítimas. O município acrescentou que, de acordo com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), há previsão de picos de maré elevada.
Por meio da prefeitura, a Defesa Civil orientou a população sobre medidas de proteção em casos de fortes chuvas, alagamentos e outras ocorrências.
As recomendações incluem não entrar em áreas alagadas, buscar abrigo durante tempestades e evitar atravessar pontos de alagamento com veículos.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
A polícia identificou ele como responsável pela morte de Israel Gomes Máximo
Dicom SSP-TO/Divulgação
Um adolescente de 16 anos foi apreendido por suspeita de envolvimento em um homicídio e uma tentativa de homicídio em Miracema do Tocantins, na região central do estado. A internação foi cumprida nesta sexta-feira (12).
Segundo a Polícia Civil, ele seria usado por uma organização criminosa para executar integrantes e pessoas ligadas a grupos rivais, aproveitando-se do fato de ser menor de idade.
A polícia identificou ele como responsável pela morte de Israel Gomes Máximo, em março deste ano. O adolescente teria gravado vídeos logo após o crime, fazendo apologia à organização criminosa.
O nome da adolescente não foi divulgado, por isso o g1 não conseguiu entrar em contato com a defesa e os responsáveis dela.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Agora no g1
LEIA MAIS
Entenda caso em que desembargador apontou uso de IA após advogado apresentar ‘jurisprudência inexistente
Da terceirização às prisões: veja a cronologia da investigação envolvendo as UPAs de Palmas
Motorista que recebeu R$ 131 milhões por engano chegou a ter conta classificada como 'VIP' em 2023; caso segue na Justiça
O adolescente chegou a ser internado por ordem judicial em março, mas foi solto no final do mês de maio. Agora no mês de junho, ele teria participado de uma tentativa de homicídio que tinha como alvo uma adolescente em Miracema.
Um novo pedido de internação foi aberto pela polícia, aprovado pela Justiça e cumprido. O adolescente foi encaminhado para uma unidade socioeducativa de Palmas, e permanece à disposição da Justiça.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Aprenda a preparar um delicioso torresmo de rolo
José Ferreira Filho
O quadro “Hora do Rancho” traz mais uma receita prática e cheia de sabor para o fim de semana. O repórter Giuliano Tamura e o convidado Ricardo Camargo ensinam o preparo de um clássico da culinária brasileira: o torresmo de rolo.
📱 Receba conteúdos do Terra da Gente também no WhatsApp
E não para por aí. A dupla também mostra três formas diferentes de servir esse prato irresistível.
Veja mais notícias do Terra da Gente, no g1:
ANTA – O FILME: Documentário retrata 30 anos de luta pela conservação da espécie
MICO-LEÃO-DE-CARA-DOURADA: Novo centro de reabilitação tenta salvar primata que perdeu quase 60% da população
DESTAQUE: Conheça as cavernas e os registros dos primeiros povos de Arcos (MG)
Ingredientes:
Barriga suína (de preferência, com formato mais quadrado e mais magra, com menor teor de gordura e maior quantidade de carne);
Óleo.
Temperos:
Sal;
Pimenta-do-reino;
Tempero baiano;
Alecrim;
Açafrão;
Colorau.
Modo de Preparo:
Comece retirando o excesso de gordura da barriga suína. Em seguida, faça alguns cortes na parte interna da peça para facilitar a absorção dos temperos. Depois, tempere bem até que toda a carne esteja coberta;
O próximo passo é enrolar a barriga suína para dar o formato característico do torresmo de rolo. Amarre a peça com barbante, mantendo um espaçamento de aproximadamente dois dedos entre cada volta;
Após esse processo, corte o rolo ao meio e leve as duas partes ao forno preaquecido a 200°C por cerca de três horas;
Ao retirar do forno, corte a peça em porções de aproximadamente quatro dedos de largura;
Em uma panela, aqueça bem o óleo e frite os pedaços do torresmo de rolo. Quando a pele começar a pururucar e ficar bem crocante, está pronto para servir;
A receita pode ser apresentada de três maneiras diferentes. A primeira é a mais tradicional, finalizada com lemon pepper. A segunda leva geleia de morango com pimenta, patê, chimichurri e pimenta-biquinho. Já a terceira é servida com requeijão cremoso gratinado com maçarico.
Além disso, parte da carne pode ser cortada em fatias mais finas para preparar o chamado “pirulito de rolo”. Nesse caso, basta espetar um palito na ponta de cada fatia e fervê-las antes do preparo final.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
A Copa na Minha Casa: SE1 mostra torcida na casa dos telespectadores sergipanos
Uma família sergipana se organizou com a vizinhança para torcer na estreia do Brasil pela Copa do Mundo, neste sábado (13), no bairro América, em Aracaju, em clima junino. Eles se mobilizaram para deixar a travessa Porto Alegre e a casa da família com decorações de São João em verde e amarelo.
Chapéus de palha pendurados enfeitam o local, junto com o tecido de chita das cores do Brasil. Na rua, as fitas foram penduradas entre os postes e até o asfalto da rua foi pintado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
🎉 Acesse a página do g1 com todas as informações do São João em SE
“Todo mundo já ajudou, participou, deu sua contribuição, se uniu… cada um traz um pouquinho de cada coisa e dá tudo certo”, disse Glória Maria, uma das netas da família.
Além da decoração, a família também preparou diversas comidas regionais como amendoim cozido, galinha de capoeira, vaca atolada, e o tradicional pãozinho abençoado de Santo Antônio. E os pratos e copos: verdes, amarelos e azuis.
Família foi entrevistada por uma equipe de reportagem da TV Sergipe.
Glória Maria Bonfim/Arquivo pessoal
Dentro e fora da casa, fotos dos integrantes da família montados como figurinhas de álbum da Copa formam um painel decorativo. E ainda na parte externa, embaixo de uma tenda, um trio pé-de-serra anima a torcida.
“É criança trocando figurinha, adulto pintando o chão da rua, as pessoas na cozinha preparando os tira gostos, o almoço… uma tradição da família Bonfim deixada pelos nossos avós que a gente vai mantendo”, disse Carla Bonfim, outra integrante da família.
Família sergipana curte a Copa do Mundo em clima junino
Glória Maria Bonfim/Arquivo pessoal
Copa do Mundo
A Seleção Brasileira de Carlo Ancelotti faz sua estreia na Copa do Mundo 2026 neste sábado, 13 de junho, diante do Marrocos, pela primeira rodada da competição disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. O duelo entre Brasil e Marrocos está marcado para às 19h (de Brasília), no Estádio MetLife, em New Jersey-Nova York (EUA).
Simulador da Copa do Mundo 2026
RESULTADOS: confira tabela da Copa do Mundo
O presidente Donald Trump em evento de 11 de junho de 2026, em Washington
Photo/Jacquelyn Martin
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, envolveu-se em uma polêmica (desta vez, esportiva) neste sábado (13), em discurso na Casa Branca.
Em uma jogada ousada, ele entrou em uma antiga discussão linguística ao afirmar que o futebol disputado na Copa do Mundo deveria ser chamado, em inglês, de "football", e não de "soccer". Consequentemente, a modalidade da liga NFL, que é conhecida pelos americanos como "football", precisaria receber outro nome.
"[A modalidade da Copa] deveria ser chamada de football. Não há nenhuma dúvida sobre isso. Temos que inventar outro nome para essa coisa da NFL", afirmou Trump.
Em resumo:
No Brasil e em quase todo o mundo, o esporte de Neymar e Vini Jr. é o futebol. E o da NFL, em que jogadores usam as mãos, é futebol americano.
Nos Estados Unidos, a Copa do Mundo seria um torneio de soccer. E aquele do Super Bowl, de football.
Trump sugeriu que, com uma mudança linguística, "football" seja o nome usado pelos americanos para se referir ao esporte disputado com os pés.
A declaração foi dada em meio ao entusiasmo dos Estados Unidos em ser uma das sedes do torneio mundial em 2026. Nesta sexta-feira (12), o elenco norte-americano teve um desempenho de destaque em campo, ao vencer o Paraguai por 4x1.
LEIA TAMBÉM: Por que nos EUA o futebol se chama 'soccer' e qual a origem da palavra (que não foi criada pelos americanos)
Agora no g1
31ª Caminhada da Fraternidade com o tema "Amor de Verdade, com as bênçãos de Sto. Antônio"
a Caminhada da Fraternidade 2026, com o tema “Amor de verdade, com as bênçãos de Santo Antônio”, acontece neste sábado (13), em Teresina. O evento foi iniciado às 16h, na Igreja São Benedito, no Centro da capital, com celebração do arcebispo Dom Juarez Marques.
Realizada pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), a caminhada chega à 31ª edição e tem como foco ações de partilha e solidariedade. Os fieis percorrerão trechos da Avenida Frei Serafim até chegarem ao destino, o Parque Potycabana.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
31ª Caminhada da Fraternidade em Teresina
Alef Leão
Segundo a ASA, o tema busca resgatar a essência da doação. O vigário episcopal e idealizador da caminhada, padre Tony Batista, afirmou que esta edição propõe retomar o verdadeiro sentido da palavra “amor”.
“Nós estamos numa sociedade onde tudo é descartável. Não tem mais aquele sentido que é verdadeiramente do amor. O amor é doação, amor é promover um outro, amor é uma decisão. Então, tomamos a Santo Antônio como esse mote, que é um exemplo de amor, de entrega a Deus e ao próximo”, explica.
A edição contou com a venda de camisetas nas cores marrom, branca, vermelha, amarela e azul. O dinheiro arrecadado será destinado à cerca de oito projetos que beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade.
31ª Caminhada da Fraternidade em Teresina
Isabela Leal / TV Clube
Em clima de Copa do Mundo
Segundo a Arquidiocese, a Caminhada deste ano também celebrará a união nacional promovida pela Copa do Mundo. O evento acontecerá no mesmo dia do jogo do Brasil contra o Marrocos.
Os coordenadores da Caminhada, Virgolino Neto e Ana Benedita, informaram que, após o percurso, um telão será instalado para a transmissão do jogo na arena montada na Potycabana.
“Nós estamos também imbuídos do espírito da Copa, pois o Brasil joga neste dia. Após a missa, nós faremos o percurso com as bênçãos de Santo Antônio, todos se preparando nesse esquenta para o encerramento na Arena da Caminhada da Fraternidade, que será montada na Potycabana”, explica Ana Benedita.
À TV Clube, o coordenador informou que, por causa do jogo, não haverá show de encerramento da caminhada.
“Teremos a banda Melhor de Três durante o trajeto e a animação final antes do jogo”, afirmou.
31ª Caminhada da Fraternidade em Teresina
Alef Leão
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube